Cada vez que dois dos três integrantes na grande tríade de Istambul se encontram, os termómetros sobem e o clima é de apoteose total. Este sábado, na sexta rodada da Super Lig turca, Fenerbahçe e Besiktas se encontraram em um jogo “de loucos” que culminou com uma vitória do time local por dois a um.

Foto: "Sozu Skor"

Foto: “Sozu Skor”

O estádio Sukru Saracoglu, em Istambul, lotou para a receção do Fenerbahçe ao campeão Besiktas. Os rivais da metrópole otomana protagonizaram mais um espetáculo emotivo, equilibrado e muito “quente” dentro das quatro linhas, ou não estivéssemos a falar de uma partida que chegou ao fim com nada mais nada menos que cinco expulsões, duas para o Fenerbahçe, três para o Besiktas. Do lado do time local, o técnico Aykut Kocaman levou para o jogo os brasileiros Souza e Giuliano, enquanto Anderson Talisca foi o único brasileiro a representar as “águias negras” nessa partida.

O primeiro gol da partida surgiu logo aos 20 minutos do primeiro tempo, com Giuliano a converter com sucesso uma grande penalidade assinalada na sequência de uma falta cometida por Gary Medel. Até ao intervalo, o marcador não voltou a mexer, mas ambas as equipas recolheram às cabines sabendo que disputariam o segundo tempo reduzidas a dez unidades, curiosamente devido à expulsão de dois jogadores internacionais por Portugal: do lado do Besiktas, Ricardo Quaresma cometeu duas faltas duras e recebeu ordem de expulsão, sendo que Luís Neto, zagueiro ex-Zenit, recebeu cartão vermelho bem perto do intervalo. Os técnicos Aykut Kocaman e Senol Gunes se viram obrigados a arrumares suas equipas com apenas dez unidades para o segundo tempo. O técnico do Fener tirou Mehmet Ekici do jogo e lançou Mehmet Topal, enquanto Gunes optou por não fazer alterações de imediato.

O Fenerbahçe viria a dilatar a vantagem no segundo tempo, novamente na conversão de uma grande penalidade. Aos 40 do segundo tempo, Atiba Hutchinson, canadiano que já tinha cartão amarelo, tocou a bola dentro da área com a mão e o juíz Ali Palabiyik apontou para o castigo máximo. Ainda que Giuliano continuasse em campo, foi o holandês Vincent Janssen quem se encarregou de cobrar a grande penalidade, também com sucesso, para o fundo da rede à guarda de Fabri. Ryan Babel descontaria aos 42 do segundo tempo, ainda antes de Ismail Koybasi (Fenerbahçe) ser expulso por vermelho direto – esteve apenas 13 minutos em campo – e de Oguzhan Ozyakup também receber ordem de expulsão por acumulação de amarelos já em tempo de compensação.

Contas feitas, é a terceira força da cidade de Istambul que lidera o campeonato turco por esta altura, o Galatasaray, por conta da vantagem no “goal average”, contabilizando os mesmos 13 pontos que o Besiktas e o Goztepe  – o Gala só atua esta tarde diante do Bursaspor. A vitória permitiu ao Fenerbahçe encetar uma importante recuperação, ascendendo ao quarto lugar com 11 pontos.

Boas apostas!