Inglaterra – Letónia (Copa do Mundo 2026)
Em uma partida prevista para a próxima segunda-feira, as seleções nacionais da Inglaterra e da Letónia irão se defrontar por conta da 2.ª rodada do Grupo K da fase de qualificação europeia para a Copa do Mundo de 2026. O jogo acontecerá na cidade de Londres, no mítico palco do Wembley Stadium.
Com naturalidade devido à alta qualidade dos seus jogadores, a equipe orientada pelo selecionador nacional Thomas Tuchel é a grande favorita no seu grupo ao apuramento direto para a Copa do próximo ano civil, tendo arrancado na passada sexta-feira da forma esperada, em casa, diante da Albânia, de Sylvinho, ao somar os três pontos em disputa. Pela frente, os ingleses terão agora um conjunto teoricamente ainda mais fraco, orientado pelo técnico italiano Paolo Nicolato, que tentará deixar uma imagem positiva nessa deslocação à capital inglesa, onde uma derrota por números inferiores a uma goleada já será vista com bons olhos pelos letões.
Análise Inglaterra
O time nacional da Inglaterra veste a pele do grande favorito do Grupo K ao apuramento direto para a Copa do Mundo 2026, tendo, no plano teórico, a maior concorrência na seleção nacional da Sérvia, estando ainda no mesmo grupo times como Letónia, Albânia e Andorra. Ao cabo da realização da primeira rodada, o coletivo orientado pelo selecionador Thomas Tuchel segue no 1.º lugar da tabela classificativa, com os mesmos três pontos da Letónia, acima de Sérvia (sem jogos), Andorra e Albânia.
Depois de ter sido orientada pelo técnico interino Lee Carsley na transição entre a saída de Gareth Southgate e a chegada do alemão Thomas Tuchel, a Seleção Inglesa cumpriu a sua estreia liderada pelo técnico ex-Chelsea na passada sexta-feira da melhor forma, com aposta em vários novos valores no time nacional, que resultou em pleno. Além da vitória, por 2-0, diante da Albânia, a Inglaterra demonstrou uma superioridade clara e evidente na iniciativa, dominando a seu bel prazer os ritmos do jogo com bola e taticamente.
Notoriamente, essa foi a quarta vitória consecutiva por parte do grupo dos “três leões”, que havia terminado a anterior campanha na segunda divisão da Liga das Nações com três triunfos seguidos, obtidos perante a concorrência da República da Irlanda (5-0, em casa), da Grécia (3-0, fora de portas) e da Finlândia (3-1, fora).
Provável Escalação: Pickford; Walker, Konsa, Burn, Lewis-Skelly; Rice, Jones; Foden, Bellingham, Rashford; Kane
Análise Letónia
A seleção nacional da Letónia sabe que terá uma fase de qualificação para a Copa do Mundo 2026 previsivelmente complicada, já que terá forte concorrência pela frente, principalmente por parte da Inglaterra e da Sérvia, na teoria, além de ter de defrontar também Albânia e Andorra (adversário que enfrentou na sua estreia). Ao cabo da primeira rodada dessa fase de classificação europeia para a Copa do próximo ano, a formação tecnicamente dirigida pelo selecionador Paolo Nicolato surge no 2.º lugar da tabela classificativa, com os mesmos três pontos da Inglaterra, três acima de Sérvia (que ainda não jogou), Andorra e Albânia.
Além de já estar longe das melhores seleções do futebol europeu, a equipe nacional da Letónia atravessava, até à última sexta-feira, um momento de forma recente complicado, já que falhou o objetivo da manutenção e da subida na terceira divisão da última edição da Liga das Nações, ao ficar no último lugar de um grupo composto por Macedónia do Norte (subiu de escalão), Arménia (classificou-se para o “play-off” de promoção) e Ilhas Faroé (assegurou a permanência).
Com apenas quatro pontos conquistados em 18 possíveis, o time dirigido pelo selecionador nacional Paolo Nicolato não foi capaz de corresponder minimamente às expectativas, tendo encerrado mesmo a sua campanha num ciclo de quatro jogos consecutivos sem ganhar, onde apenas somou pontos no empate diante das Ilhas Faroé (1-1), antes de perder contra Macedónia do Norte (0-1, fora de portas) e Arménia (1-2, em casa). Na passada sexta-feira, de visita a Andorra, a Letónia foi capaz de assegurar a conquista dos três pontos, ao vencer por 1-0, na estreia na nova campanha de qualificação para a Copa do Mundo 2026.
Provável Escalação: Zviedris; Balodis, Cernomordijs, Jurkovskis; Savalnieks, Saveljevs, Melniks, Ciganiks; Zelenkovs, Ikaunieks; Gutkovskis
Dica de Prognóstico
Esse será um encontro entre times nacionais com níveis de qualidade bem distintos individual e coletivamente nesse Grupo K da classificação europeia para a Copa do Mundo 2026. Perante a sua torcida, se espera uma atitude intensa e bem positiva por parte da Inglaterra, que fará apenas o segundo jogo oficial sob a batuta técnica de Thomas Tuchel, contratado para levar a equipe para um nível que lhe permita conquistar troféus, já que presenças nas decisões já não têm faltado recentemente. Da Letónia, se prevê uma postura bem defensiva, com o “autocarro” à frente do seu gol, ou seja, com as linhas bem juntas e coesas, a tentar impedir a criatividade inglesa de criar várias ocasiões de gol.
A verdade é que, ainda assim, a qualidade da dinâmica ofensiva dos anfitriões promete ser responsável pela criação de várias boas situações de finalização ainda antes do intervalo, pelo que o melhor investimento recairá no handicap asiático -1 da Inglaterra na 1.ª Parte, avaliado com cotações de 1.41 na Betsson.
As Melhores Casas de Apostas