Eslovênia – Dinamarca (UEFA EURO 2024)
No próximo domingo, ao início da noite, em solo brasileiro, as seleções nacionais da Eslovênia e da Dinamarca medem forças pela 1ª rodada do Grupo C do Campeonato da Europa 2024, na MHPArena, na cidade de Stuttgart. Entre as principais surpresas do apuramento para esta Eurocopa, a equipe orientada pelo treinador Matjaz Kek realizou uma excelente fase de qualificação e chegou com grande mérito e de forma direta a esta fase de grupos. Sem grandes expectativas, correndo atrás do prejuízo na segunda participação de sempre, os eslovenos estreiam-se frente à experiente equipe de Kasper Hjulmand, que tem ambições novamente reforçadas ao tentar chegar à fase mais adiantada possível, sem deixar de sonhar com a presença na grande final. Com maior responsabilidade na corrida pelo apuramento para as oitavas de final, os dinamarqueses prometem entrar em campo com um senso de responsabilidade acrescido.
Análise Eslovênia
A seleção nacional da Eslovênia vai para a quarta aparição da sua história em fases finais das principais competições de futebol a nível mundial e europeu, tendo apenas a sua segunda participação no Campeonato da Europa, depois da estreia em 2000. Relativamente às Copas do Mundo, a equipe do leste europeu tem apenas duas presenças, a última das quais em 2010, há 14 anos. Em 2024, num grupo substancialmente complicado pela presença de equipes nacionais como Inglaterra, Dinamarca ou Sérvia, o grupo liderado pelo selecionador Matjaz Kek vai tentar usar a seu favor a ausência de grande pressão, já que o favoritismo recai sobre seus adversários.
Na fase de apuramento para o Euro 2024, a Seleção Eslovena terminou na 2ª posição da tabela classificativa, com uma ótima campanha de 22 pontos, empatada com a Dinamarca, quatro pontos à frente de Finlândia e Cazaquistão. Em 10 jogos de apuramento, a equipe de Kek conquistou sete vitórias, um empate e sofreu duas derrotas, marcando 20 gols e sofrendo nove.
Sem conhecer o sabor da derrota há seis jogos consecutivos, a Eslovênia chegará a esta estreia na fase final do Europeu. Na última jornada do apuramento, a equipe de Kek recebeu e venceu o Cazaquistão por 2-1, reagindo à derrota na Dinamarca (1-2), o único resultado negativo dos últimos 12 jogos dos eslovenos. Na recente reta final de preparação para esta fase final, os “dragões” venceram a seleção da Armênia por 2-1 e não foram além de um empate em 1-1 frente à Bulgária no último fim de semana.
Escalação Provável: Oblak; Karnicnik, Blazic, Bijol, Janza; Stojanovic, Cerin, Elsnik, Mlakar; Sporar, Sesko
Análise Dinamarca
A seleção nacional da Dinamarca não integra o grupo das principais potências históricas do futebol do Velho Continente, nem possui um grande palmarés para exibir, mas a verdade é que tem tido, ao longo dos últimos anos, gerações interessantes que lhe permitem ter um futebol equilibrado e sempre passível de surpreender alguns dos favoritos. Na última Eurocopa, a equipe orientada por Kasper Hjulmand chegou às semifinais, falhando por pouco a presença na grande final.
Esta presença no Campeonato da Europa 2024 é apenas a terceira consecutiva em grandes competições internacionais, dado que os dinamarqueses falharam a presença na prova da UEFA em 2016, mas competiram na edição de 2020, bem como nas últimas duas Copas do Mundo, em 2018 e 2022.
Contando, tal como seu adversário, com apenas uma derrota nos últimos 12 jogos, a Seleção Dinamarquesa atravessa um bom momento em termos de ânimo e psicologia, devido à recente série de três vitórias consecutivas e dos oito triunfos nos últimos 10 jogos. Por sinal, a única derrota surgiu na última rodada do apuramento para o Euro, onde a Dinamarca já estava apurada e relaxou na visita à Irlanda do Norte, perdendo por 0-2 como colheita. Em março, os “dannebrog” empataram com a Suíça (0-0) e venceram as Ilhas Faroé (2-0), reforçando a confiança neste mês de junho com vitórias frente à Suécia (2-1) e à Noruega (3-1), seleções vizinhas do norte europeu.
Escalação Provável: Ronnow; Jelert, Kjaer, Verstergaard, Kristiansen; Hjulmand, Hojbjerg, Jensen; Dreyer, Hojlund, Damsgaard
Dica de Prognóstico
Sem muito a perder em um grupo que se prevê teoricamente complicado, a Eslovênia promete assumir uma postura equilibrada nesta partida de estreia, sem deixar de tentar aventurar-se na busca pelos três pontos, especialmente porque terá um duro confronto com a Inglaterra na última rodada. Com sua força residindo principalmente no coletivo, os eslovenos enfrentarão um adversário que é mais qualificado do ponto de vista técnico e tático. Assim, a Dinamarca deverá tentar imprimir uma fluidez mais evidente em seus processos de dinâmica ofensiva, prometendo criar alguma dificuldade à organização defensiva eslovena, principalmente através da criatividade de jogadores como Hojbjerg ou Damsgaard e da fisicalidade de Rasmus Hojlund. Espera-se, portanto, um jogo bem disputado e intenso, com duas equipes que possuem versatilidade e qualidade na forma como atacam, prometendo criar um volume interessante de oportunidades claras de gol durante os 90 minutos. Neste sentido, a aposta no mercado de Mais de 1,5 gols, cotado a 1.40 na Bet365, parece ser a melhor solução de investimento.
Casas de Apostas com os melhores Bónus
[betfair]