Itália – Escócia (Amistoso Internacional)
Itália e Escócia duelam no próximo domingo, dia 29 de maio às 15h45, no Estádio Ta’Qali National Stadium (Ta’Qali). Este jogo é referente aos jogos amistosos Internacionais. Em jogos oficiais, ambas as seleções já se enfrentaram 10 vezes, nos quais Itália venceu 7 vezes, quanto a Escócia teve apenas 1 vitória, nos demais jogos tiveram empates. No último confronto entre as duas seleções a Itália sendo visitante levou a melhor vencendo por 1×2.
A Itália é uma seleção que foi fundada a mais de cem anos, porém nesse espaço de tempo conquistou oito títulos, dentre os quais quatro Copas do Mundo, ou seja, trata-se aqui de uma equipe com grande prestígio no mundo futebolístico.
Esta seleção nas Eliminatórias para Eurocopa temporada 2014/15, em dez confrontos se manteve invicto, pois venceu sete confrontos e mais três empates, sem sofrer derrotas. Em todos estes jogos ofensivamente balançou as redes dezesseis vezes, média de 1.60 e sofreram média de 0.70 de gol por partida. Assim os italianos se mostrar ser bem estruturados na defensa e com bom funcionamento no ataque.
Quanto aos amistosos realizados no 2015/16, a seleção italiana teve seus resultados bastante alternados e sofreu mais derrotas e não venceu nenhuma partida. Pois nos seis jogos teve três empates e três derrotas, sendo que os dois últimos amistosos foi neste ano, um diante da Alemanha, no qual perdeu por 4x1fora de casa e outro diante da Espanha onde segurou um empate de 1×1 dentro de casa.
Provável Escalação: Buffon; Bonucci, Darmian, Acerbi; Thiago Motta, Montolivo, Giaccherini, Florenzi; Zaza, Insigne e Bernardeschi.
A Escócia é uma seleção que está com quase um século e meio desde sua fundação e, de lá para cá apenas levantou um troféu menos ambicioso, que é a Copa Kirin no ano de 2006. No entanto, faz muitos anos que esta seleção não chega a uma Semifinal, ou seja, vice-campeão em qualquer competição.
Nas Eliminatórias para Eurocopa, a seleção escocesa na temporada de 2014/15, nos dez confrontos conquistou quatro vitórias, além de três empates e sofreu também três derrotas. Sendo que seu setor ofensivo balançou as redes em vinte duas vezes, média de 2.20 gols por partida e sofreram doze gols, média de 1.20 por jogo. Ou seja, o setor defensivo se mostrou mais vulnerável e seu ataque fortemente eficiente.
Quanto aos amistosos de 2015/16 foram ao todo quatro jogos, nos quais não sofreu nenhuma derrota, ou seja, a Escócia se manteve invicta, não sofreu nenhum gol, porém foram vitórias magras nos placar, todos os jogos venceu por 1×0. De modo geral, seu rendimento está acima da média, mas são resultados que não geram muita confiança na torcida, isto nos amistosos.
Provável Escalação: Gordon; Whittaker, Greer, Hanley, Tierney; Maloney, Brown, Ritchie, McGinn; Fletcher e Griffiths.
De acordo com o histórico na tabela, nos últimos confrontos diretos, a seleção italiana conquistou quatro vitórias, mostrando assim ser bastante superior, enquanto que a escócia ficou apenas num único empate.
Escócia | 1-2 | Itália | Euro 2008 |
Itália | 2-0 | Escócia | Euro 2008 |
Escócia | 1-1 | Itália | Eliminatória Copa do Mundo2006 |
Itália | 2-0 | Escócia | Eliminatória Copa do Mundo 2006 |
Itália | 3-1 | Escócia | Eliminatória Copa do Mundo 1994 |
Pela tabela vemos que a Itália tem tamanha superioridade diante do adversário escocês, porém pelos dados mais recentes a Escócia nos amistosos não sofreu nenhuma derrota, no entanto, venceu com menos de dois gols nos placares, ao passo que a Itália nas Eliminatórias para Eurocopa em dez jogos não sofreu derrotas, venceu sete e teve três empates, teve uma média de 1.60 de gols marcados e como sempre defensivamente forte, com média de 0.70 gols sofridos. Já a Escócia nas mesmas condições balançou as redes com média de 2.20, foi mais eficiente em relação ao adversário e mais vulnerável na defesa, média de 1.20 gols sofridos. Deste modo, considerando que os setores ofensivos das duas seleções mostraram bom funcionamento e, levando em conta que a Itália é fortíssima na defesa, podemos presumir que neste confronto haja apenas uma placar com poucos gols.