

Escudos do Santos e Audax-SP.
Está definida a grande final do Campeonato Paulista de 2016, porém, desta vez não teremos duas grandes equipes paulistas se confrontando pelo título estadual, mas sim o Santos contra a surpresa deste ano, o Grêmio Osasco Audax. A final será disputada em jogos de ida e volta, a primeira partida será na casa do Audax, no Estádio Prefeito José Liberatti, no dia 01/05 às 16h. Já a segunda partida será na Vila Belmiro, casa do Santos, no dia 08/05 às 16h. A partida da volta terá o mando de campo santista pelo fato da equipe ter uma campanha melhor que seu adversário no campeonato. A equipe terminou a fase classificatória na liderança do Grupo A, com trinta e dois pontos conquistados em nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Além disso, ao longo da competição, o time marcou trinta e dois gols e sofreu dezesseis, resultando em um saldo de dezesseis gols positivos. Classificando-se para as quartas de final, o Santos enfrentou o São Bento em uma partida única e venceu em casa por 2×0. Na semifinal pegou o Palmeiras, realizando o primeiro clássico paulista com torcida única em 2016, determinação da FPF (Federação Paulista de Futebol) após uma briga entre torcedores corintianos e palmeirenses ocorrida este ano. A partida entre o Santos e Palmerias da semifinal, ficou em 2×2 no tempo regulamentar e a equipe santista acabou vencendo por 3×2 nos pênaltis, garantindo assim sua vaga na final. Os destaques da equipe são o atacante Gabriel “Gabigol”, que marcou sete gols sendo o artilheiro da equipe e o goleiro Vanderlei que defendeu dois pênaltis na semifinal contra o Palmeiras, ajudando a equipe a estar na final.
O Audax pode não ter tido uma campanha tão boa quanto seu adversário, porém, surpreendeu a muitos com seu estilo de jogo e bons resultados, principalmente na semifinal contra o Corinthians. A equipe terminou a primeira fase do Campeonato Paulista na liderança do Grupo C, com vinte e quatro pontos conquistados em sete vitórias, três empates e cinco derrotas. Além disso, marcou trinta e um gols ao longo da competição, porém sofreu vinte e quatro, resultando em um saldo de apenas sete gols positivos. Na fase eliminatória, a equipe não teve moleza, enfrentando o São Paulo nas quartas de final. O Audax teve a vantagem de jogar em casa e conseguiu vencer o São Paulo por 4×1 e conseguindo avançar no campeonato . Na semifinal, pegou o Corinthians na Arena Corinthians. A partida terminou empatada em 2×2 no tempo normal e 1×4 para o Audax nos pênaltis, garantindo assim a vaga para disputar pela primeira vez a grande final do Campeonato Paulista. Os destaques são o meio-campista Rodrigo Andrade que marcou oito gols no campeonato sendo o artilheiro da equipe e o goleiro Sidão que defendeu um pênalti na semifinal contra o Corinthians.
O surpreendente Audax


Ex-jogador Vampeta é o presidente do Audax desde 2011.
A história do Santos Futebol Clube, a grande maioria das pessoas já conhecem, porém, a história do outro finalista do Campeonato Paulista de 2016 acredito que poucos saibam. Fundado em dezembro de 1985, com o nome de Pão de Açúcar Esporte Clube, o projeto social do Grupo Pão de Açúcar começou mais focado no atletismo. Em 2003 o Pão de Açúcar começou a investir no futebol, filiando o Pão de Açúcar Esporte Clube à FPF (Federação Paulista de Futebol) em 2004 e posteriormente, a diretoria do PAEC (Pão de Açúcar Esporte Clube) inscreveu a equipe na quarta divisão do Campeonato Paulista de 2007. Mas foi em 2008 que a equipe começou a chamar atenção, sendo campeã da quarta divisão do Campeonato Paulista naquele ano e começando sua ascensão no futebol paulista. No ano seguinte a equipe participou da terceira divisão do estadual, ficando em terceiro colocado e subindo para a segunda divisão do futebol paulista, onde ficou por um tempo. No ano de 2011, o Pão de Açúcar Esporte Clube estreou na Copa Paulista com um novo nome, Audax-SP, nome escolhido a partir da fusão do Pão de Açúcar com o supermercado Sendas, além da eleição do ex-jogador Vampeta como presidente do clube, que permanece até hoje em seu comando. Em maio de 2013, o Audax foi vendido a um membro do conselho do Bradesco que também era vice-presidente do Grêmio Osasco, e com isso o nome da equipe foi novamente mudado para Grêmio Osasco Audax. Em 2014, a equipe finalmente conseguiu disputar a primeira divisão do Campeonato Paulista, onde permanece até hoje. Agora, a equipe está em busca do seu primeiro título da principal divisão do Campeonato Paulista, o qual seria apenas a segunda taça da equipe em sua história.
Boas Apostas!