Everton – Manchester City (Premier League)
Na grama de Goodison Park, situado na cidade de Liverpool, os times de Everton e Manchester City têm encontro agendado para o próximo sábado ao final da manhã (11h00 no horário de Brasília), por força da calendarização da rodada 33 da Premier League.
A equipe orientada pelo técnico David Moyes tem feito um bom segundo turno de campeonato e já tem a permanência praticamente assegurada no principal escalão do futebol inglês no próximo ano esportivo, procurando agora a melhor prestação possível até final dessa edição da Premier, sem grande pressão associada. É nessa condição que os “toffees” receberão a visita do grupo a cargo de Pep Guardiola, que muito abaixo do que pretendia em relação à briga pelo título de campeão, tem inclusive sentido dificuldades para garantir a qualificação para a Liga dos Campeões, de 2025/26. A vantagem dos “citizens” é bastante magra, neste momento, em relação a Chelsea e Aston Villa.
Análise Everton
A equipe do Everton tem vindo a protagonizar um trajeto globalmente equilibrado na corrida pelos seus principais objetivos de temporada, chegando a essa rodada 33 a ocupar o 13.º lugar da tabela classificativa da Premier League, com os mesmos 38 pontos de registro do Manchester United, um acima do Tottenham e cinco abaixo de Crystal Palace e Brentford. Em 32 partidas de campeonato, o saldo completo da equipe orientada por David Moyes (que regressou a Goodison Park a meio da época para substituir Sean Dyche) é de oito vitórias, 14 empates e 10 derrotas, com 34 gols marcados e 38 gols sofridos.
Sem perder há dois jogos consecutivos e com apenas uma derrota nas últimas nove aparições competitivas (por sinal na visita ao rival e líder Liverpool, pela margem mínima de 0-1, há três jogos atrás), o time do Everton atravessa um momento de grande equilíbrio ao nível do rendimento competitivo. Sendo certo que não tem vencido muitas vezes (apenas duas vitórias na última dezena de partidas), tem sido um conjunto bastante difícil de superar por parte de seus adversários. Na última rodada, no passado sábado, os “toffees” visitaram o 3.º classificado Nottingham e venceram, por 1-0, depois de um empate muito interessante, em casa, frente ao Arsenal (2.º), a 1-1, na rodada anterior.
Provável Escalação: Pickford; O’Brien, Tarkowski, Branthwaite, Mykolenko; Gueye, Garner; Harrison, Doucoure, Ndiaye; Broja
Análise Manchester City
A equipe do Manchester City cedo ficou arredada da possibilidade de revalidar a conquista do título de campeão nacional inglês, estando a realizar uma das piores temporadas desde que foi alvo de forte investimento no sentido de a tornar das mais competitivas no futebol por “Terras de Sua Majestade”. Neste momento, a formação de Guardiola é 5.ª classificada, com 55 pontos, um acima de Chelsea e Aston Villa, um abaixo do Newcsatle e dois abaixo do Nottingham. Em 32 partidas, o campeão inglês ainda em título somou 16 vitórias, sete empates e nove derrotas, com 62 gols marcados e 42 gols sofridos.
Sem perder há cinco jogos consecutivos e com três vitórias nas últimas quatro partidas realizadas, a equipe do Manchester City tem reforçado a ideia de que poderá encerrar a temporada a atravessar o melhor momento de forma do ano esportivo de 2024/25, que tem sido deveras complicado em termos de regularidade exibicional e estabilidade no rendimento. Na última rodada, o time terá conseguido uma belíssima injeção de moral, ao golear o Crystal Palace, por 5-2, revertendo uma desvantagem que chegou a ser de 0-2 com grande categoria. Nessa partida, o time de Pep Guardiola garantiu o regresso à boa forma, depois do empate sem sabor, a 0-0, na visita ao rival Manchester United, em Old Trafford, já depois dos triunfos contra Leicester (2-0, em casa) e Bournemouth (2-1, fora, na FA Cup).
Provável Escalação: Ederson; Lewis, Rúben Dias, Gvardiol, O’Reilly; Nico, Kovacic; McAtee, Gundogan, De Bruyne; Marmoush
Dica de Prognóstico
Com um estilo de jogo mais voltado para a fisicalidade, tendo em sua posse qualidades vincadas na organização defensiva coletiva do seu time, o Everton promete ser um osso duro de roer para a equipe do Manchester City, que não sorrirá perante outro resultado que não a vitória nessa partida da rodada 33. Bem pressionado na luta pela classificação para a Liga dos Campeões, a equipe de Guardiola deve entrar em campo concentrada e intensa na forma de gerir o encontro com mais posse de bola, sem deixar de atribuir importância à transição defensiva e aos lances de bola parada, onde o adversário tentará ser especialmente perigoso.
Assim sendo, se prevê um jogo onde os “citizens” dominem, é certo, mas onde as duas equipes passem muito tempo encaixadas taticamente e não seja criado um volume elevado de chances evidentes de gol iminente. Nesse sentido, a melhor solução de investimento estará cotada na Bet365 a 1.40, a favor de Menos de 3,5 gols, no mercado de Total de Gols do Jogo.
As Melhores Casas de Apostas