Nesta segunda-feira (25) foram definidos os dois dos oito confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Com a última rodada dos Grupos A e B, ficaram definidos os dois primeiros colocados de cada grupo e por consequência quem enfrentará quem na próxima fase do Mundial de 2018. No dia 30/06 as oitavas de final da Copa do Mundo será aberta com uma partida entre Uruguai x Portugal, enquanto no dia 01/07 será a vez de Espanha x Rússia para definir um dos classificados para as quartas de final do Mundial. As outras vagas das oitavas de final da competição serão definidas até quinta-feira, valendo lembrar que os dois confrontos de cada grupo serão realizados no mesmo horário nesta terceira rodada para evitar fraldes.

Grupo A

Cavani comemorando seu gol contra a Rússia.

Cavani comemorando seu gol contra a Rússia.

Nas duas primeiras rodadas do Grupo A, a Rússia foi quem surpreendeu e deu show. Fazendo o primeiro jogo do Mundial por ser a anfitriã, a seleção russa goleou a seleção da Arábia Saudita por 5×0 num jogo onde o jovem atacante Cheryshev se destacou, marcando dois gols depois de entrar no lugar de Dzagoev, então principal jogador no ataque russo. Já os uruguaios venceram com muita dificuldade o Egito por 0x1, gol marcado aos 45 minutos do segundo tempo pelo zagueiro Giménez. Na rodada seguinte, os russos novamente venceram com um placar elástico, 3×0 contra o Egito, enquanto a seleção do Uruguai venceu mais uma vez por 1×0, agora contra a seleção saudita.

E nesta segunda-feira, as seleções da Rússia e do Uruguai jogaram na Arena Samara às 11hrs (horário de Brasília) para definirem quem ficaria com a primeira posição do Grupo A. Embora tenha goleado nas duas primeiras rodadas, a seleção russa não conseguiu segurar o forte ataque uruguaio e acabou derrotada por 3×0, gols de Luis Suárez, Cheryshev (a Fifa validou o gol como “contra” porque o atacante russo desviou a bola no chute do de Laxalt) e Cavani, que ainda não tinha feito seu gol no Mundial e marcou aos 45 minutos da etapa final para fechar o placar. Com esse placar, a seleção do Uruguai terminou na liderança do Grupo A, enquanto a Rússia acabou ficando com o segundo lugar.

Grupo B

Quaresma comemorando seu gol contra o Irã.

Quaresma comemorando seu gol contra o Irã.

Num dos grupos mais desequilibrados da Copa da Rússia, Espanha e Portugal fizeram aquilo que se esperava deles. Logo na primeira rodada do Grupo B, as duas melhores seleções do grupo se enfrentam no melhor jogo do início da Copa do Mundo e terminaram com um ponto para cada uma, já que empataram em 3×3, destaque para os três gols de Cristiano Ronaldo, que na época assumiu a artilharia do Mundial. Na rodada seguinte, os espanhóis e portugueses venceram pelo placar mínimo as seleções Irã e Marrocos, respectivamente, e assim empataram em praticamente todos os critérios de desempate.

Já na última rodada, também disputada na segunda-feira, Espanha e Portugal suaram para garantirem suas vagas nas oitavas de final. Os espanhóis, que enfrentaram a já eliminada seleção de Marrocos, ficaram duas vezes atrás do placar e arrancaram um empate em 2×2 nos minutos finais graças a um gol validado pelo VAR (árbitro de vídeo). Do lado português, que precisava vencer para ficar em primeiro do Grupo B, o jogo contra o Irã também não foi fácil, já que mesmo saindo na frente, Portugal sofreu com o ataque iraniano, viu Cristiano Ronaldo perder um pênalti e sofreu um gol no final da partida, correndo o risco de ser eliminada. No fim, Portugal conseguiu segurar a pressão adversária e garantiu o empate, ficando em segundo no Grupo B por ter um gol marcado a menos que a seleção da Espanha, líder.