A seleção espanhola foi campeã mundial em 2010 e foi para a Copa do Mundo de 2014 como uma das favoritas, porém, não conseguiu repetir o mesmo desempenho e acabou sendo eliminado ainda na fase de grupos da competição. Já pela Eurocopa a Espanha conquistou a competição em 2008 e também foi como favorita, conseguindo repetir o desempenho e sendo campeã novamente em 2012. Porém, para a Eurocopa de 2016, que será disputada entre os dias 10 de junho e 10 de julho na França, a seleção espanhola tem um grande problema, não poderá contar com um dos melhores jogadores espanhóis da atualidade, o lateral-direito Daniel Carvajal. O jogador espanhol se machucou durante a grande final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Atlético de Madrid no sábado (28).
Carvajal saindo de campo chorando na final da Liga dos Campeões.
Logo no início do segundo tempo, Carvajal sentiu uma lesão na perna direita e saiu da partida chorando e foi substituído pelo brasileiro Danilo quando a partida ainda estava 1×0 para o Real Madrid, no fim a equipe comandada por Zidane conquistou nos pênaltis sua 11ª taça da Liga dos Campeões. Na última segunda-feira (30) o lateral-direito foi submetido a alguns exames, os quais confirmaram uma “lesão de grau 2 no músculo iliopsoas” (músculo que fica entre a perna e a região do quadril).
O previsto era que o jogador encontrasse a seleção espanhola já no próximo sábado (04/06), porém, agora que está machucado Carvajal terá de ficar ao menos três semanas afastado dos gramados. Por causa disso, o treinador da seleção espanhola, Vicente del Bosque, decidiu deixar no elenco espanhol o lateral Héctor Bellerín, que atualmente está no Arsenal e que com um bom desempenho na última temporada tornou-se titular no time inglês. Além de Bellerín, o técnico da Espanha poderá escolher o lateral-direito César Azpilicueta do Chelsea para jogar no lugar de Carvajal. A seleção espanhola fará sua estreia no Grupo D da Eurocopa no dia 13 de junho às 11hrs (horário de Brasília) contra a República Tcheca no Stadium Toulouse. Depois enfrentará a Turquia no dia 17 de junho às 17hrs (horário de Brasília) no Estádio Allianz Riviera. E por fim jogará contra a Croácia no dia 21 de junho às 17hrs (horário de Brasília) no Estádio Stade Bordeaux-Atlantique.
Carreira de Daniel Carvajal
Daniel Carvajal atuando pela seleção espanhola.
Daniel Carvajal Ramos nasceu no dia 11 de janeiro de 1992 na cidade Leganés, Espanha. O jogador começou sua carreira como jogador de futebol na base do Real Madrid em 2002 até 2012 e em julho de 2012 assinou contrato com o clube alemão Bayer Leverkusen por € 5 milhões. Nessa época foi eleito o terceiro melhor lateral-direito do Campeonato Alemão na temporada 2012/13. Em junho de 2013, Carvajal voltou ao Real Madrid por € 6,5 milhões e um pouco depois, em maio de 2014, pôde participar da final da Liga dos Campeões de 2013/14, a qual foi vencida pelo Real Madrid por 4×1 sobre o Atlético de Madrid. Na sequência, Carvajal ainda ajudou o Real a ser campeão da Supercopa Europeia com uma vitória por 2×0 sobre o Sevilla e do Mundial de Clubes com uma vitória de 2×0 sobre o clube argentino San Lorenzo. Com o contrato renovado para até 2020, Carvajal já conquistou duas vezes a Liga dos Campeões (2013/14, 2015/16), uma vez a Supercopa Europeia (2014), um Mundial de Clubes (2014) e uma Copa do Rei (2013/14).
Tratando-se da seleção espanhola, Carvajal atuou pela Espanha já nas seleções sub-19 e sub-21. O atleta chegou a aparecer na lista de 30 pré-convocados para a Copa do Mundo de 2014 do técnico Vicente Del Bosque, porém, acabou sendo dispensado e não foi para a Copa do Mundo. O lateral-direito foi convocado pela primeira vez no dia 29 de agosto de 2014 e fez sua estreia pela seleção principal espanhola no dia 4 de setembro de 2014 em um amistoso contra a França, partida a qual terminou com a vitória por 1×0 da seleção francesa. Caso pudesse disputar a Eurocopa deste ano, Carvajal estaria em busca do seu primeiro título como profissional pela Espanha, sendo que já conquistou o Campeonato Europeu duas vezes, um com a seleção sub-19 em 2011 e outra com a seleção sub-21 em 2013.
Boas Apostas!