Taça de Campeão Mineiro de 2016.

Taça de Campeão Mineiro de 2016.

A grande final do Campeonato Mineiro já está definida e será entre Atlético Mineiro e América Mineiro. Mas antes de falar sobre os finalistas, contaremos como funciona a competição. Ao todo são doze equipes participantes da primeira fase da competição, as quais se enfrentam em jogos únicos e no fim desta fase os quatro melhores colocados classificam-se para as semifinais. Chegando nesta fase, o 1º colocado da primeira fase joga contra o 4º colocado e o 2º enfrenta o 3º, ambos os confrontos acontecem em jogos de ida e volta com o mando de campo da equipe com melhor campanha. A final também é disputada em partidas de ida e volta, e vale lembrar que o gol marcado fora de casa não conta como nenhuma vantagem, nem nas semifinais e nem na final.

O Clube Atlético Mineiro é o clube que mais venceu o campeonato estadual, com quarenta e três títulos ao longo dos anos, estando na frente de seu maior rival, o Cruzeiro, que conquistou o título da competição trinta e seis vezes. Já o Clube América Mineiro venceu o Campeonato Mineiro apenas quinze vezes, sendo o terceiro clube com mais títulos da competição. Uma observação importante é que o Estádio Independência será o palco dos dois jogos da grande final, pois o Atlético-MG também usa o Independência para seus mandos de campo.

Clássico mineiro

Escudos do América-MG e Atlético-MG.

Escudos do América-MG e Atlético-MG.

Depois de onze rodadas na fase inicial e mais duas partidas nas semifinais do Campeonato Mineiro, finalmente foram definidos os dois finalistas da competição. Diferente da maioria das últimas edições do campeonato, que geralmente tinham como finalistas o Atlético Mineiro e o Cruzeiro, a edição deste ano terá o América-MG e o Atlético disputando a taça do campeonato estadual. A partida de ida será no dia 01/05 às 16h no Estádio Independência, com o mando de campo do América. Enquanto a partida da volta será no dia 08/05 às 16h também no Estádio Independência, mas dessa vez com o mando de campo do Atlético.

O América será mandante na primeira partida, pois teve uma campanha inferior à seu adversário. A equipe terminou a fase classificatória na quarta colocação com dezoito pontos conquistados em cinco vitórias, três empates e três derrotas, resultando em um aproveitamento de 54,5% na fase inicial do campeonato. Passando de fase, o América enfrentou o Cruzeiro em jogos de ida e volta. A primeira partida foi na casa do América, no Estádio Independência, e terminou com a vitória por 2×0 do mandante. Já a partida de volta, dessa vez no Mineirão com o mando de campo do Cruzeiro, terminou empatada em 0x0, resultado que deu ao América Mineiro a vaga na final. Ao longo do Campeonato Mineiro, a equipe marcou dezesseis gols e sofreu onze, resultando em saldo de cinco gols positivos. O destaque do América é o meio-campista Osman, que marcou cinco gols e é o artilheiro da equipe.

Estádio Independência (Estádio do América-MG), palco dos dois jogos. Data: 24-04-2012 Local: Bairro Horto Crédito: Gil Leonardi - Secom MG

Estádio Independência (Estádio do América-MG), palco dos dois jogos. Data: 24-04-2012 Local: Bairro Horto Crédito: Gil Leonardi – Secom MG

O atual campeão do Campeonato Mineiro, Atlético Mineiro, terminou a primeira fase da competição deste ano na segunda colocação, atrás apenas do Cruzeiro. O Atlético conquistou vinte pontos em seis vitórias, dois empates e três derrotas, ficando com um aproveitamento de 60,6% e garantindo sua vaga na etapa seguinte do campeonato estadual. Nas semifinais, a equipe enfrentou o URT, empatando a primeira partida fora de casa em 2×2 e vencendo em casa por 2×0 a partida de volta. Ao longo do Campeonato Mineiro o Atlético marcou vinte e nove gols e sofreu treze, resultando em um saldo de dezesseis gols positivos. O destaque da equipe é o atacante Robinho, que acabou de chegar no elenco e já marcou nove gols, sendo o artilheiro do time e do campeonato. Além do também atacante Lucas Pratto, que vem mantendo o bom desempenho no time e que marcou cinco gols no Campeonato Mineiro sendo o segundo artilheiro do Atlético.

Se compararmos o histórico de partidas entre os dois finalistas, vemos uma boa vantagem por parto do Atlético-MG, que em 106 jogos venceu 52, além de 35 empates e 19 vitórias do América. Se compararmos jogos apenas pelo Campeonato Mineiro, foram 43 vitórias do Atlético, 28 empates e 16 vitórias do América. A última final do Campeonato Mineiro envolvendo as duas equipes aconteceu em 2012, quando o Atlético saiu campeão. Na ocasião a primeira partida, com o mando de campo do América, acabou empatada em 1×1 e a segunda partida, com mando de campo do Atlético-MG, o Galo venceu por 3×0.

Boas Apostas!