Chegou ao Atlético Mineiro proveniente do rival Estadual América sem criar grande expetativa na torcida. Encarado primeiramente como uma alternativa para Roger, o jogador tem se destacado e está ser um dos melhores desse arranque do “Galo”. Mesmo para o torcedor mais desatento que não tenha assistido às três partidas oficiais já realizadas, o fato de ter três golos no mesmo número de rodadas do Mineiro 2017 não passa em claro.

Foto: "Bruno Cantini/Atlético"

Foto: “Bruno Cantini/Atlético”

Com o rebaixamento do América Mineiro à Série B, o Atlético aproveitou a oportunidade para garantir os serviços de Danilo, jogador que no rival Estadual do “Galo” atuava maioritariamente pela lateral. A história de Danilo com o Atlético Mineiro começou bem antes de se transferir para o clube, uma vez que ficou marcado pela torcida alvinegra ainda na final do Mineirão 2016. Danilo foi o autor dos gols que deram a vitória ao “Coelho” sobre o “Galo” na decisão do Estadual, registro que não se apagou apresar da segunda metade de temporada muito fraca em termos de prestação no Brasileirão. Danilo foi utilizado com frequência, mas nunca conseguiu contrariar o rumo dos acontecimentos numa campanha em que a descida do América se tornou uma certeza praticamente a meio do campeonato.

Na Cidade do Galo, aos 25 anos, Danilo encontra tudo o que precisa para se afirmar antes de atingir seu auge como jogador: Uma estrutura muito profissional e estabilidade para trabalhar. De olhos na possibilidade de disputar a Libertadores com a camisa do “Galo”, Danilo não perdeu tempo para mostrar aquilo que pode valer a Roger, apesar de até estar a atuar numa posição diferente da habitual. A titularidade de Fábio Santos pela lateral esquerda, jogador que Roger quer no onze titular, fez Danilo subir no terreno e jogar no meio-campo. Credenciado por sua propensão ofensiva pela lateral, a jogar como meia, Danilo virou uma das principais armas do “Galo” no setor ofensivo. Após o mais recente desafio com o Uberlândia que permitiu ao Atlético Mineiro descolar desse mesmo adversário e continuar na frente com o percurso 100 por cento a par do rival Cruzeiro, Fred, referência ofensiva do time, deixou elogios às prestações de Danilo: “”Ele está sendo decisivo para nós. Estava um jogo truncado, com muita dificuldade, no abafa. Mas a estrela dele está brilhando. O que ele tem feito só nos ajuda. Estou muito feliz por ele e pelo que conseguimos fazer principalmente a partir dos 30 do segundo tempo”, afirmou.

Depois de ter feito dois gols na deslocação ao terreno do Tombense, Danilo foi titular contra o Joinville mas não conseguiu encontrar o caminho para a rede defendida pelo goleiro Matheus Albino. Na mais recente partida contra a Uberlândia, seu gol foi decisivo para o desempenho do “Galo”. O Atlético Mineiro estava com muitas dificuldades para se superiorizar ao Uberlândia no Independência, jogando mal, lentamente, com poucas ideias. O gol de Danilo Barcelos a cerca de 13 minutos do fim permitiu ao Atlético elevar o nível e construir um resultado dilatado, completado com gols de Rafael Moura e Fred, as duas principais armas ofensivas do time para essa temporada que levaram inclusive à saída de Lucas Pratto para o São Paulo.

Apesar de seus bons números ofensivos nesse início de época, Danilo é sobretudo um médio que dá equilíbrio à equipa, até porque possui a “escola” de lateral e é muito importante na cobertura do espaço vazio pelos corredores, nas costas dos laterais. O próprio Danilo admitiu que se entende bem com Fábio Santos e o próprio lateral até admitiu que sente mais liberdade para subir com Danilo no pelo meio, por conta de fazer suas costas.

Boas Apostas!