Inglaterra – Albânia (Copa do Mundo 2026)
Nessa próxima quinta-feira, as seleções nacionais de Inglaterra e da Albânia vão dar o pontapé de saída em suas campanhas na fase de qualificação europeia para a Copa do Mundo 2026, por conta da 1.ª jornada do Grupo K, no Wembley Stadium, na cidade de Londres.
A formação tecnicamente orientada por Thomas Tuchel, alemão que fará a sua estreia oficial nessa próxima partida depois de ter ficado a observar nos bastidores a reta final do percurso dos ingleses na segunda divisão da Liga das Nações, pretende arrancar, naturalmente, com o pé direito, ou seja, a vencer. Para isso, terá de se sobrepor à formação dirigida pelo treinador Sylvinho, que deixou uma imagem interessante na última Eurocopa, desde logo pela presença na fase final da competição, mas também pela qualidade coletiva que o time apresentou, apesar de não ter ultrapassado a fase de grupos. Na última competição realizada, os albaneses não evitaram a despromoção à terceira divisão da Liga das Nações.
Análise Inglaterra
O time nacional da Inglaterra vai cumprir a sua estreia na fase de qualificação para a Copa do Mundo 2026 no Grupo K do apuramento, onde surge ao lado de Letónia, Albânia, Andorra e Sérvia. O favoritismo à qualificação direta, por via da 1.ª posição, pertence naturalmente aos ingleses.
Após ter sido surpreendentemente rebaixada à Liga B, a Seleção Inglesa não demorou para voltar ao principal escalão, depois de terminar no 1.º lugar da tabela classificativa do Grupo 2 da segunda divisão da Liga das Nações, onde acabou com os mesmos 15 pontos da Grécia, 11 acima da República da Irlanda. Nos seis jogos realizados, registrou cinco vitórias, zero empates e uma derrota, com 16 gols a favor e três gols sofridos.
Numa sequência de três vitórias consecutivas, a Inglaterra atravessava uma fase anímica interessante sob a liderança interina de Lee Carsley, que fez a ponte entre os selecionadores Gareth Southgate (que abandonou após a última Eurocopa, onde os ingleses voltaram a perder uma final, contra a Espanha, por 1-2) e Thomas Tuchel, que fará a sua estreia nessa sexta-feira. Na janela internacional de novembro, a última realizada, a Inglaterra confirmou a promoção à Liga A, depois de vencer fora com conforto a Grécia, por 3-0, e em casa ainda de forma mais vincada a Irlanda, por 5-0.
Provável Escalação: Pickford; Walker, Guehi, Colwill, Lewis-Skelly; Henderson, Rice; Foden, Bellingham, Rashford; Kane
Análise Albânia
A seleção nacional da Albânia tentará desafiar as probabilidades matemáticas nesse Grupo K do apuramento europeu para a Copa do Mundo 2026, reconhecendo que ao lado, sobretudo, de Inglaterra e da Sérvia, além de Letónia e Andorra, não terá grandes chances de terminar em uma das duas primeiras posições, teoricamente.
No Grupo 1 da Liga C da Liga das Nações, a Albânia não evitou terminar no 4.º e último lugar do quadro classificativo, onde terminou com os mesmos sete pontos da Geórgia, a um da Ucrânia e quatro abaixo da promovida Chéquia. Nos seis jogos disputados, somou duas vitórias, um empate e três derrotas, com quatro gols marcados e seis gols sofridos.
Com apenas um triunfo nas últimas cinco partidas realizadas, a Albânia tem estado longe do seu melhor momento de forma, tanto que em sua última aparição foi derrotada na condição de visitada frente à Ucrânia, por 1-2, num jogo que condenou a equipe ao rebaixamento para a Liga C da próxima edição da Liga das Nações. Dessa forma, a formação dirigida por Sylvinho quebrou ciclo de dois jogos consecutivos sem perder, onde havia somado um ponto frente ao time nacional da Chéquia, com quem empatou em casa a 0-0, já depois de derrotar fora de portas a Geórgia, por 1-0.
Provável Escalação: Strakosha; Balliu, Ismajli, Djimsiti, Aliji; Asllani, Ramadani; Asani, Bajrami, Muci; Manaj
Dica de Prognóstico
Grande entusiasmo mediático em torno do jogo que assinalará a nova era da Seleção Inglesa, sob o comando técnico de Thomas Tuchel, que já preparou nos últimos meses o início de sua nova aventura como selecionador. Perante uma seleção da Albânia que correrá por fora na briga pelo apuramento para a Copa do Mundo, se prevê um jogo dominado em termos de iniciativa ofensiva e até territoriais, na predominância tática, por parte da Inglaterra, que tem níveis de qualidade técnica bem superiores e promete dominar o jogo desde cedo. A jogar fora com um coletivo menos qualificado tecnicamente, a Albânia de Sylvinho promete cerrar fileiras defensivamente e apostar em boas e rápidas transições ofensivas para tentar criar perigo.
Não se prevê, ainda assim, tarefa facilitada na estreia de Tuchel, até pelo forte apoio que deverá chegar das arquibancadas por parte dos torcedores britânicos. Como tal, a melhor solução de investimento, com cotação de 1.48 na Betsson, será a favor da Vitória da Inglaterra na 1.ª Parte, no mercado de 1X2 da primeira metade.
As Melhores Casas de Apostas