Foto: "EFE"

Foto: “EFE”

Tite anunciou, ao final da manhã, a lista de convocados da seleção brasileira para as partidas com Uruguai e Paraguai, válidas pelas eliminatórias da zona sul-americana para a Copa do Mundo 2018. Nota para algumas novidades nos nomes que integram a convocação.

Ederson, Diego e Diego Souza são as principais novidades na lista de convocados de Tite para os embates com Uruguai – 23 de março, em Montevidéu – e Paraguai – 28 de março, em São Paulo -, mas não se pode dizer que as chamadas dos três atletas constitua uma surpresa. Nos últimos dias, a imprensa brasileira especulou bastante sobre os possíveis convocados e os três nomes estiveram sempre em cima da mesa. Sem o lesionado Gabriel Jesus, atacante decisivo no início de ciclo de Tite com a “Canarinha”, a seleção brasileira enfrenta uma dupla rodada que poderá ser decisiva nas contas do apuramento para o torneio do próximo ano que vai ser jogado na Rússia.

Ederson

A chamada do goleiro Ederson figurava quase como uma certeza. Taffarel viajou para Lisboa com o intuito de observar Ederson no encontro entre Benfica e Borussia Dotmund, no estádio da Luz, ficando muito bem impressionante com as qualidades do jovem guardião. Alisson (Roma) e Weverton (Atlético-PR), sem surpresa, completam o lote  de escolhas para a defesa das redes da seleção nesse dois jogos com Paraguai e Uruguai. Estreia à vista para o habitual titular das “águias” portuguesas, que contam também com Júlio César no elenco.

Diego Souza

Diego Souza é o exemplo perfeito de que o amistoso com a Colômbia em jeito de homenagem às vítimas do desastre da Chapecoense não serviu meramente para cumprir um dever moral, mostrando suas qualidades a Tite. Com anotações positivas no duelo frente aos “Cafeteros” e um bom percurso no Brasileirão 2016 com a camisa do Sport Recife, o jogador legitimou sua convocação, surgindo no lugar de Gabriel Jesus, embora o centro da frente do ataque deva ser ocupada por Roberto Firmino. Recorde-se que na última edição do Brasileirão, Diego Souza fez 14 gols.

Diego

O “outro Diego” da convocatória volta a vestir uma camisa que bem conhece. Em bom plano nesse regresso ao Brasil para representar o Flamengo, o desempenho de Diego legitima a chamada de Tite, embora a concorrência para uma vaga no meio-campo seja forte. Tal como o seu homónimo Souza, Diego foi bem no amistoso com a Colômbia, recebendo até elogios de Tite nesta conferência após divulgação dos convocados. A imprensa brasileira escreve que a chamada à seleção deixou o meia do Flamengo em lágrimas de alegria.

O seleccionador vai ter uma “dor de cabeça” positiva para escalar o meio-campo da equipa, isto atendendo tanto à qualidade dos elementos convocados como ao momento de forma que alguns atravessam. Casemiro, Diego, Fernandinho, Giuliano, Paulinho, Phillipe Coutinho, Renato Augusto e Willian completam o lote de escolhas para esses dois desafios. Destaque particular para Giulano, um dos jogadores mais influentes nos russos do Zenit de São Petersburgo.

Lista Completa:

Goleiros
Alisson (Roma)
Weverton (Atlético-PR)
Ederson (Benfica)
Zagueiro
Gil (Shandong Luneng)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)
Laterais
Daniel Alves (Juventus)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luis (Atlético de Madri)
Marcelo (Real Madrid)
Meio-campo
Casemiro (Real Madrid)
Diego (Flamengo)
Fernandinho (Manchester City)
Giuliano (Zenit)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Renato Augusto (Beijing )
Willian (Chelsea)
Atacantes
Diego Souza (Sport)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Firmino (Liverpool)
Neymar (Barcelona)
Boas Apostas!