Peru – Equador (Copa do Mundo 2016)
Peru e Equador estão separados por 13 pontos na tabela classificativa de apuramento, na zona sul-americana, para a Copa do Mundo de 2026. A formação da casa, o Peru, já não consegue chegar ao 6.º lugar, ocupando atualmente a penúltima posição, com apenas 11 pontos. Matematicamente ainda poderá chegar à 7.ª posição, e mesmo esse lugar, está a 7 pontos, quando faltam disputar apenas 9. Quase no lado oposto está a formação visitante, o Equador que soma 24 pontos e ocupa a 2.ª posição. Ou seja, o Equador poderá garantir, já nesta jornada o seu apuramento para a fase final da Copa do Mundo, desde logo com um triunfo, mas até poderá atingir esse objetivo com um empate, ou até com uma derrota, no caso da Venezuela não conseguir fazer um resultado melhor.
Análise Peru
A seleção do Peru continua a sua “travessia no deserto”, estando com grandes dificuldades para retomar o nível já alcançado no passado.
O Peru ocupa a 9.ª e penúltima posição, com apenas 11 pontos. Atrás de si está, apenas, o Chile com menos 1 ponto. Um pouco mais acima encontra-se a Bolívia, com 14 pontos conquistados, e logo acima a última “vaga” que ainda poderá conseguir o acesso à fase final da Copa do Mundo, que nesse caso terá de jogar um play-off. Os resultados da turma peruana têm sido tão frágeis que o registo não vai além de 2 vitórias em 15 rodadas. Soma, ainda, 5 empates e já perdeu por 8 ocasiões. Restam 3 encontros, ou seja, 9 pontos em disputa, e por isso, pouco mais resta à seleção do Peru, que tentar fazer o melhor possível.
Curiosamente, o Peru, conseguiu um bom empate na última ronda, em casa da Colômbia. Além desse empate, o Peru conseguiu outro, em casa, com o Chile, também a zeros. Regista, ainda, 2 derrotas, sendo que ambas foram pela margem mínima (1-0). Assim, este conjunto, comandado por N. Lorenzo, tem sido uma equipa com muitas dificuldades no capítulo ofensivo. Os números não mentem, e não é por acaso que o Peru tem o pior ataque da prova, com apenas 6 golos apontados. O único resultado, que foi exceção à regra, foi mesmo o triunfo, sobre o a Bolívia, por (3-1). Nas últimas 3 receções, do Peru ao Equador, o saldo é positivo para a formação forasteira que venceu 2 encontros e empatou, no último duelo, em fevereiro de 2022, a uma bola.
Provável Escalação: Gallesse; Advíncula, Zambrano, Garcés, Lopez; Aquino, Tapia, Flores; Polo, Guerrero, Reyna
Análise Equador
A seleção do Equador continua a ser uma das mais fortes na América do Sul. O nível que tem demonstrado, nos últimos anos, confirmam esta seleção como uma das mais consistentes e sólidas, e até o 2.º lugar, que ocupa atualmente, acaba por não ser surpreendente.
O Equador tem uma percentagem, de vitórias, de aproximadamente 50%, o que por si só já é um excelente indicador. Mas, também regista 6 empates, e foi a equipa menos batida, até agora, com apenas 2 derrotas. Com, apenas, 5 golos consentidos, o Equador é o detentor da melhor defesa da prova, e com 13 golos, apontados, é apenas o 7.º melhor ataque. Assim, como podermos ver, mais adiante, o Equador é uma seleção altamente pragmática, que empata a zeros, muitas das vezes, e que também regista vitórias marginais, mas sempre apresentado uma grande solidez defensiva.
O Equador chega a este embate depois de um registo muito positivo, onde venceu 3 dos 5 jogos disputados, consentindo, ainda, 2 empates. Esse últimos 5 encontros são uma boa “amostra” do que esta seleção equatoriana é capaz de fazer. Venceu a Bolívia, por (4-0), a Venezuela, por (2-1) e empatou, com o Brasil (0-0), isto nos jogos que jogou em casa. Fora de portas venceu na Colômbia, por (0-1) e empatou no Chile, a zeros.
Agora, é hora de rumar até Lima, para defrontar uma seleção do Peru que nada tem a perder. É natural que vejamos, novamente, uma seleção do Equador pragmática e robusta defensivamente.
Provável Escalação: Vale; Ordóñez, Pacho, Hincapie, Estupinan; Angulo, Vite, Caicedo, Minda; Yeboah, Franco
Dica de Prognóstico
Além de tudo o que já foi mencionado, o Equador tem sido uma equipe tremendamente competitiva, mesmo fora de portas. Sem sofrer golos nas 3 últimas deslocações, o Equador consentiu apenas 2 gols, nas últimas 5 deslocações, e 1 gol foi do Brasil e o outro da Argentina. Também no confronto direto, com o Peru, vemos 80% dos jogos em que se verificou a tendência de “under 2.5 gols”. Essa será a aposta para este encontro, pelo menos enquanto as odds estiverem a rondar 1.50.
As Melhores Casas de Apostas