Botafogo – Universidad Chile (Copa Libertadores)
O Estádio Nilton Santos promete ser um “vulcão em erupção” na derradeira jornada da Copa Libertadores. O “glorioso” parte para esta última ronda, na próxima quarta-feira, na 3.ª posição do grupo A, mas sabendo que só depende de si próprio, para seguir para a próxima fase. Uma vitória é tudo o que o Botafogo precisa, e para isso terá de vencer o líder da prova, o time da Universidad Chile, que tem 10 pontos. O Botafogo tem 9, e até um empate poderá dar para garantir o apuramento, mas nesse caso o Estudiantes teria de perder, em casa, com o último colocado, o Carabobo, algo que é muito pouco provável.
Análise Botafogo
O Botafogo continua num período delicado de transição, após a saída de Artur Jorge, que levou o clube a viver, novamente, momentos de glória.
Renato Paiva herdou todo o “peso” dos sucessos que Artur Jorge tinha alcançado, ao leme do clube. Só por isso, esta transição já não é pacífica, uma vez que os adeptos estavam habituados a vencer, e agora não tem sido assim. No Brasileirão, o “glorioso” está apenas na 11.ª posição, com 12 pontos somados e já a 5 do G4, que confere acesso a disputar a Copa Libertadores na próxima época.
Depois de um período, muito positivo, com 3 vitórias consecutivas, o Botafogo foi ao terreno do Flamengo conseguir um resultado positivo, uma vez que empatou a zeros. E, quando tudo indicava que a equipa estava a consolidar, eis que chega o jogo da Copa do Brasil e o Botafogo é surpreendido no terreno do modesto Capital Brasília, perdendo por (1-0). Agora, apenas 5 dias depois, o “glorioso” recebe o Universidad Chile, naquele que é, até este momento o jogo mais importante da época, para a turma às ordens de Renato Paiva.
O registo do Botafogo até não é negativo, uma vez que soma 3 vitórias e consentiu 2 derrotas. No entanto, isso não está a ser suficiente, uma vez que com 9 pontos ocupa a 3.ª posição no Grupo A. A concorrência é muito forte, desde logo com o Estudiantes, a somar o mesmo número de pontos, mas também a Universidad de Chile, que lidera com 10 pontos. Ainda assim, a formação brasileira, sabe que depende, apenas de si, para se apurar, algo que acontecerá com um triunfo sobre a formação chilena. Em caso de empate, o Botafogo chega aos 10 pontos, e apura-se no caso do Estudiantes perder. Por isso, este encontro está a ser encarado como uma autêntica final, apenas o triunfo importa, para o conjunto às ordens de Renato Paiva.
Provável Escalação: John; Vitinho, Cunha, D.R, Telles; Fernandes, Gregore, Freitas, Cuiabano; Seco, Jesus
Análise Universidad Chile
O time da Universidad Chile está a fazer uma temporada atípica, pois está a fazer um campeonato chileno mediano, mas uma grande Copa Libertadores.
Apenas na 5.ª posição, a Universidad Chile soma 19 pontos, está apenas a 1 pontos do O’Higgins, mas já a 4 do líder Palestino. Apesar de não ser uma desvantagem grande, facilmente recuperável, a verdade é que a Universidad Chile tem vindo a melhorar, significativamente, nos últimos encontros. Se exceptuarmos a derrota, no terreno do Deportes Limache, os outros 4 encontros foram vitoriosos, para o conjunto às ordens de G. Álvarez. Essa derrota poderá ter um impacto neste encontro, com o Botafogo, em termos anímicos, mas por outro lado, é outra competição, e a Universidad Chile vem para este encontro para não perder, pois com um empate garante a passagem à fase seguinte. Em caso de derrota, é altamente provável que veja também o Estudiantes a triunfar, e dessa forma ficará fora da Copa Libertadores.
A Universidad Chile tem o “conforto” de poder jogar para 2 resultados possíveis. Isso poderá ser uma vantagem, para a equipa visitante, e dessa forma tentar aproveitar todo e qualquer erro que o Botafogo possa ter, na “ânsia” de poder chegar à vitória. No jogo da primeira volta, o Universidade Chile venceu o Botafogo por (1-0). E será preciso atender que a formação chilena somou 4 pontos, em 6 possíveis, tendo marcado gols nos dois encontros disputados. Destaque para a excelente vitória em casa da formação argentina dos Estudiantes.
Provável Escalação: Toselli; Zaldivia, Formiliano, Fernandez; Aranguiz, Otega, Montes, Alfaro; Melli; Guerra, Yorio
Dica de Prognóstico
O Botafogo está “avisado” da qualidade desta equipe da Universidade Chile, sobretudo na capacidade que esta tem em fazer golos, mesmo fora de portas. Marcou 2 gols, na deslocação ao terreno do Estudiantes e 1 no terreno do Carabobo. Apesar do Botafogo ter marcado 2, ou mais gols, nos últimos 7 encontros, a verdade é que num jogo, a este nível, sofrer um golo da Universidad Chile iria complicar, e muito, um possível triunfo da equipe anfitriã. Este será um encontro, onde poderá ser “arriscado” entrar nos mercados de “over/under” gols, uma vez que o jogo até poderá ser mais fechado, até ao primeiro golo do Botafogo, mas depois, com o Universidade Chile a ter de correr atrás do “prejuízo”, a verdade é que o jogo poderá tomar um rumo, completamente diferente daí em diante. Assim, é expectável que os mercados mais prudentes sejam os de handicap, mais propriamente o handicap asiático (-0.5), que é a vitória da equipa da casa, ou então, e como o Universidade Chile poderá, em algum momento, ter de se expor mais, por ventura tentar explorar o handicap asiático (-0.75). Face à diferença de odds, não valerá a pena optar pelo (-0.75).
As Melhores Casas de Apostas