Três rodadas depois do pontapé de saída na fase de grupos da Liga Europa 2018/19, tem seis times que somaram todos seus jogos por vitórias. A ronda dos 32 está a um pequeno passo para os emblemas em causa.
Grupo A
Noite histórica no estádio Letzigrund, em Zurique. O time local se converteu no primeiro time suíço a conseguir triunfar nas primeiras três rodadas de uma prova da UEFA e assumiu a liderança do grupo A de forma isolada. Depois das vitórias diante de AEK Larnaca (0-1) e Ludogorets Razgrad (1-0), o FC Zurich bateu o Bayer Leverkusen dos brasileiros Wendell e Paulinho por três a dois, isso em um desafio cheio de emoções fortes: os suíços entraram a ganhar, permitiram que o Bayer conseguisse a “virada” (1-2) mas ainda foram a tempo de vencer por três a dois graças a um gol de Stephen Odey a 12 minutos do apito final. No topo da chave com mais oito pontos que Ludogorets Razgrad e AEK Larnaca, o Zurich tem pé e meio na próxima fase e o acesso poderá ficar matematicamente confirmada já na próxima ronda.
Grupo B
No grupo dos “Red Bulls”, domina o de Salzburgo. O time austríaco que ficou novamente “às portas” da Liga dos Campeões – caiu no “play-off” ante o histórico Estrela Vermelha – venceu seus três primeiros desafios nessa fase de grupos. Após o triunfo na Alemanha diante do homólogo de Leipzig (2-3) e do triunfo na receção ao Celtic de Glasgow (3-1), o Salzburg jogou pela segunda rodada consecutiva no seu território e agudizou a situação dos noruegueses do Rosenborg (3-0), time que ainda não sabe o que é pontuar nessa Liga Europa.
Grupo D
O campeão croata Dínamo Zagreb também falhou o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, mas vem brilhando em uma chave que reúne Fenerbahçe, Anderlecht e Spartak Trnava. O Dínamo iniciou seu percurso com uma vitória no Maksimir ante o Fenerbahçe por quatro a um, de seguida foi vencer o Anderlecht à Bélgica por dois a zero e nessa terceira rodada triunfou na Eslováquia diante do Spartak Trnava, time que foi um dos grandes destaques da fase preliminar da Liga dos Campeões. Com cinco pontos de vantagem em relação ao segundo colocado Fenerbahçe, seis a mais que o terceiro Trnava e dois jogos por disputar no seu próprio terreno, custa a crer que o Dínamo não avançará e com estatuto de líder da chave.
Grupo E
O Arsenal é um dos times com maior número de presenças em fases finais da Liga dos Campeões nas últimas duas décadas, mas tanto na temporada passada quanto na atual, os “Gunners” não conseguiram se apurar para a prova máxima do futebol europeu. Terminada a (longa) era de Arséne Wenger no comando da equipa britânica, Unai Emery assumiu as rédeas do Arsenal e, até ver, as coisas têm corrido bem no Emirates. O Arsenal lidera o grupo E e o triunfo em Portugal, diante do Sporting, foi o 11º de forma consecutiva para os londrinos.
Grupo H
A presença de Eintracht Frankfurt, Lazio e Marselha no mesmo grupo suscitava grandes expetativas pelo nível competitivo de três times interessantes que disputam as chamadas “top 5”. O Eintracht Frankfurt atravessa uma grande fase e após os triunfos no Velódrome frente ao Marselha (1-2) e da goleada imposta à Lazio (4-1), o time alemão alcançou o quinto triunfo consecutivo ao derrotar a equipe cipriota do Apollon Limassol (2-0) na noite dessa quinta-feira. Os oito pontos de avançado em relação ao terceiro posto do grupo permitem começar a pensar desde já na ronda dos 32.
Grupo L
Tal e qual como os rivais e compatriotas do Arsenal, o Chelsea não tem dado chances à concorrência nessa fase de grupos da Liga Europa. O time mandado por Maurizio Sarri somou a terceira vitória na prova com uma vitória por três a uma diante do BATE Borisov, três gols da autoria de Loftus-Cheek. Sarri mexeu em algumas peças do time, mas o brasileiro Willian manteve a titularidade, assumiu Loftus-Cheek no dois a zero e abandonou o gramado aos 12 do segundo tempo.
A fase de grupos da Liga Europa retorna à ação no próxima dia 8 de novembro com a realização da quarta rodada.
Boas apostas!