Fiorentina – Guadalajara (Copa Internacional dos Campeões)
Fiorentina e Guadalajara se enfrentam na próxima terça-feira, dia 16 de julho às 22h00, no Estádio SeatGeek Stadium (Bridgeview, Illinois). Este confronto é referente à 1ª fase da Copa Internacional dos Campeões, da temporada de 2019. Oficialmente, para estas equipes não há nenhum confronto direto, portanto, esta partida se constitui como o primeiro enfrentamento histórico para ambos. Mas já vale lembrar que estamos diante de equipes de estilo futebolístico diferente, sendo que o Guadalajara do México e a Fiorentina do futebol italiano.
A Fiorentina teve uma das piores campanhas da sua carreira na temporada passada pelo principal campeonato italiano (Serie A TIM). A equipe viveu tamanha irregularidade e situação muito crítica a ponto de correr o risco de ser rebaixada. Pois chegou a terminar as trinta e oito rodadas na décima sexta posição, ou seja, duas casas apenas acima da zona de rebaixamento, com quarenta e um pontos. Deixando para baixo de si o Genoa que teve trinta e oito pontos e acima de si ficou o Cagliari, que possuiu o mesmo número de pontos.
A situação da Fiorentina se agravou muito ter disputado vinte e quatro rodadas, já no segundo turno, mas antes do ápice da crise se instalar, conseguiu ter um empate frente o Udinese, em 1×1 fora de casa, em seguida, outro empate em 0x0 como Napoli, na sequência conseguiu sua última vitória da temporada, ao enfrentar o SPAL, a qual venceu de goleada por 4×1, na condição de visitante. Após isso, com alternância nos resultados, teve seis empates e oito derrotas. Vale lembrar que a equipe terminou os últimos cinco confrontos sem balançar a rede em nenhum deles.
Parecendo que não, a Fiorentina mesmo jogando na condição mandante, seu aproveitamento foi do mesmo modo muito crítico; de modo que nos seus últimos onze confrontos sem vencer, teve sete empates e sofreu quatro derrotas. De modo geral, no total de dezenove partidas a equipe conquistou apenas cinco vitórias e teve nove empates, sofreu cinco derrotas também. Não marcou gol nos últimos cinco deles. Desde o fim da temporada do futebol italiano, a Fiorentina não entrou no campo até aqui.
Provável Escalação: Lafont; Vitor Hugo, Biraghi, Pezzella, Milenković, Veretout, Benassi, Fernandes, Gerson, Muriel e Chiesa.

Pela Copa Mix do México, o Guadalajara teve um bom aproveitamento, tanto que no total de seis confrontos conseguiu conquistar três vitórias e teve mais dois empates, chegou a sofrer apenas uma derrota. Mas pelo campeonato Primera Division, o Guadalajara, pelo Clausura não terminou a campanha com bom aproveitamento. O time foi na décima quarta posição, somou apenas dezoito pontos de um total de dezessete rodadas, ou seja, quase uma média de um ponto somado por confronto.
Provável Escalação: Jiménez; Mier, Ponce, Pereira, Van Rankin, Molina, Pérez, López, Brizuela, Pulido e Sandoval.
Obs: conforme mencionado no parágrafo introdutório deste texto, as equipes em questão nunca haviam se enfrentando.
Este é o primeiro confronto direto histórico entre as equipes. Pois ambas não são do mesmo país. A Fiorentina após o fim de temporada na Europa, isto pelo campeonato italiano, no qual não fez uma boa campanha, chegou a terminar com quatorze jogos sem nenhuma vitória, dentre os quais teve seis empates e sofreu oito derrotas; e mais, nos últimos cinco deles não conseguiu consecutivamente balançar as redes adversárias. De igual modo, o Guadalajara, embora tendo sido um pouco diferente que o seu atual oponente, também não terminou bem sua campanha no campeonato mexicano, tanto é que chegou aqui com aproveitamento irregular nos últimos cinco jogos, dentre os quais teve apenas uma vitória e sofreu quatro derrotas. E mais, vem de duas derrotas consecutivas, isto recentemente, nos últimos amistosos de clubes. Portanto, com vista a esses dados, e a baixa ineficiente de ambos os setores ofensivos, é muito provável que este jogo venha terminar com poucos gols marcados.