Irã – Espanha (Mundial 2018)
Irã e Espanha se enfrentam na próxima quarta-feira, dia 20 de Junho às 15h00, no Estádio Kazan’ Arena (Kazan’). Este jogo é referente à 2ª rodada da fase de grupo (grupo B), da Copa do Mundo – Rússia, 2018.
O Irã conquistou a sua vaga para o Mundial após terminar na primeira posição do grupo 1 (Eliminatórias Ásia) com vinte e dois pontos conquistados depois de vencer doze jogos e empatar seis. Vale destacar que a seleção Iraniana não é a das mais tradicionais nesta competição, pois até o momento tem em seu todo cinco participações, sendo que sempre ficou na Primeira Fase.
É importante observarmos que esta seleção tem como principal força o seu sólido sistema defensivo, tendo nos contra-ataques a sua arma na frente. Outro dado importante é que dentro desta seleção se encontram vários jogadores experientes no que diz respeito a participar de Ligas Europeias.
Já seu principal ponto fraco é a lentidão em sua maior força, ou seja, esta seleção é de certa maneira lenta em seu setor defensivo. Outro dado é que o Irã encontra dificuldades diante de equipes que tem como objetivo dominar o duelo no que diz respeito à posse de bola, ponto este que pode dificultar as tentativas de contra-ataques. Lembrando que para este confronto a equipe chega otimista após ter vencido frente a Marrocos já nos acréscimos, conquistando desta forma preciosos três pontos e com isto, lidera o grupo B. Os principais destaques desta seleção ficam por conta dos ofensivos Sardar Azmoun, Rubin Kazan e ainda o jovem Alireza Jahanbakhsh.
Provável Escalação: Beiranvand; Pouraliganji, Rezaeian, Cheshmi, Shojaei, Hajsafi, Ebrahimi, Amiri, Ansarifard, Azmoun e Jahanbakhsh.

A seleção chega como uma das mais cotadas para conquistar o Mundial da Rússia. Também destacamos a renovação deste elenco sob o comando de Lopetegui, contudo, o técnico foi demitido dois dias antes de sua estreia na competição após aceitar comandar o Real Madrid. Outro ponto positivo e também devido a grande qualidade de seu elenco é a variação tática que esta equipe pode optar e atuar.
Já um de seus principais pontos fracos fica por conta de ficar devendo de certa forma mais objetividade, o que pode acarretar uma falsa sensação de domínio no jogo. Lembrando agora que sob o comando de Fernando Ruiz Hierro, a seleção não iniciou com vitória, mas também não perdeu após empatar em 3-3 no primeiro confronto frente a Portugal. Destaque para Iniesta que continua sendo o maestro deste elenco, fora craques como Serigo Ramos, Piqué entre tantos outros como é também o caso de Diego Costa na frente, jogador este que marcou dois gols no confronto frente aos Portugueses.
Provável Escalação: David de Gea; Sergio Ramos, Piqué, Jordi Alba, Nacho, Iniesta, David Silva, Sergio Busquets, Isco, Koke e Diego Costa.
Neste confronto a Espanha chega como grande favorita não só para este duelo, como também é uma das mais cotadas para vencer o Mundial. Vale observarmos que além de ser muito superior se comparado a este adversário, a seleção de Iniesta e companhia busca a primeira posição do grupo enquanto para o Irã, atual líder, um empate não será de todo o mal. Desta forma, é esperado neste confronto o ataque contra a defesa. A Espanha deverá controlar todo o duelo e pressionar este adversário até conseguir chegar aos gols enquanto o Irã, seleção limitada ofensivamente, deverá encontrar grandes dificuldades para vazar os Espanhóis. Desta forma e levando em consideração todos os dados, o mais provável é que a Espanha seja capaz de furar o bloqueio defensivo desta equipe e ao mesmo tempo conseguir cumprir esta opção de handicap asiático frente a este adversário.