Um dos principais nomes do setor ofensivo do Bayern de Munique está garantido pelo menos até meados de 2021. O clube bávaro anunciou na última terça-feira (13) a renovação de contrato de um dos principais jogadores do seu ataque, o atacante polonês Robert Lewandowski, de 28 anos.

Rummenigge ao lado de Lewandowski na assinatura na renovação.

Rummenigge ao lado de Lewandowski na assinatura na renovação.

O anúncio foi feito na tarde da última terça-feira pelo Twitter oficial do Bayern, onde foi publicada uma foto com Lewandwski e Karl-Heinz Rummenigge, diretor executivo do Bayern, confirmando que o atacante assinou um novo contrato com validade até 31 de julho de 2021. “Eu estou feliz que o Robert (Lewandowski), um dos melhores atacantes do mundo, tenha se comprometido com o clube em um contrato de longa duração”, afirmou Rummeniggee ao canal oficial do clube alemão. O polonês já tinha estendido seu vínculo com a equipe bávara no início de 2016, assinando um contrato até meados de 2019, porém, com o assédio de grandes clubes europeus sobre o jogador, como Real Madrid, o Bayern de Munique decidiu estender mais ainda o contrato do polonês, assegurando o jogador por mais cinco temporadas. Em entrevista ao canal oficial do clube alemão, Lewandowski se mostrou feliz com a renovação e afirmou que o clube ainda tem objetivos a serem atingidos. “Estou muito feliz e satisfeito. Me sinto bem no Bayern de Munique. Pensando que ainda temos grande objetivos e vamos trabalhar duro por isso no futuro”, afirmou o jogador.

Chegando ao Bayern de Munique de graça em junho de 2014, o atacante Robert Lewandowski só vem dando alegria à torcida bávara, ajudando a equipe na conquista de muitos títulos nas últimas temporadas. Além de conquistar o Campeonato Alemão na última temporada, o polonês Lewandowski foi também o artilheiro da competição com 30 gols marcados em 34 partidas disputadas pela competição. Já na atual temporada, o jogador é o terceiro artilheiro, marcando 11 gols em 14 partidas, atrás apenas de Aubameyang que tem 15 gols marcados no Campeonato Alemão.

Começo em clubes poloneses

Robert Lewandowski jogando pelo Lech Poznán.

Robert Lewandowski jogando pelo Lech Poznán.

O atacante Robert Lewandowski iniciou sua carreira atuando por clubes poloneses, como o Delta Varsóvia, time da quarta divisão que poucas chances deu para o jogador na época, e o Legia Warszawa, onde depois de recuperar-se de uma lesão, Lewandowski acabou sendo dispensado sem conseguir jogar muito. Depois, o jogador foi para o pequeno Znicz Pruszków, clube que na época estava na terceira divisão e onde o atacante marcou quinze gols nas primeiras trinta partidas disputadas pela equipe, sendo o artilheiro da competição nacional e ajudou sua equipe a conseguir o acesso para a segunda divisão do futebol polonês. Na temporada seguinte, Lewandowski marcou 21 gols em 32 partidas, sendo o artilheiro da segunda divisão polonesa e eleito o jogador revelação daquele ano na Polônia.

Depois dos bons resultados conquistados da terceira e segunda divisão do futebol polonês, Lewandowski despertou o interesse de equipes da elite do futebol nacional, sendo contratado pelo Lech Poznán em 2008, por 1,5 milhões de zloty, moeda polonesa, o equivalente a € 300 mil ou R$ 1,06 milhões. Logo na sua primeira temporada no novo clube, o atacante marcou vinte gols, sendo catorze deles pelo Campeonato Polonês, além de ter disputado pela primeira vez competições europeias (Liga Europa) e ter marcado o gol mais bonito da temporada. Na temporada seguinte, anotou 21 gols na temporada, sendo dezoito deles no Campeonato Polonês. Na temporada seguinte, a última do jogador no futebol polonês, Lewandowski foi o artilheiro do Campeonato Polonês, marcando 18 gols e sendo campeão da competição.

Chegada ao futebol alemão

Lewandowski jogando pelo Bayern de Munique.

Lewandowski jogando pelo Bayern de Munique.

Depois do título pelo Lech Poznán, Robert Lewandowski foi cogitado por alguns grandes clubes europeus, sendo contratado pelo Borussia Dortmund, assinando um contrato de quatro temporadas em junho de 2010. No início, encontrou dificuldades para conseguir um lugar no elenco titular, porém, com a saída do atacante Lucas Barrios, finalmente conseguiu sua titularidade e rapidamente tornou-se o destaque da equipe alemã. A partida em que mais ganhou destaque pelo Borussia Dortmund foi nas semifinais da Liga dos Campeões de 2012/13, quando marcou os quatro gols da vitória alemã sobre o Real Madrid na partida de volta, sendo assim o primeiro jogador a fazer isso nesta fase da competição. Pela equipe de Dortmund, Lewandowski conquistou o Campeonato Alemão de 2010/11 e 2011/12, a Copa da Alemanha de 2011/12 e a Supercopa da Alemanha de 2013.

Em janeiro de 2014, o atacante assinou contrato com o principal rival do Borussia, o Bayern de Munique, onde vem conseguindo ótimo resultados, entrando até no Livros Guinness dos Recordes por quatro marcas, sendo o mais rápido marcador de três gols, mais rápido marcador de quatro gols, mais rápido marcador de cinco gols e maior marcador de gols vindo do banco de reservas, todos recordes atingidos na vitória por 5×1 contra o Wolfsburg. Tratando-se de títulos, o polonês já conquistou duas vezes o Campeonato Alemão (2014/15 e 2015/16), uma vez a Copa da Alemanha (2015/16) e uma vez a Supercopa da Alemanha (2016).

Boas Apostas!