Eran Zahavi atuando na Liga dos Campeões 2015/16.

Eran Zahavi atuando na Liga dos Campeões 2015/16.

Entre tantos campeonatos e tantos craques no futebol mundial, buscamos um destaque nem um pouco tradicional para comentarmos, trata-se do meia ofensivo israelense Eran Zahavi de 28 anos, o atleta joga atualmente no clube israelense Maccabi Tel Aviv. O jogador foi revelado no rival Hapoel Tel Aviv, onde atuou de 1993 à 2003 e depois em uma segunda passagem em 2005 à 2011. Eran Zahavi chegou ao Maccabi em 2013 para fazer história, até agora em 151 jogos disputados pelo clube, Eran Zahavi marcou 110 gols. O Maccabi é o atual tri campeão da principal liga do país, a Premier League israelense, porém falaremos mais sobre o time no tópico seguinte. O Jogador vem se destacando por marcar muitos gols e ter muitas  assistências na competição. Dentre os destaques nos últimos anos, está  o prêmio de mais assistências na temporada de 2010/11 quando ainda atuava pelo Hapoel Tel Aviv , ano em que foi garçom de seus companheiros, mostrando pensar no coletivo e no resultado da equipe. Nos anos seguintes, se destacaria por jogadas e habilidade, mostrando ser um jogador completo, foi eleito o melhor jogador israelita nas temporadas de 2013/14 e 2014/15. Não ficou por aí,  o jogador alcançou muitos gols, se tornando nas mesmas temporadas artilheiro da Premier League israelense em 2013/14 com 29 gols e em 2014/15 com 27 gols.

Por enquanto na temporada 2015/16 o jogador já marcou vinte e oito gols e é o atual artilheiro da competição. O jogador tem sido cotado como um dos que podem concorrer ao prêmio chuteira de ouro da UEFA, prêmio dado ao maior goleador de campeonato nacional, porém os gols em Israel valem 1.5  pontos na tabela da UEFA, o que tira consideravelmente a vantagem do goleador israelita. Segundo a UEFA, órgão que administra o futebol europeu e que premia o chuteira de ouro, gols marcados pelo campeonato Italiano, Inglês, Alemão, Espanhol e Português, valem 2 pontos.   Nas ligas Francesa, Austríaca, Belga, Búlgara, Tcheca, Croata, Escocesa, Grega, Holandesa, Norueguesa, Polonesa, Russa, Sérvia, Suíça, Turca, Ucraniana e inclusive israelense, valem apenas 1.5 pontos. Porém, mesmo que não vença a chuteira de ouro, Eran Zahavi merece nosso destaque, trata-se de um excelente jogador e goleador, muitos já cogitam sua vinda para um dos grandes times da Europa.

Maccabi Tel Aviv

Escudo do Clube Maccabi Tel Aviv

Escudo do Clube Maccabi Tel Aviv.

O Maccabi Tel Aviv é o mais antigo clube de futebol de Israel, foi fundado em 1906 e tem sua sede na capital de Israel, Tel Aviv. Quando vamos buscar a etmologia da palavra Maccabi, o significado do nome Maccabi é: “Quem é como tu entre os deuses”, em referência a Yahweh, Deus dos judeus do antigo testamento da bíblia, tanto cristã como judaica. O povo judeu tem como característica marcante exaltar seu Deus, outra característica também é a estrela de David no escudo do time, um símbolo que representa o povo judeu, inclusive em sua bandeira nacional.

O Clube Maccabi Tel Aviv é o clube do futebol israelense que mais tem títulos no país, tendo conquistado 21 ao total. Seu maior rival é o Hapoel Tel Aviv que tem 13 títulos. O campeonato é jogado desde 1932, já teve vários nomes e tualmente conhecida como Ligat Há Al, ou simplesmente Liga Israelense.  O clube Maccabi participou da Liga dos Campeões 2015/16 na fase de grupos no grupo G, juntamente com Chelsea, Porto e Dynamo de Kiev, porém teve uma péssima passagem marcando apenas um gol e tomando dezesseis em seis jogos. O único gol da equipe foi de Eran Zahavi, na derrota por 1×3. Além de ser a equipe mais antiga e mais vitoriosa de Israel, a equipe é a única que nunca foi rebaixada da primeira divisão da liga israelense.

Eran Zahavi troca socos com torcedor

Eran Zahavi e torcedor do Hapoel brigando durante partida.

Eran Zahavi e torcedor do Hapoel brigando durante partida.

No final de 2014 ocorreu um fato lamentável em um jogo na Liga Israelense em um jogo entre Maccavi Tel Aviv e Hapoel Tel Aviv um clássico regional, quando Eran Zahavi fez um gol empatando a partida em 1×1 e provocou a torcida da casa do time do Hapoel. Um torcedor do Hapoel invadiu o campo e agrediu o jogador, ambos trocaram socos e pontapés. Eran Zahavi foi expulso pelo árbitro, e o jogador chamou os companheiros de equipe para que abandonassem o campo, mas ninguém o seguiu. O jogador foi escoltado ao túnel dos vestiários enquanto era atingido por objetos lançados pela torcida.

Insatisfeitos com a expulsão, torcedores do Maccabi entraram em campo para protestar. Com 43 minutos de jogo o árbitro suspendeu a partida por falta de segurança.  “É uma mancha para o futebol israelense. Não me importa de quem é a culpa, ambas equipes devem ser punidas de forma exemplar. Estou muito triste. O futebol é só um esporte e não a guerra que vivemos essa noite”, declarou o técnico do Hapoel, o ex-jogador israelense Eyal Berkovic. Embora personagem desta cena lamentável, Eran Zahavi é um excelente goleador, veja os vídeos sobre a briga e alguns belos gols do jogador.

Vídeo as cenas da briga no clássico israelense: clique aqui

Vídeo de alguns gols de Eran Zahavi: clique aqui

Boas Apostas!