O ex-tenista brasileiro Gustavo Kuerten “Guga”, recebeu uma grande honra neste dia 02 de junho de 2016. O ex-atleta foi o primeiro representante do tênis masculino a se tornar embaixador mundial do Hall da Fama do Tênis Internacional. Quem foi responsável pelo anúncio do novo embaixador foi o presidente do Hall da Fama do Tênis Internacional Todd Martin. Segundo o presidente da organização, Guga foi escolhido por ser um tenista com milhões de fãs em todo mundo. A paixão do ex-tenista pelo esporte e seus 28 títulos conquistados ao longo da carreira no circuito profissional também contaram.
Gustavo Kuerten e Todd Martin durante a nomeação de Guga como embaixador.
Guga se sentiu honrado em ficar responsável em promover o Hall da Fama e o Tênis em eventos internacionais. “Transmitir os valores do tênis é muito legítimo para mim, porque sou apaixonado pelo que fiz, continuo muito dependente e tenho como missão transformar o tênis no Brasil. Então, tudo isso faz muito sentido. Vou continuar a trabalhar com o tênis que é o que eu amo, sempre sorrindo e feliz. Foi esse ‘tempero’ que chamou atenção na minha carreira” comentou o novo embaixador. Antes de Guga, Maria Esther Bueno foi a primeira representante do Brasil em 1978.
Carreira de “Guga”
Visual de Kuerten em seu primeiro título Roland Garros 1997.
Com certeza o maior tenista da história do Brasil e um dos maiores da história do tênis mundial, Gustavo Kuerten “Guga”, foi o único tenista a vencer Pete Sampras e Andre Agassi no mesmo torneio. Guga, Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray são os únicos cinco jogadores não norte americanos a jogar pelo menos uma vez a final de todos os quatro Masters Series ATP jogados na América do Norte.
Nascido na ilha de Florianópolis em Santa Catarina, região sul do Brasil, o ex-tenista tem atualmente 39 anos. Se aposentou em 2008 e foi incluído no Hall da Fama em 2012, agora em 2016 se torna o embaixador mundial do tênis. O auge do ex-tenista ocorreu em 2000 e 2001 quando foi o atual número um e número dois do ranking mundial. Guga foi tricampeão de Roland Garros (1997, 2000 e 2001), detentor de 20 títulos no circuito simples da ATP, outros oito nas duplas e 43 semanas como líder do ranking mundial o ex-tenista acumulou US$ 14.750.000 em premiações. Uma parte desta premiação foi destinada a instituições de caridade para crianças deficientes, devido ao irmão de Guga, já falecido, que por falta de oxigenação durante a infância, teve retardos mentais e acabou falecendo ainda na infância. Outro grande trauma em sua vida, foi a morte do pai quando ainda tinha oito anos, seu pai morreu durante uma partida de tênis onde estava atuando como árbitro da partida. Isto ocorreu dois anos depois de Guga iniciar sua vida no tênis, Guga começou a jogar tênis com seis anos de idade.
Aposentadoria
Gustavo Kuerten chorando em sua despedida das quadras.
Após uma carreira exemplar e vitoriosa, Gustavo Kuerten chegava ao final de uma bonita trajetória. Infelizmente, depois de várias lesões, Guga foi forçado a se aposentar prematuramente. Em junho de 2008 Guga anunciou sua aposentadoria em uma declaração apaixonada e emocionante, chegava ao fim a carreira do melhor jogador de tênis do Brasil de todos os tempos!
“Isso é mais difícil do que ganhar Roland Garros para mim. É muita coisa inesperada, muita emoção. Antes de entrar na quadra, de uma hora para a outra, vieram todas lembranças que o tênis me trouxe. A cada dia que passa, vejo que o tênis simboliza minha vida. Eu amei este esporte, vivi intensamente os anos em que pude jogar meu melhor, vivi mais intensamente ainda os anos em que tive minhas maiores dificuldades, e hoje saio super feliz e satisfeito, e muito orgulhoso por esse carinho que consegui conquistar. Aproveito isso para agradecer à minha família, pessoas que foram importantes, minha namorada que me apoiou bastante, e também o cara que, para mim, é muito mais gênio do que eu, o Larri, que foi um grande homem na minha vida. Eu aproveito também pra agradecer a vocês. Não é que eu não queira realmente jogar mais, eu peço desculpa, mas é que realmente eu não consigo mais.” Finalizou Guga com lágrimas nos olhos.
Homenagem de Djokovic
A esquerda Guga e Djokovic repetindo a comemoração.
No último dia 05 de junho o então número um do ranking mundial Novak Djokovic venceu Andy Murray na final do Grand Slam Roland Garros. Djokovic homenageou Guga com a comemoração que o brasileiro já havia feito quando conquistou o Roland Garros, desenhando um grande coração no chão da quadra de saibro e deitando dentro como forma de comemoração. O ex-tenista e atual embaixador mundial do tênis Gustavo Kuerten acompanhou tudo das arquibancadas. Durante a comemoração as câmeras flagraram Guga limpando uma lágrima que escorria em seu rosto e como sempre com um grande sorriso demonstrava gratidão ao gesto do atual número um do ranking da ATP.
Boas Apostas!