A finalização dentro do MMA, ocorre quando o lutador aplica uma técnica que pode torcer, enforcar e até mesmo quebrar seu adversário, forçando seu oponente a desistir ou ter a luta interrompida pela decisão do árbitro. Geralmente o oponente vencido bate com a palma da mão no chão por três vezes, indicando ao juiz responsável pelo controle do combate que desistiu da luta, dando vitória ao adversário. Por muitas vezes, atletas não batem e são enforcados, chegando a desmaiar perdendo os sentidos. Outra possibilidade é a fratura de algum osso ou rompimento de articulações. Uma vitória por finalização as vezes pode não agradar tanto ao público, que muitas vezes prefere um combate sangrento e com muitos socos e chutes.
Para um bom espectador de MMA, alguém que realmente conheça do combate, as vezes se torna até mais interessante, ver uma técnica bem aplicada de um lutador que finalizou seu adversário. Alguns expectadores somente observam o aspecto físico dos atletas, porém é sempre bom ver um boxe afiado, um excelente muay thai, mas como é interessante ver alguns atletas vencerem suas lutas sem nem chegam a dar um soco em seu adversário, muitas vezes já no começo da luta, já dão a queda, colocam seus adversários para baixo e os finalizam, deixando todos perplexos. Este ó o nosso assunto abordado hoje, veremos as mais rápidas finalizações do UFC, todas elas em vinte segundos ou menos.
Finalizações em 20 segundos
Don Frye, Scott Morris e Dennis Hallman.
Don Frye, UFC 10: 20 segundos
Don Frye foi um dos pioneiros do MMA. Senhor de bigode finalizou Mark Hall em 20 segundos no UFC 10. Frye enfrentou este adversário por três vezes e venceu as três. Don Frye era conhecido por sua cara carrancuda e por seu porte físico avantajado apesar da idade. No Ultimate 10 realizado em 1996, Frye tinha 30 anos, agora sim ele é um senhor, atualmente com 50 anos.
Scott Morris, UFC 2: 20 segundos
No UFC 2, realizado em 1994, UFC qual foi vencido pelo lutador brasileiro Royce Gracie, Scott Morris em sua primeira luta como profissional de MMA, pegou Sean Daugherty com um chocante guilhotina sublime que gravou seu nome nos livros de recordes do UFC, ao menos por um tempo.
Dennis Hallman, UFC 29: 20 segundos
A luta de Matt Hughes com Dennis Hallman do UFC 29 realizado em dezembro de 2000, serviria como uma revanche, pois os dois já haviam lutado antes e Dennis havia vencido. Matt é um lutador lendário, só para deixar claro isso, Matt tem um cartel de 54 lutas com 45 vitórias. Matt tinha perdido sua primeira luta para Dennis em 1998 (sua primeira derrota na carreira), agora Matt iria pra cima com tudo, tentar dar o troco, porém sofreu uma nova derrota e desta vez de forma surpreendente. Ele acabou caindo em um cadeado de braço que o fez desistir da luta em impressionantes 20 segundos. Dennis é um lutador com um extenso cartel, foram 75 lutas com 53 vitórias, 41 por finalização, ou seja, um lutador especialista em finalizações que mereceu nosso comentário.
Finalização em 17 segundos
Terry Etim, UFC 138: 17 segundos
O lutador inglês de Liverpool, tem 1,85m com 70kg (Peso leve). O atleta não tem um cartel tão extenso, em sua carreira profissional teve até o momento 21 lutas, com 16 vitórias, 12 por finalização. Atualmente com 30 anos, está a mais de dois anos sem atuar profissionalmente.
Finalização em 16 segundos
Marcus Aurelio e Frank Shamrock.
Marcus Aurelio – UFC 13: 16 segundos
O nordestino de Fortaleza Marcus Aurelio, mais conhecido como “Maximus”, tem um cartel de 32 lutas, 22 vitórias e 10 derrotas. Uma observação importante é que Marcus nunca foi nocauteado nem finalizado. Todas as 10 derrotas foram por decisões dos juízes. No UFC 13, enfrentou Ryan Roberts e logo no começo da luta, descarregou uma série de socos derrubando seu oponente na tela. Poderia ter acabado com o adversário com uma sequência de socos, porém optou por ostentar sua faixa preta de jiu-jitsu e aplicar um cadeado de barço (armlock) e forçar seu oponente a bater no chão desistindo da luta.
Frank Shamrock, UFC Japão 1997: 16 segundos
Frank Shamrock, ex-lutador de Kickboxe e MMA. Atualmente com 43 anos, nascido em 1972, Frank disputou o UFC Japão em 1997 e derrotou o wrestler vencedor de medalha de ouro Olímpica, Kevin Jackson. Uma finalização em 16 segundos por chave de braço, deu a Shamrock o primeira cinturão de UFC de peso-meio-pesado, um título que defendeu por 4 vezes. Shamrock foi campeão além do UFC, também das seguintes organizações: WEC, Pacrase e Strikeforce.
Finalizações em 14 segundos
Joe Charles, Ronda Rousey e Justin Martin
Joe Charles, UFC 4: 14 segundos
Joe Charles, mais conhecido como “The Ghetto Man” (O homem Ghetto) teve uma estréia espetacular no MMA. Venceu sua primeira luta contra o opontente Kevin Rosier com uma finalização em 14 segundos no UFC 4. Porém apesar de ser encarado como uma promessa, Joe não deslanchou e acabou encerrando a carreira com um péssimo cartel de 19 lutas, com 6 vitórias e 13 derrotas.
Ronda Rousey, UFC 184: 14 segundos
Ex-campeão mundial de MMA, foi a última campeã peso-galo do Strikeforce e a primeira Campeã peso-galo Feminino do UFC. A judoca de 29 anos foi campeã medalha de ouro nos pan-americanos de judô em 2004-2005-2007.
Enfrentou Cat Zingano no UFC 184, luta que venceu por finalização aos 14 segundos. Sua adversária resolveu partir pra cima de Rousey a partir do sino de abertura, um tremendo erro. Este plano deu muito errado, já que a campeã a prendeu em uma de suas chaves de braço de marca registrada. Ronda tem um cartel de 13 lutas com 12 vitórias, perdeu o cinturão contra Holly Holm no UFC 193 por nocaute em 59 segundos do segundo round.
Justin Martin, UFC 12: 14 segundos
Na batalha contra Eric Martin, Justin Martin foi triunfante. Os dois norte-americanos se enfrentaram no UFC 12. Uma finalização impressionante de gancho de calcanhar em somente 14 segundos, claramente teve um grande impacto em Eric, já que esta era sua primeira e única luta de MMA, após isso abandonou a carreira profissional. O UFC 12 foi marcante para Vitor Belfort, que fez sua primeira participação em UFC com apenas 19 anos, vencendo o torneio e se tornando campeão mais novo do UFC.
Finalização em 9 segundos
Oleg Taktarov, UFC 6: 9 segundos
Oleg Nikolaevich Taktarov é o nome dele, o recordista de finalização mais rápida do UFC. O Russo é praticante de Sambo, Krav Magá, Jiu Jitsu e Judô. Tem um cartel de 24 lutas com 17 vitórias, 14 por finalização e 5 derrotas. Vinte e um anos se passaram e ninguém chegou nem remotamente próximo a marcar uma vitória de finalização mais rápida do que a vitória de Taktarov sobre Anthony Macias no UFC 6, do dia 14 de julho de 1995. Uma guilhotina que entrou para a história do MMA mundial.
Boas Apostas!