Itália – Moldávia (Copa do Mundo 2026)
Em um confronto previsto para a próxima segunda-feira, as seleções nacionais de Itália e da Moldávia vão se defrontar em Reggio Emilia, no Mapei Stadium, por conta da calendarização respeitante à 4.ª jornada do Grupo I da fase de apuramento para a Copa do Mundo 2026 na zona UEFA. A formação tecnicamente orientada por Luciano Spalletti só antes desse fim-de-semana é que arrancou a sua campanha de classificação e fê-lo com resultado bem negativo, atendendo às expectativas. Goleada na Noruega, a “Squadra Azzurra” perspetiva somar os primeiros pontos diante de sua torcida, perante a formação a cargo de Serghei Clescenco, que apresenta um patamar qualitativo bastante inferior e que deverá apostar tudo em tentar empatar ou, no limite, perder por um resultado simpático.
Análise Itália
A seleção nacional da Itália não terá tempo a perder, ao chegar a essa jornada com algum atraso no calendário, numa altura em que ocupa a 4.ª e penúltima posição da tabela classificativa do Grupo I, com os mesmos zero pontos da Moldávia, a três da Estónia. Na única partida realizada até ao momento na campanha de classificação da UEFA para a Copa Mundial 2026, a equipe às ordens do selecionador Luciano Spalletti perdeu, com três gols sofridos e zero gols marcados.
O atual momento de forma no seio da Seleção Italiana está longe de ser o melhor, já que a equipa soma quatro jogos consecutivos sem ganhar e tem ficado distante dos seus objetivos. Na última sexta-feira, a formação de Spalletti visitou Oslo para enfrentar a sua congénere da Noruega, realizou uma exibição bastante cinzenta e, com uma primeira parte para esquecer, perdeu por 0-3, com três gols sofridos na primeira etapa. Em março passado, a equipe italiana disputou a eliminatória das quartas-de-final da Liga das Nações da UEFA, tendo perdido com a Alemanha, com resultado agregado de 4-5, depois de perder em casa, por 1-2, e empatar fora, a 3-3.
Provável Escalação: Donnarumma; Di Lorenzo, Coppola, Bastoni; Zappacosta, Barella, Rovella, Tonali, Udogie; Raspadori, Retegui
Análise Moldávia
A seleção nacional da Moldávia ocupa nessa altura a 154.ª posição na última atualização do ranking FIFA e não terá argumentos para almejar mais do que tentar evoluir e aprimorar seu nível competitivo contra uma maioria de adversários claramente superior. Ao cabo de dois jogos efetuados, a formação liderada pelo técnico Serghei Clescenco ocupa a 5.ª e última posição do quadro classificativo, com os mesmos zero pontos da Itália, a três da Estónia. Nas duas partidas disputadas, os moldavos perderam em ambas, tendo marcado dois gols, mas sofrido em oito ocasiões.
A última vez que conseguiu dar um motivo de alegria à sua torcida foi em novembro do ano passado, por ocasião da vitória na Andorra (1-0) na confirmação da promoção da quarta divisão para o terceiro escalão da Liga das Nações. Desde aí, a Moldávia já realizou quatro partidas sem conseguir vencer em nenhuma. Na última janela internacional de março, a equipe de Clescenco arrancou a fase de apuramento com goleada sofrida, em casa, perante a Noruega, por 0-5, acabando por tornar a perder perante a sua torcida, contra a Estónia (2-3), num embate onde não foi capaz de confirmar seu favoritismo, tendo ficado em inferioridade numérica cedo. Na última sexta-feira, os moldavos disputaram um jogo amistoso contra a Polônia, fora, e voltaram a perder, por 0-2, na terceira derrota consecutiva.
Provável Escalação: Gallese; Zambrano, Tapia, López, Advíncula; Carrillo, Aquino, Garcés; Reyna, Polo, Guerrero
Dica de Prognóstico
Na sequência da terrível atuação da última sexta-feira, a Seleção Italiana volta a conviver com a sua torcida na procura de somar os primeiros pontos na classificação para a Copa do Mundo do próximo ano, num jogo onde só a vitória interessa. A Moldávia apresenta um patamar competitivo bem inferior e deverá reconhecer sua fragilidade, investindo numa postura de contenção defensiva, onde procure criar perigo de forma muito segura, em transição e na bola parada. Pela elevada qualidade dos italianos, num contexto de urgência máxima em vencer, se espera uma entrada forte e dinâmica da turma de Spalletti, que promete criar várias chances de gol ainda dentro dos primeiros 45 minuto do confronto.
As Melhores Casas de Apostas