Cuca, Tri-campeão pelo Grêmio.
O curitibano Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, atualmente com 52 anos foi jogador de futebol atuando como atacante e ao se aposentar da carreira de jogador, passou a ser técnico, com passagens por vários clubes. Como jogador atuou por onze clubes:
– Iniciou no Santa Cruz do Rio Grande do Sul em 1984;
– Juventude 1985/86;
– Grêmio em 1986 e ficou até 1989 (maior período que ficou em um clube);
Tri Campeão Gaúcho: 1988/89/90
Campeão da Copa do Brasil: 1989
Campeão da Supercopa do Brasil: 1990
– Valladollid (Epanha) em 1990;
– Grêmio em 1990;
– Internacional em 1991;
Campeão Gaúcho: 1991
– Palmeiras em 1992;
– Santos em 1993;
– Portuguesa em 1994;
– Remo em 1994;
Campeão Paraense: 1994
– Juventude em 1995;
– Chapecoense em 1996;
– Coritiba em 1996. (Clube qual se aposentou).
Cuca treinador
Cuca treinador do Flamengo (Campeão carioca em 2009).
Cuca iniciou sua carreira de técnico após a aposentadoria pelo Coritiba, arquirrival de seu time do coração (Clube Atlético Paranaense), time qual nunca jogou nem nunca treinou. O primeiro clube que treinou foi o Uberlândia em 1998, onde ficou por um ano. Depois passou por Avaí, Brasil de Pelotas, Inter de Limeira, Remo, Lages, Inter de Lages, Gama, Criciúma, Paraná. Declarado por muitos como azarado, Cuca justificou esta fama em muitas passagens. Um dos exemplos foi o São Paulo, quando foi desclassificado na semifinal da Libertadores em 2004 pelo Once Caldas, mas que deixou uma excelente base para a conquista do mundial de clubes que o clube conquistaria em 2005. Foi rebaixado com o Grêmio, ficou dois meses no Flamengo em 2005 e foi demitido, cinco meses no Coritiba em 2005 e foi demitido, São Caetano no final de 2005 mas não teve sucesso.
Porém em 2006 Cuca chegou no Botafogo e iniciou um trabalho de dois anos que o colocou entre os melhores técnicos do Brasil. Cuca foi responsável pelo time do Botafogo que contava com jogadores como: Dodô, Zé Roberto, Lúcio Flávio e Jorge Henrique. Em 2007 a equipe chegou a liderar o brasileirão da 6ª até a 18ª rodada mas não conquistou o campeonato. Acabou também sendo desclassificado da Copa Sul-americana e perdendo a final do Carioca para o Flamengo em 2008. A seca de títulos tirou Cuca do Botafogo.
Cuca chegou ao Flamengo em 2009 e conquistou o Tri campeonato do Flamengo, justamente sobre o Botafogo, ex-clube, mas foi demitido após 34 jogos. Cuca teve 19 vitórias, 13 empates e apenas 7 derrotas. Coisas da vida. Cuca foi para o Fluminense em 2009 para apagar incêndio, livrou o Fluminense do rebaixamento e ainda conseguiu um vice-campeonato Sul-americano. Após o fracasso no carioca de 2010, foi demitido. Chegou ao Cruzeiro em 2010 com contrato até 2011. Foi vice campeão brasileiro em 2010, campeão mineiro em 2011, porém após uma eliminação precoce na Libertadores de 2011, foi demitido. E então finalmente Cuca chegava no Atlético Mineiro, tema do próximo tópico.
Cuca, um técnico campeão da Libertadores
Atlético Mineiro, Campeão da Copa Libertadores de 2013
O famoso técnico que foi campeão da Copa Libertadores da América pelo Atlético Mineiro em 2013, chegou no Atlético Mineiro em 2011 e livrou o clube do rebaixamento para série B naquele ano. Em 2012 foi campeão mineiro de forma invicta, fato que não ocorria há 36 anos pelo clube. Pela Copa do Brasil foi eliminado nas oitavas de final pelo Goiás, após 14 partidas invictas. Com isso, Cuca focou no brasileirão e foi vice-campeão brasileiro, somente 6 pontos atrás do Fluminense de Fred que foi campeão daquele ano. Mas o Atlético Mineiro acabou conquistando uma vaga para a Libertadores, vaga que o time não conquistava a mais de dez anos. Em 2013 foi campeão da Taça Libertadores da América, primeiro título do torneio conquistado pelo clube. No elenco tinham grandes jogadores como o goleiro Victor, os irmãos Richarlyson e Alecsandro, Guilherme, Diego Tardelli, Luan, Jô, Ronaldinho Gaúcho. O Atlético venceu o Olímpia do Paraguai nos pênaltis.
Cuca na China
Montillo, Cuca e Aloisio na chegada ao Shandong Lugneng.
Após ser campeão da Libertadores em 2013 pelo Atlético Mineiro, foi disputar o mundial de clubes, porém após ser derrotado pelo Raja Casablanca por 3×1, foi confirmada a sua saída do clube mineiro. Cuca então iria para o futebol chinês treinar o Shandong Luneng. Estreou com vitória e conquistou títulos pelo clube. Cuca foi campeão da Copa da China na primeira temporada e em 2015 conquistou a Supercopa da China. Já no nacional não teve tanto êxito, acabando o campeonato em terceiro lugar, mas garantindo uma vaga para a Champions da Ásia. Porém acabaram sendo eliminados na fase de grupos. Em dezembro de 2015, Cuca deixou o clube chinês, sendo substituído por Mano Menezes.
Cuca e o Palmeiras
Cuca e Aldair comemorando gol do Palmeiras (Campeonato Paulista de 1992).
Cuca vinha sendo sondado desde junho de 2015, quando Cuca ainda tinha vínculo com o time Chinês. O Palmeiras acabou contratando o então bi campeão Marcelo Oliveira, que teve um aproveitamento de 52,2% com um total de 24 vitórias, 11 empates e 18 derrotas. Cuca rescindiu com o time Chinês em dezembro de 2015, alegando problemas familiares.
Além de ter sido jogador do Palmeiras outro ponto que facilitou a vinda do técnico para o Palmeiras, foi a amizade de seu empresário Eduardo Uram com o então diretor de futebol do Palmeiras Alexandre Mattos. O auxiliar Cuquinha, seu irmão mais novo, e Eudes Pedro dos Santos, analista de desempenho, também chegam no Palmeiras. O contrato do técnico vai até dezembro deste ano. Cuca jogou pelo Palmeiras em 1992, no início da era Parmalat, atuou 24 jogos e fez 7 gols, não conquistou nenhum título.
Parece que a notícia da contratação do novo técnico fez bem aos ares do Palmeiras, que venceu neste domingo o clássico contra o São Paulo por 2×0, partida comandada pelo técnico interino Alberto Valentim. Agora a maior preocupação para Cuca será a Copa Libertadores da América, pois o clube não começou muito bem a competição, inclusive esta foi uma das causas da demissão de Marcelo Oliveira. Em três partidas o time conquistou 4 pontos, empatou o primeiro jogo fora de casa contra o River Plate do Uruguai em 2×2, venceu em casa o Rosário Central por 2×0 e perdeu em casa a última partida por 1×2 para o Nacional do Uruguai, o que culminou na demissão de Marcelo Oliveira. O Palmeiras agora terá que se recuperar em duas partidas fora de casa e encerrando com o último jogo em casa contra o River Plate do Uruguai, função que Cuca tem obrigação de dar conta.
Boas Apostas!