Estrela Vermelha Campeão da Copa dos Campeões 1990/91
Ao comentarmos sobre o Campeonato Sérvio, precisamos esclarecer que o país que inicialmente era a Iugoslávia, tinha oito unidades federais que passaram a ser seis repúblicas: Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Macedônia, Montenegro, Sérvia, e as duas províncias autônomas ficaram com a Sérvia: Kosovo e Vojvodina. O país também já foi chamado de Sérvia e Montenegro e passou por separação das Repúblicas em junho de 2006, quando Montenegro declarou independência, embora tenha passado por tantas dissoluções, os títulos do Estrela Vermelha serão contados em todos os períodos e dissoluções pelos que passaram o país.
O Estrela Vermelha é um dos principais times da República da Sérvia. O Clube foi vinte e cinco vezes campeão sérvio e três vezes campeão da Copa da Sérvia. Seu maior rival é o Partizan que detém a maior quantidade de títulos do país, vinte e seis títulos conquistados. Depois da separação das Repúblicas, o Partizan tem dominado totalmente o Campeonato Sérvio, foram um hexacampeonato de 2007/08 à 2012/13 e campeão de 2014/15. Já o Estrela Vermelha foi campeão em 2006/07, 2013/14 e agora em 2015/16, praticamente dividindo os títulos nacionais entre as duas principais equipes do país. Uma curiosidade sobre o clube é a atuação do sérvio Petkovic que atuou em alguns clubes do Brasil e que teve uma passagem marcante jogando pelos times do Rio Vasco, Fluminense e especialmente no Flamengo com seu famoso gol de falta dando o Tri para o Flamego sobre o Vasco em 2001. O sérvio foi jogador do Estrela Vermelha de 1991 à 1995, jogando cento e trinta e duas partidas e fazendo trinta e oito gols.
Petkovic controlando a bola no Estrela Vermelha em 1992.
O período auge do Estrela Vermelha foi na temporada de 1990/91, quando foi bicampeão Ioguslavo das temporadas 1989/90 e 1990/91, Campeão da Copa da Iugoslávia da temporada da 1989/90, Campeão da Liga dos Campeões da UEFA da temporada 1990/91 e Campeão Mundial Interclubes em 1991. O “Esquadrão”, como era chamado o time, era base da fortíssima seleção da Iugoslávia. O time passou pleo Bayer de Munique na semifinal da Liga dos Campeões, vencendo o primeiro jogo na Alemanha por 1×2 e garantindo a vaga em casa com um empate de 2×2. O Esquadrão venceu o Olympique de Marselha da França na final da Liga dos Campeões em uma decisão sem gols e que foi vencido por pênaltis. Naquela temporada ainda goleou o Colo-Colo do Chile por 3×0 e sagrou-se campeão mundial de 1991.
VÍDEO: Final do mundial interclubes de 1991 – Estrela Vermelha x Colo-Colo – clique aqui
Campeão Sérvio de 2015/16
Hugo Vieira, o artilheiro do Estrela Vermelha na temporada.
O clube Estrela Vermelha conquistou o título do Campeonato Sérvio de 2015/16 de maneira inédita já na vigésima sexta rodada. Após o título conquistado, venceu novamente na vigésima sétima rodada por 0x4 fora de casa. Antes mesmo de acabar o campeonato, vamos analisar a excelente temporada da equipe. Após vinte e sete rodadas, o time alcançou vinte e cinco vitórias, dois empates e nenhuma derrota, conquistando setenta e sete pontos. Seu ataque é poderoso e já alcançou oitenta gols, ou seja, uma média de 2,96 gols por jogo. Além disso, seu setor defensivo é o segundo melhor da competição, com dezoito gols sofridos. O time tem impressionantes sessenta e dois gols de saldo.
Um dos responsáveis pelos gols deste poderoso ataque é o atacante português Hugo Oliveira de vinte e sete anos responsável por dezenove gols. Outro destaque do time é o atacante sérvio Aleksandar Katai de vinte e cinco anos, responsável por quatorze gols do time. Um outro jogador que chama a atenção é o zagueiro argentino Luis Ezequiel de vinte e sete anos que tem nove gols pelo time. Outro jogador que contribuiu bastante também para o numero expressivo de gols foi o meia sérvio Slavoljub Srnic de vinte e quatro anos, com oito gols anotados. Esperamos que a equipe consiga aumentar ainda mais os números alcançados até agora, por isso vamos ficar atentos aos destaques, principalmente ao artilheiro Hugo Vieira, que pode figurar em algum dos grandes da Europa na próxima temporada.
Boas Apostas!