O campeonato espanhol, também conhecido como La Liga, Primera Division, Liga BBVA, é o principal campeonato da Espanha, composto de vinte equipes que enfrentam todas as outras equipes em turno e returno, ao total são trinta e oito rodadas e ao final do campeonato se define o campeão por quantidade de pontos conquistados. O atual campeão da temporada 2015/16 é o Barcelona que conquistou seu vigésimo quarto caneco sendo o segundo maior detentor de troféus do campeonato espanhol. O maior vencedor é o Real Madrid com trinta e dois canecos. O terceiro é o Atlético de Madrid com dez conquistas.
O campeonato espanhol é considerado um dos melhores campeonatos de futebol da Europa, junto com o inglês, alemão e italiano. Um grande exemplo de que ultimamente o futebol espanhol vem dominando o futebol europeu, é que o Sevilla venceu pela terceira vez seguida a Liga Europa, agora o Sevilla disputa a taça da Supercopa Europeia com o Real Madrid, que venceu a final da Liga dos campeões contra o Atlético de Madrid, todos espanhóis. Será a terceira final da Supercopa 100% espanhola.
Maiores goleadores da temporada 2015/16
Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Aduriz Zubeldia.
Nesta edição do campeonato espanhol da temporada de 2015/16 tivemos como o grande campeão o Barcelona, uma disputa emocionante decidida na última rodada. O Barcelona venceu por somente um ponto, 91 contra 90 do Real Madrid, Atlético de Madrid ficou em terceiro com 88. O campeonato teve um total de 967 gols marcados em 358 partidas disputadas, conquistando assim uma excelente média de gols, 2,7 por partida.
Dentre os maiores goleadores da temporada 2015/16 temos o trio BBC (Benzema, Bale e Cristiano Ronaldo) que fizeram 78 gols os três juntos. O gales Gareth Bale de 26 anos marcou 19 gols na temporada, o francês Karim Benzema de 28 anos marcou 24 gols e o artilheiro da equipe Cristiano Ronaldo de 31 anos marcou trinta e cinco gols. Dos 110 gols marcados pelo Real Madrid na temporada, este trio marcou 71% dos gols da equipe.
O campeão Barcelona fez 112 gols na temporada e o trio MSN (Messi, Suárez e Neymar) foi responsável por 80% dos gols da equipe com 90 gols marcados. O brasileiro Neymar de 24 anos marcou 24 gols, o argentino Messi de 28 anos marcou 26 gols e o Uruguaio Suárez de 29 anos marcou impressionantes 40 gols na temporada. Estes jogadores são realmente um sonho de consumo para qualquer equipe de futebol do planeta.
Outros destaques ficam com os atacantes Aduriz Zubeldia do Atlético de Bilbao e Antoine Griezmann do Atlético de Madrid. Vamos começar com Aduriz Zubeldia, atacante de 35 anos que conseguiu marcar 20 gols em uma equipe que não é tão forte na Espanha, o Atlético de Bilbao terminou em quinto lugar e conquistou uma vaga para a Liga Europa. Antoine Griezmann o francês de 25 anos foi o atacante artilheiro do Atlético de Madrid no espanhol com 22 gols marcados.
O maior goleador
Suárez comemorando gol pelo Barcelona.
Os destaques deste campeonato ficaram com o ataque do Barcelona como o melhor ataque do campeonato com 112 gols e a defesa do Atlético de Madrid como a defesa menos vazada com 16 gols sofridos. Dos gols anotados pela equipe do Barcelona, mais de um terço dos gols foram marcados pelo goleador da equipe e artilheiro do campeonato, Luis Suárez que sozinho marcou 40 gols na temporada.
Como já falamos no tópico anterior, o maior goleador do campeonato espanhol da temporada 2015/16, foi o Uruguaio Suárez de 29 anos que marcou 40 gols na temporada. Todos estes gols foram marcados em 22 jogos. O atacante marcou gols em onze gols em casa e em onze gols fora de casa, o que mostra que independentemente se o jogador atua em casa ou fora de casa marca em ambos. A quantidade de gols marcados foram marcados da seguinte forma, em doze partidas ele marcou um gol em cada, em quatro partidas ele marcou dois gols em cada, em quatro partidas ele conquistou Hat-trick (3 gols na mesma partida) e marcou quatro gols em duas oportunidades, totalizando seus quarenta gols. O jogador uruguaio participou de 35 jogos na temporada do espanhol 2015/16 o que representa uma média de 1.14 gols por jogo.
Boas Apostas!