Gael Monfils – Milos Raonic (Open da Austrália)
Gael Monfils e Milos Raonic se enfrentam na madrugada desta terça para quarta feira em duelo válido pelas quartas de final do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada 2016. O vencedor do duelo fará a primeira semi final da carreira em Melbourne, já que Monfils nunca havia passado do quarto round e Raonic chegou no máximo nas quartas de final do torneio.
Gael Monfils chega nesta rodada de quartas de final sendo a grande surpresa dos que sobreviveram no Grand Slam australiano. O francês de 29 anos venceu na última partida o russo Andrey Kuznetsov com propriedade pelo placar de 3 a 1, parciais de 7-5, 3-6, 6-3 e 7-6. Para vencer a partida, Monfils executou 14 aces, 4 duplas faltas, colocou o primeiro serviço em quadra 62% das vezes, ganhou 81% dos pontos disputados com seu primeiro serviço e 63% com o segundo saque, foi quase perfeito nos pontos em que subiu À rede tendo conquistado 15 de 16 pontos nesta situação, quebrou o saque do adversário em 3 de 7 chances e conquistou 44 winners contra 32 erros não forçados. Monfils cedeu apenas duas chances de quebra em toda a partida, tendo sido quebrado nas duas oportunidades que cedeu à Kuznetsov.
Monfils ainda não havia perdido sets no torneio até o jogo do quarto round, tendo eliminado o japonês Yuichi Sugita na primeira rodada por 3 a 0, parciais de 6-1, 6-3 e 6-2, o compatriota Nicolas Mahut no segundo round por 3 a 0, parciais de 7-5, 6-4 e 6-1 e vitória sobre outro francês na terceira rodada por 3 sets a 0, parciais de 7-5, 6-3 e 6-2.
Para conquistar vaga nas semi finais da Austrália, Monfils terá que continuar sacando bem e demonstrar agressividade nas trocas de bola, mexendo bastante Milos Raonic na quadra durante os pontos. Monfils vem se mostrando em ótima forma subindo à rede e terá de executar esse movimento sempre que puder durante a partida contra o canadense Raonic.
Milos Raonic chega às quartas de final da Austrália após uma improvável vitória contra Stan Wawrinka, cabeça de chave número 4 do torneio, por 3 sets a 2, parciais de 6-4, 6-3, 5-7 4-3 e 6-3 em batalha de mais de 4 horas de partida. Raonic saiu vencendo os dois primeiros sets e parecia que conquistaria a vitória sem maiores problemas, porém viu o adversário empatar o jogo em 2 sets a 2 e voltou a fazer ótimo set para fechar a partida no quinto set. Para conquistar a vitória, Raonic disparou 24 aces contra 6 duplas faltas, colocou o primeiro serviço em quadra em satisfatórios 68%, conquistou 79% dos pontos com o primeiro serviço e 48% com o segundo saque, subiu bastante à rede tendo conquistado 54 de 83 pontos neste quesito, quebrou o serviço do adversário em 5 de 8 oportunidades e ainda conquistou 82 winners contra 53 erros não forçados.
A partida contra Wawrinka foi o primeiro jogo duro para Raonic na Austrália, já que na primeira rodada eliminou o francês Lucas Pouille por 3 sets a 0, parciais de 6-1, 6-4, 6-4, na segunda rodada despachou o espanhol Tommy Robredo por 3 sets a 0, parciais de 7-6, 7-6 e 7-5 e no terceiro round vitória sobre o sérvio Viktor Troicki por 3 sets a 0, parciais de 6-2, 6-3 e 6-4.
Milos Raonic é o número 14 do ranking da ATP e se quiser alcançar às semi finais não pode perder o foco durante o jogo contra Monfils como aconteceu no terceiro e quarto sets da partida contra Stan Wawrinka. O adversário desta madrugada de terça para quarta costuma perder a concentração fácil e quando isto ocorrer, Raonic tem que aproveitar para quebrar o saque do rival.
Monfils e Raonic já se enfrentaram em três oportunidades com vantagem para Monfils por duas partidas a uma.
Gael Monfils | 2-0 | Milos Raonic | Halle 2013 |
Gael Monfils | 2-1 | Milos Raonic | Stockholm 2011 |
Milos Raonic | W.O. | Gael Monfils | San Jose 2011 |
Para este confronto de quartas de final, Raonic entra como favorito em quadra e já demonstrou que pode ir longe ao derrotar um dos favoritos Stan Wawrinka. Monfils deve equilibrar a partida no início, mas sua pior forma física perante ao adversário deve complicar a vida do francês após o primeiro set. Tendo em vista a superioridade técnica de Raonic, o jogador deve ter uma diferença maior de 3 games vencidos com relação a Monfils ao término do confronto.