Uruguai – Venezuela (Copa do Mundo 2026)
Uruguai e Venezuela medem forças, em mais uma rodada de qualificação para o campeonato do mundo de 2026. As duas seleções estão separadas, apenas, por 3 pontos. Os uruguaios estão a realizar uma fase de apuramento abaixo do que era expectável, tendo em conta a experiência, a qualidade dos seus jogadores, e todo o potencial que esta formação tem. O Uruguai ocupa a 5.ª posição com 21 pontos, mais 3 do que os venezuelanos que estão no 7.º lugar. Este duelo joga-se na noite da próxima terça-feira no Estádio Centenário, em Montevideo.
Análise Uruguai
A seleção uruguaia não está ao nível, habitual, que nos tem habituado. Apesar de estar em lugar de qualificação, o 5.º lugar sabe a pouco, ou fica além do potencial que esta seleção tem, sendo uma das mais categorizadas da América do Sul.
Os números falam por si e mostram um Uruguai bem menos sólido e consistente. Em 15 jogos, que já disputou, a formação azul celeste venceu apenas 5 encontros, empatou 6, e consentiu 4 derrotas. Além disso, o momento de forma não é bom, não tendo havido uma evolução. Nos últimos 5 encontros, o Uruguai soma apenas 1 vitória, 2 empates, e consentiu metade do total de derrotas averbadas. Além disso, vemos que o “verdadeiro Uruguai” aparece, a espaços, ou em alguns jogos, como por exemplo no triunfo sobre a Colômbia (3-2), ou mesmo o empate no Brasil, por (1-1). Mas, logo de seguida perdeu, em casa, com a Argentina, por (0-1). E quando se esperava uma reação, da turma de M. Bielsa, a verdade é que não foi além do nulo, na Bolívia, e depois ainda foi ao Paraguai para perder por (2-0).
O Uruguai está menos sólido defensivamente, e isso era a principal imagem “de marca”, desta seleção. Aliás, muitos dos pontos conquistados tinham por base essa robustez defensiva, que lhe permitia ficar mais perto da vitória. Metade dos 12 golos, que o Uruguai consentiu, até agora, foram sofridos nos últimos 5 jogos. Assim, e não tendo ainda o apuramento conquistado, o conjunto de M Bielsa terá de partir para estes últimos 3 encontros como de autênticas finais de tratasse. Logo atrás vem a Colômbia, com o mesmo número de pontos, e até a Venezuela tem, somente, menos 3 pontos. A formação uruguaia venceu os dois últimos embates com a Venezuela, primeiro por (3-0), em 2016, e depois em 2022, voltou a vencer e por margem de 3 golos, com um resultado de (4-1).
Provável Escalação: Melé; Varela, R. Araújo, Gimenez, Piquerez; Bentancur, Ugarte, De Arrascaeta; Pellistri, Aguirre, M. Araújo
Análise Venezuela
A Venezuela continua na discussão por uma vaga na Copa do Mundo de 2026.
A turma às ordens de F. Batista reagiu, em grande estilo, nos dois últimos encontros. Importa recordar que a Venezuela vinha de 7 encontros, consecutivos, sem qualquer vitória, nesta fase de apuramento para o mundial de 2026. No total foram 7 encontros, consecutivos, onde registou 4 derrotas e 3 empates. Em alguns desses encontros, a Venezuela bateu mesmo no fundo, como por exemplo, com a Bolívia, com quem perdeu por (4-0), ou então com o Chile, seleção com a qual perdeu por (4-2). Ou seja, a turma venezuelana estava a atravessar uma fase muito complicada, mas que conseguiu reagir nas duas últimas jornadas.
A Venezuela aproveitou, da melhor forma os dois encontros, consecutivos, em casa. Primeiro derrotou a seleção do Peru, num encontro onde mostrou grande resiliência, e que acabou por vencer, de forma tangencial, sendo o único gol apontado na marca de grande penalidade, pelo inevitável S. Rondon. De regresso às vitórias, a Venezuela ganhou um novo ânimo e encarava o jogo com a Bolívia como crucial, para poder dar continuidade aos bons resultados, e assim se manter na luta pelo apuramento. E conseguiu vencer a Bolívia, por (2-0), e mais uma vez com um desses gols apontado pelo seu “artilheiro” S. Rondón. Com esses, importantes, 6 pontos, a Venezuela está apenas a 3 pontos da 6.ª e última vaga que garante o apuramento direto. Ainda assim, a 7.ª posição poderá dar para chegar à Copa do Mundo, mas terá de jogar um play-off.
Provável Escalação: Romão; Aramburu, Ferraresi, Angel, Navarro; Bello, JA Martinez; Savarino, Segóvia, J. Martinez; Rondón
Dica de Prognóstico
A seleção da Venezuela perde muita fora quando joga fora de sua casa. Não é por acaso que a percentagem de derrotas, nos últimos 10 encontros é de 70%, e nos últimos 5 é mesmo de 100%. Ainda assim, a Venezuela chega a este duelo com os índices de confiança em alta. Para o Uruguai este é um jogo crucial, onde apenas a vitória interessa. Poderia ser, apenas, mais um jogo, mas em caso de nova perda de pontos, este jogo poderia “agudizar” uma fase negativa, em que poderá ser difícil de sair. Além disso, o Uruguai corre o risco de ser ultrapassado pela Colômbia, ou até mesmo pela Venezuela, em caso de derrota. Com maior ou menor dificuldade, o Uruguai, tem condições para vencer. Assim, e tendo em conta que o handicap (-0.5) está “muito curto”, o caminho poderá ser entrar no handicap (-0.75), que já cota em torno de 1.62, e que mesmo em caso de triunfo marginal, metade da aposta será ganha.
As Melhores Casas de Apostas