A seleção espanhola foi campeã mundial em 2010 e foi para a Copa do Mundo de 2014 como uma das favoritas, porém, não conseguiu repetir o mesmo desempenho e acabou sendo eliminado ainda na fase de grupos da competição. Já pela Eurocopa a Espanha conquistou a competição em 2008 e também foi como favorita, conseguindo repetir o desempenho e sendo campeã novamente em 2012. Porém, para a Eurocopa de 2016, que será disputada entre os dias 10 de junho e 10 de julho na França, a seleção espanhola tem um grande problema, não poderá contar com um dos melhores jogadores espanhóis da atualidade, o lateral-direito Daniel Carvajal. O jogador espanhol se machucou durante a grande final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Atlético de Madrid no sábado (28).

Carvajal saindo de campo chorando na final da Liga dos Campeões.

Carvajal saindo de campo chorando na final da Liga dos Campeões.

Logo no início do segundo tempo, Carvajal sentiu uma lesão na perna direita e saiu da partida chorando e foi substituído pelo brasileiro Danilo quando a partida ainda estava 1×0 para o Real Madrid, no fim a equipe comandada por Zidane conquistou nos pênaltis sua 11ª taça da Liga dos Campeões. Na última segunda-feira (30) o lateral-direito foi submetido a alguns exames, os quais confirmaram uma “lesão de grau 2 no músculo iliopsoas” (músculo que fica entre a perna e a região do quadril).

O previsto era que o jogador encontrasse a seleção espanhola já no próximo sábado (04/06), porém, agora que está machucado Carvajal terá de ficar ao menos três semanas afastado dos gramados. Por causa disso, o treinador da seleção espanhola, Vicente del Bosque, decidiu deixar no elenco espanhol o lateral Héctor Bellerín, que atualmente está no Arsenal e que com um bom desempenho na última temporada tornou-se titular no time inglês. Além de Bellerín, o técnico da Espanha poderá escolher o lateral-direito César Azpilicueta do Chelsea para jogar no lugar de Carvajal. A seleção espanhola fará sua estreia no Grupo D da Eurocopa no dia 13 de junho às 11hrs (horário de Brasília) contra a República Tcheca no Stadium Toulouse. Depois enfrentará a Turquia no dia 17 de junho às 17hrs (horário de Brasília) no Estádio Allianz Riviera. E por fim jogará contra a Croácia no dia 21 de junho às 17hrs (horário de Brasília) no Estádio Stade Bordeaux-Atlantique.

Carreira de Daniel Carvajal

Daniel Carvajal atuando pela seleção espanhola.

Daniel Carvajal atuando pela seleção espanhola.

Daniel Carvajal Ramos nasceu no dia 11 de janeiro de 1992 na cidade Leganés, Espanha. O jogador começou sua carreira como jogador de futebol na base do Real Madrid em 2002 até 2012 e em julho de 2012 assinou contrato com o clube alemão Bayer Leverkusen por € 5 milhões. Nessa época foi eleito o terceiro melhor lateral-direito do Campeonato Alemão na temporada 2012/13. Em junho de 2013, Carvajal voltou ao Real Madrid por € 6,5 milhões e um pouco depois, em maio de 2014, pôde participar da final da Liga dos Campeões de 2013/14, a qual foi vencida pelo Real Madrid por 4×1 sobre o Atlético de Madrid. Na sequência, Carvajal ainda ajudou o Real a ser campeão da Supercopa Europeia com uma vitória por 2×0 sobre o Sevilla e do Mundial de Clubes com uma vitória de 2×0 sobre o clube argentino San Lorenzo. Com o contrato renovado para até 2020, Carvajal já conquistou duas vezes a Liga dos Campeões (2013/14, 2015/16), uma vez a Supercopa Europeia (2014), um Mundial de Clubes (2014) e uma Copa do Rei (2013/14).

Tratando-se da seleção espanhola, Carvajal atuou pela Espanha já nas seleções sub-19 e sub-21. O atleta chegou a aparecer na lista de 30 pré-convocados para a Copa do Mundo de 2014 do técnico Vicente Del Bosque, porém, acabou sendo dispensado e não foi para a Copa do Mundo. O lateral-direito foi convocado pela primeira vez no dia 29 de agosto de 2014 e fez sua estreia pela seleção principal espanhola no dia 4 de setembro de 2014 em um amistoso contra a França, partida a qual terminou com a vitória por 1×0 da seleção francesa. Caso pudesse disputar a Eurocopa deste ano, Carvajal estaria em busca do seu primeiro título como profissional pela Espanha, sendo que já conquistou o Campeonato Europeu duas vezes, um com a seleção sub-19 em 2011 e outra com a seleção sub-21 em 2013.

Boas Apostas!