Inglaterra – Malta (Mundial 2018)
Inglaterra e Malta enfrentam-se no Wembley Stadium (London), às 13:00 do dia 08/10/16. Esta partida é válida pela segunda rodada da fase de grupos das eliminatórias da Europa para o Mundial 2018.
A seleção da Inglaterra chega para esta segunda rodada ocupando a segunda posição do seu grupo com três pontos conquistados. Em única partida disputada até o momento, a Inglaterra conquistou a vitória fora de casa por 0-1 frente à seleção da Eslováquia. Neste duelo, mesmo atuando fora de seus domínios a Inglaterra conseguiu ser superior na posse de bola, tendo conquistado 65% de posse e também ter sido muito superior nas finalizações. Já pelas eliminatórias da Eurocopa a seleção da Inglaterra fez uma grande campanha, tendo terminado na primeira posição do seu grupo. Já na Eurocopa a seleção terminou na segunda posição do seu grupo, tendo ficado atrás apenas da seleção do País de Gales. Desta forma avançou para as oitavas de final mas acabou decepcionando depois de ter perdido frente a Islândia por 1-2 e assim se despedido da competição. Destacando que atuando em seus domínios diante destas eliminatórias da Eurocopa, a Inglaterra venceu todas as cinco partidas e apresentou grande força ofensiva e defensiva. Já pela Eurocopa encontrou maiores dificuldades, tendo em três partidas alternado entre vitória, empate e derrota, demonstrando que apesar de marcar seus gols, deixou brechas defensivas.
Para esta partida a seleção da Inglaterra chega de vitória conquistada fora de casa frente à Eslováquia como já mencionado. Já dentro de casa, depois da decepção de ter perdido para a Islândia pela Eurocopa, onde se despediu da competição, esta foi a sua única derrota diante dos últimos seis jogos disputados nestas condições. Destacando que a Inglaterra em seus domínios perdeu somente dois jogos diante dos últimos quatorze disputados, demonstrando desta forma grande rendimento nestas condições. Neste duelo, a seleção não deverá buscar outra coisa que não seja uma vitória em seus domínios, pois além de jogar diante do apoio de seus torcedores, a Inglaterra em um grupo relativamente mais acessível, é a grande cotada para avançar.
Provável Escalação: J. Hart, G. Cahill, D. Rose, K. Walker, J. Stones, A. Lallana, J. Henderson, R. Sterling, E. Dier, W. Rooney, H. Kane.

Para esta partida a seleção chega sem vencer há onze jogos seguidos, sendo que fora de seus domínios a seleção já não vence há quinze jogos em sequência, onde dentro destas quinze partidas, treze são derrotas. Para este duelo e com um elenco muito inferior só resta para Malta optar uma postura muito defensiva, buscando atacar somente através dos contra-ataques, visando conquistar o inesperado, ou seja, uma vitória. Lembrando que a equipe chega com dois desfalques, sendo o zagueiro J. Caruana e o ofensivo L. Gambin, ambos cumprem suspensão depois de terem levado cartão vermelho na última partida disputada frente à Escócia.
Provável Escalação: A. Hogg, R. Camilleri, J. Zerafa, A. Agius, S. Borg, A. Schembri, G. Sciberras, P. Fenech, R. Scicluna, M. Mifsud, A. Effiong.
Nestas três partidas realizadas, podemos observar que a seleção da Inglaterra leva total vantagem no que diz respeito ao confronto direto, pois venceu todos os três jogos. Destacando que em duas partidas ambas não marcaram. Outro fato é que em dois jogos ocorreram pelo menos três gols por partida disputada.
| Malta | 1-2 | Inglaterra | Amistoso 2000 |
| Inglaterra | 5-0 | Malta | Elim. Eurocopa 1972 |
| Malta | 0-1 | Inglaterra | Elim. Eurocopa 1972 |
Para este duelo, a Inglaterra chega como favoritíssima, pois é muito superior tanto tecnicamente como taticamente comparado ao seu adversário desta rodada, fora o fato de ter jogadores de grande qualidade e capazes de decidir o confronto ao seu favor. Desta forma, a probabilidade é muito grande de uma vitória da Inglaterra, devendo desta forma golear este frágil adversário. Assim, apostar no mercado de gols neste confronto deverá ser de grande valor.