Espanha – Irlanda do Norte (Amistosos)
Em um jogo marcado para o próximo sábado, Espanha e Irlanda do Norte se enfrentam no gramado do Estádio Mallorca Son Moix, em Palma de Maiorca. A Espanha é uma das 24 seleções presentes na Eurocopa 2024 e este embate será o último com vista à preparação desse importante torneio. Já a seleção da Irlanda do Norte, tendo falhado o apuramento para a Eurocopa 2024, entra apenas em competição oficial em Setembro para disputar a Liga das Nações. E por essa razão, para a Irlanda do Norte este é meramente mais um jogo amistoso, onde até o seu selecionador poderá aproveitar para testar novas soluções, por forma a tornar a seleção mais competitiva.
Análise Espanha
A seleção nacional de Espanha é uma crónica candidata a vencer toda e qualquer competição que dispute. De facto, estamos a falar de uma seleção que ganhou tudo em pouco mais de 10 anos. La Roja é a 4ª seleção Europeia com mais títulos, com um total de 6. Desses 6 títulos 4 foram conquistados de 2008 para a frente. Precisamente em 2008 a Espanha conquistou o Europeu. Dois anos depois, em 2010 venceu o campeonato do Mundo, e dois anos depois novamente o Europeu 2012. E como se não bastasse ainda venceu a Liga das Nações na época 2022/2023. De facto foi uma “geração de ouro”, daquelas que se vêm de muitos em muitos anos, mas que com a conquista da Liga das Nações, a Espanha volta a mostrar que “está em alta”, e entra para esta Eurocopa 2024 para vencer.
Com uma fase de apuramento quase perfeita, La Roja consegue o seu passaporte para o Mundial que se realiza na Alemanha. Em 8 jogos, a formação espanhola conquistou 7 vitórias, 0 empates e apenas 1 derrota. Esse desaire foi no terreno da Escócia, pelo que daqui já percebemos que em casa não deu qualquer chance aos seus adversários. Venceu a Geórgia por (3-1), depois a Escócia por (2-0). Seguiu-se novo triunfo sobre Chipre, por (6-0) e por fim um (3-0) à Noruega. Intratável no seu processo defensivo, a Espanha, consentiu apenas 1 golo nesses 4 jogos em casa, onde marcou 14. É um saldo que deve deixar a Irlanda do Norte em alerta para este embate em Palma de Maiorca.
Desde a qualificação, a Espanha, realizou 3 jogos amistosos e registou 3 resultados distintos. Perdeu com a Colômbia (0-1), depois empatou (3-3) com o Brasil e fechou com um triunfo “gordo” sobre Andora por (5-0). Quem vê estes resultados apercebe-se que houve claramente um decréscimo no nível exibicional da formação espanhola, o que é natural. Esses jogos decorreram em momentos cruciais onde as equipas que cedem os jogadores estavam envolvidas nas mais importantes competições, como os campeonatos e até Liga dos Campeões. No entanto, este embate com a Irlanda do Norte, e sendo o último antes de iniciar a Eurocopa 2024, é natural que a Espanha se apresente mais perto do seu nível habitual.
Escalação Provável: U. Simon, Llorente, D. Vivian, P. Bubarsí e Grimaldo; Pedri, A. Garcia, Merino; L. Yamal, N. Williams e F. Torres
Análise Irlanda do Norte
A seleção nacional da Irlanda do Norte está muito longe daquela que chegou a surpreender sobretudo nas fases de qualificação para os campeonatos da Europa. De relembrar que a Irlanda no Norte foi sempre uma seleção das mais modestas na Europa. Foi sem surpresa que não conseguiu o apuramento para a Eurocopa 2024, depois de estar num grupo com Dinamarca, Eslovénia, ou Finlândia. Ficou na 5ª e penúltima posição do grupo H, apenas à frente de San Marino.
Nos 10 jogos que disputou, no grupo H, a Irlanda do Norte conseguiu somar apenas 9 pontos, fruto de 3 vitórias. Nos restantes jogos contou 7 derrotas. É em casa que a seleção da Irlanda do Norte ganha alguma força, e isso ficou provado quando recebeu e bateu a líder do grupo, a Dinamarca por (2-0). Os outros dois triunfos foi contra uma seleção que é muito difícil perder pontos – San Marino. A Irlanda do Norte venceu, em casa, por (3-0) e depois na condição de visitante por (0-2). Uma referência importante os golos apontados, que foram apenas 9, dos quais 5 foram decorrentes dos dois jogos com San Marino. E sofreu um total de 13 golos, terminando com um saldo negativo de 4 golos.
A Irlanda do Norte é claramente uma seleção que depende muito do seu factor casa. É aí que tem realmente os seus fervorosos adeptos que vivem a sua seleção de uma forma apaixonada e transmitem essa paixão e emoção para dentro das quatro linhas, aos seus jogadores. Por isso não estranha constatarmos que nos últimos 5 jogos, na condição de visitante, a Irlanda do Norte perdeu 3, empatou 1 e apenas venceu 1. Mesmo assim, não há como “ignorar” que nos últimos 3 jogos, a Irlanda do Norte apresentou bons resultados em jogos amistosos. Empatou com a Roménia (1-1) e foi vencer à Escócia por (0-1).
Escalação Provável: Peacock- Farrel; Hume, Ballard, McNair, Toal e Spector; McCann, Bradley, Charles e Price; J. Reid
Dica de Prognóstico
O favoritismo é muito grande para a formação de Espanha, isso nem está em causa. No entanto é preciso perceber qual o onze que irá subir ao relvado. Se for o onze base que irá estar nos principais jogos da Eurocopa 2024 será de esperar um ritmo de jogo mais pausado, com muita posse de bola e aí será natural que a Espanha não corra muitos riscos para fazer uma goleada. Já se subirem ao gramado jogadores habitualmente não titulares, esses deverão querer mostrar serviço e poderemos ter um jogo mais desnivelado em termos de marcador, uma vez que há muita qualidade nesta seleção espanhola. Assim, atendendo à forma como a Espanha joga, e que reduz muitíssimo a posse de bola para os seus adversários, é altamente provável que a Irlanda do Norte não tenha muitas chances para fazer golos. Assim, o mercado de ambas marcam não se deve verificar. Ambas equipas não marcam ainda cota a 1.52 e parece ser o mercado mais fiável, face à incerteza que acima descrevemos.
Casas de Apostas com os melhores Bónus
[betfair]