Itália – Lituânia (Copa do Mundo 2022)
Itália vs Lituânia se enfrentam na próxima quarta-feira, dia 08 de Setembro, às 15h45, no Estádio MAPEI Stadium – Città del Tricolore (Reggio nell’Emilia). Este confronto é válido à 6ª rodada, da fase de grupo (grupo C), da Eliminatórias para a Copa do Mundo, temporada de 2021. Estas seleções já se enfrentaram cerca de sete vezes, dos quais a Itália sendo superior que a Lituânia, chegou a vencer sem sofrer derrota nenhum do adversário, apenas cedeu a dois empates, tendo conquistado cinco vitórias.
Entretanto, a Itália além da invencibilidade e hegemonia sobre o adversário, vem de duas vitórias conquistadas de confrontos diretos: venceu na temporada de 2007, válido pela Euro, onde tendo sido visitante venceu de 2×0; em seguida se enfrentaram na temporada atual pelas eliminatórias para Copa do Mundo, a qual novamente na condição de visitante venceu de 2×0. Agora, entra para enfrenta-lo na condição de mandante.
Análise Itália
A Itália já se sabe e percebe que muito superior que o adversário, até porque também o histórico de confrontos diretos prova isso. Contudo, deve entrar sem levar em consideração qualquer passado e vai jogar como se fosse pela primeira vez. Atualmente é uma Itália não famosa apenas pelo bom entrosamento defensivo, mas reformulada de modo a tornar-se muito forte no ataque e eficiente, ou seja, uma equipe que também se transformou numa máquina de fazer gols.
De modo geral a Itália dos cinco confrontos realizados obteve um ótimo aproveitamento, pois, tendo entrado com pé direto na estreia frente a seleção da Irlanda do Norte, venceu em casa de 2×0. Em seguida teve uma sequência de duas vitórias nos quais os placares também foram de 2×0 sobre os adversários. Todavia, decaiu ligeiramente, não sofreu derrota, mas não venceu, cedeu a dois empates: um deles foi contra a seleção Bulgária em 1×1, e depois empate de 0x0 com a seleção suíça. Assim estes resultados colocaram a equipe italiana na liderança com onze pontos, isolado de vice “Suíça”, que possui quatro pontos a menos, mas que também disputou apenas três rodadas por enquanto.
A Itália tem tudo para vencer este confronto e ainda mais com a vantagem de jogar em casa contra um adversário que é praticamente seu freguês. As chances para o adversário não chegar a marcar gol no confronto são maiores, já que em cinco partidas apenas em uma delas sofreu gol, e que foi apenas um gol no empate de 1×1 com os búlgaros.
Provável Escalação: Donnarumma; Chiellini, Bastoni, Emerson, Di Lorenzo, Jorginho, Pessina, Verratti, Insigne, Chiesa e Raspadori.
Análise Lituânia
A Lituânia está praticamente entre as piores seleções em termos de desempenho desta atual eliminatória para Copa do Mundo. De modo geral vem de cinco últimos jogos sem vencer e nem sequer um empate. É tão ineficiente que nos quatro deles não conseguiu balançar a rede adversária. Em sua mais recente partida perdeu para a seleção da Bulgária fora de casa, por 1×0.
Pelas eliminatórias para Copa do Mundo, a Lituânia vem de quatro derrotas consecutivas, sendo a última derrota apresentada no parágrafo acima. A equipe apenas marcou um gol até agora, o qual foi quando enfrentou a seleção da Irlanda do Norte, onde perdeu de 1×4. Portanto, com esse crítico desempenho e ineficiência no ataque, a equipe está condicionada a ocupar a última posição na tabela de classificação, com um aproveitamento sem igual.
Provável Escalação: Šetkus; Baravykas, Šatkus, Slavickas, Beneta, Slivka, Mėgelaitis, Jankauskas, Novikovas, Kazlauskas e Dubickas.
Dica de Prognóstico
A Itália vem de dois empates consecutivos, e, portanto, vê na fraca Lituânia a oportunidade de voltar a conquistar vitórias e se isolar ainda mais da Suíça. Pouquíssima são as chances da Lituânia sair do confronto sequer com um ponto, porque dos últimos onze jogos disputados nas eliminatórias de 16, 17 e a deste ano, apenas obteve um empate e sofreu dez derrotas. Portanto, é muito provável que a Itália consiga vencer cumprindo o handicap asiático.