Kobe Bryant anunciou, no final de 2015, sua aposentadoria ao termino da atual temporada. O jogador de 37 anos deixa o basquete após vitoriosa carreira, onde conquistou cinco campeonatos, foi selecionado 17 vezes para o jogo das estrelas (e é presença certa para 2016), duas medalhas de ouro nas Olimpíadas pela seleção norte americana, entre outros grandes feitos.

Início da Carreira

Kobe Bryant chega aos Lakers em 1996

Kobe Bryant chega aos Lakers em 1996

Kobe iniciou sua carreira na NBA após ser a décima terceira escolha do primeiro round do draft de 1996. O jogador foi selecionado pelo Charlotte Hornets, porém logo em seguida foi mandando para o Los Angeles Lakers via troca, iniciando uma das maiores trajetórias de sucesso da história da NBA. Bryant foi, até àquele momento, o jogador mais jovem a estrear no campeonato norte americano, com 18 anos e 2 meses de idade.

Em sua primeira temporada, o ala armador era reserva e jogou 15.5 minutos por jogo com uma média de 7.6 pontos. Em seu segundo ano como profissional, continuou na condição de reserva, porém aumentando em muito seus minutos em quadra (26 minutos por jogo) e sua média de pontuação (15.4 pontos por partida). Ainda muito jovem, já era visível sua extraordinária técnica e os fãs da NBA já começavam a perceber que estavam diante daquele que se tornaria um dos maiores jogadores da história do basquete.

As primeiras conquistas

Kobe Bryant tornou-se titular da equipe em sua terceira temporada, onde os Lakers foram eliminados no segundo round dos playoffs pelo time que seria o campeão de 1997/1998, o forte San Antonio Spurs. Porém a equipe de Los Angeles já demonstrava ter um excelente elenco e que seria questão de tempo para Kobe conquistar seu primeiro anel.

Kobe e Shaq: primeira conquista

Kobe e Shaq: primeira conquista

No campeonato de 1999/2000, os Lakers fizeram excelente temporada regular, onde conquistaram 67 vitórias e 15 derrotas. Comandados por Shaquille O´Neal (cestinha e MVP da temporada) e por Kobe Bryant, a equipe chegou aos playoffs com status de favoritos. A equipe chegou à final para enfrentar o ótimo time do Indiana Pacers após desbancar Sacramento Kings por 3 a 2, Phoenix Suns por 4 a 1 e Portland Trial Blazers por 4 a 3. Na decisão, a franquia da Califórnia bateu os Pacers por 4 partidas a 2 e assim o Black Mamba conquistava seu primeiro anel.  Nesta final, o jogador teve boas médias de 15.6 pontos e 4.2 assistências, ficando atrás apenas do brilhante pivô Shaquille O´Neal em pontuação.

Nas duas temporadas seguintes, mais dois títulos para Kobe. Em 1999-00, os Lakers bateram os 76ers na final, detalhe que o time perdeu apenas 1 partida em todo o playoff. Já em 2000-01, nova conquista. Kobe Bryant teve médias de 25 pontos e 5.5 por partida, se firmando como um dos grandes jogadores da NBA.

MVP e mais dois anéis

O craque posa com o troféu de MVP da temporada 2007/2008

O craque posa com o troféu de MVP da temporada 2007/2008

Após ser campeão por três temporadas consecutivas, Kobe não soube o que era vencer títulos por 6 campeonatos. Em 2007/2008, apesar de não conquistar o título da NBA, o jogador ganhou seu primeiro e único prêmio de MVP da temporada regular. O jogador teve um desempenho brilhante, com 28.3 pontos, 5.4 assistências e 6.3 assistências por partida, porém seu time viria a perder a final da competição para o seu maior rival Boston Celtics por 4 a 2.

Os Lakers ainda viriam a ganhar a NBA nas temporadas 2008/2009 e 2009/2010 ao triunfar sobre Orlando Magic e Boston Celtics respectivamente.  Nas duas finais em questão, o Black Mamba foi eleito o MVP da decisão com médias de 32.4 e 28.6 pontos.

Últimos anos

Em seus últimos anos na NBA, o ídolo dos Lakers sofreu com lesões que certamente contribuíram para que o jogador decidisse se aposentar ao final da atual temporada.

Na temporada 2013/2014, o jogador participou de apenas 6 partidas devido a lesões no tendão de Aquiles e no joelho. Após se recuperar, o jogador sofreu nova lesão em 2015, quando machucou o ombro e teve que se submeter a procedimento cirúrgico que lhe tirou da temporada, tendo jogado apenas 35 jogos de um total de 82 partidas. Após esta última lesão, muito se especulou sobre a aposentadoria do astro. Muitos duvidavam que o ala-armador poderia jogar em alto nível, já que o atleta começava a demonstrar que seu corpo já não era o mesmo com 37 anos de idade. Porém Kobe, como quem brinda os fãs de basquete com um último presente, resolveu jogar a atual temporada. Apesar de não apresentar a mesma forma de outrora, o jogador vem contribuindo com 17.6 pontos e 3.5 assistência por partida, liderando a equipe californiana em pontos marcados. Infelizmente para o craque, os Lakers tem uma equipe muito jovem, com pouca experiência e que vem fazendo um campeonato pífio, sendo o último colocado da Conferência Oeste com apenas 8 vitórias em 38 jogos. O fato de estar em uma equipe que não possui chance alguma de títulos atualmente é outro motivo que levaram Kobe a decidir se aposentar.

Um dos maiores de todos os tempos

Black Mamba em ação em sua última temporada

Black Mamba em ação em sua última temporada

Ao longo de seus 20 anos a frente dos Los Angeles Lakers, Bryant se firmou como um dos maiores jogadores da história e não é difícil entender o motivo. Confira alguns números do atleta:

  • 5 vezes campeão da NBA
  • 2 vezes MVP da final da NBA
  • MVP da temporada regular 2007/2008
  • 17 participações no All-Star Game
  • 4 vezes MVP do All-Star Game
  • 2 vezes cestinha da temporada
  • 1 vez campeão do campeonato de enterradas
  • 11 vezes escolhido para o time ideal da temporada

O jogador é, ainda, o terceiro maior pontuador da história da NBA, com mais de 33 mil pontos em temporada regular e 5640 pontos nos playoffs e o 27º de todos os tempos em assistências, com nada menos que 6229 passes para cestas.

A temporada 2015/2016 vem se aproximando da segunda metade e o fã de basquete tem pouco mais de 40 jogos para acompanhar os últimos passos de Kobe como atleta. A temporada ficará marcada para sempre como o último campeonato de um mito, idolatrado pelos torcedores dos Lakers e admirado por qualquer um que goste de basquete. É certo que todos ficarão um pouco órfãos quando Kobe fizer sua última partida no dia 13 de abril de 2016.

Boas Apostas!