FC Basel – SL Benfica (Liga dos Campeões)
FC Basel e SL Benfica enfrentam-se no St. Jakob-Park (Basel), às 15:45 do dia 27/09/17. Esta partida é válida pela segunda rodada da fase de grupos (Grupo A) da Liga dos Campeões 2017/18. O FC Basel chega para esta segunda rodada ocupando a quarta posição do grupo A com nenhum ponto conquistado. Em única partida disputada nestas condições acabou sendo superado fora de casa frente ao Manchester United (3-0). Neste confronto e atuando fora de seus domínios o Basel além de ter sido inferior no que diz respeito à posse de bola, também foi inferior nas finalizações.
A equipe neste confronto atuará em seus domínios. Desta forma, observaremos o seu rendimento nestas condições diante de seu principal campeonato, ou seja, a primeira divisão do futebol Suíço (Super Liga 2017/18). Nestas condições até o momento o Basel disputou cinco jogos, tendo vencido três, empatado um e perdido um, ou seja, além de ter sofrido apenas uma derrota, conquistou em sua maioria vitórias. Já sua média de gols marcados foi de 1.80 e de sofridos foi de 1.20, demonstrando que apesar do seu setor ofensivo estar funcionando, o defensivo vem deixando espaços para seus adversários. Outro dado é que no momento a equipe ocupa a quarta posição pelo seu campeonato.
É importante também observarmos que para esta partida a equipe chega com apenas duas vitórias diante de seus últimos sete jogos disputados, ou seja, partidas pela primeira divisão Suíça, Schweizer Pokal, onde se encontra nas oitavas de final e Liga dos Campeões. Se observarmos somente seu rendimento em seus domínios, a equipe do Basel apresenta números muito positivos, pois sofreu apenas uma derrota diante de seus últimos vinte e quatro jogos disputados por suas competições. Para este confronto a equipe não poderá contar com Mohamed Elyounoussi e Germano Vailatié, ambos lesionados.
Provável Escalação: Vaclik, Balanta, Suchy, Akanji, Riveros, Zuffi, Xhaka, Lang, Oberlin, Wolfswinkel.

Como o Benfica atuará fora de seus domínios neste confronto, observarmos o seu rendimento pelo seu principal campeonato, ou seja, a primeira divisão do futebol Português ( Liga Sagres), onde atuando fora de seus domínios em três jogos disputados, venceu um, empatou um e perdeu também um, ou seja, alternou seus resultados entre vitória, empate e derrota. Jogando nestas condições apresentou uma média de 1 gol marcado e uma média de também 1 gol sofrido, demonstrando desta forma um melhor rendimento defensivo fora de seus domínios.
Dado importante é que depois de duas derrotas, ou seja, uma pela Liga Sagres e também uma pela Champions League, o Benfica chega para este confronto sem perder há dois jogos seguidos, sendo um pela Copa da Liga e o seu último pelo Campeonato Português. Se observarmos somente seu rendimento como visitante, a equipe Portuguesa não vive um bom momento, pois venceu apenas um duelo diante de seus últimos seis disputados por diferentes competições. Para esta partida a equipe não poderá contar com Jardel, lesionado.
Provável Escalação: Varela, Luisão, Dias, Almeida, Grimaldo, Pizzi, Fejsa, Zivkovic, Cervi, Seferovic, Jonas.
Nestas duas partidas disputadas podemos observar que o Benfica leva vantagem no confronto direto após vencer uma partida. Também ocorreu um empate. Podemos também observar que apesar de apenas em um único jogo ambas marcarem, nos dois confrontos ocorreram dois gols. Destacando que o Basel em casa perdeu a sua única partida frente ao Benfica.
| Benfica | 1-1 | Basel | Liga dos Campeões 11/12 |
| Basel | 0-2 | Benfica | Liga dos Campeões 11/12 |
Para esta que é a segunda partida da fase de grupos, ambas as equipes não poderão pensar em perder, pois além de terem começado com derrota, se houver perdedor neste confronto, a sua chance de classificação ficará muito complicada. Outro dado importante é que o Benfica é ligeiramente o favorito, tendo marcado seus gols nos últimos dez jogos disputados por diferentes competições. Já o Basel marcou em dez dos seus últimos onze jogos no geral, deixando de marcar somente na derrota frente ao Manchester United pela primeira rodada da fase de grupos. Desta forma, onde ambas tem marcado gols e precisam de um resultado positivo neste confronto, deveremos estar diante de uma partida disputada de uma forma mais aberta e com chances para os dois lados, ou seja, optar por ambas equipes marcam – Sim nesta segunda rodada deverá ser uma boa opção. Lembrando que no primeiro duelo, o Benfica foi surpreendido dentro de casa e sofreu dois gols frente ao CSKA Moscou. Já o Basel sofreu três gols frente ao Manchester United.