Corinthians – Barcelona SC (Copa Libertadores)
Ao início da noite dessa próxima quarta-feira, a equipe do Corinthians tentará uma virada histórica no jogo de volta da 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase final da Copa Libertadores, diante do time do Barcelona SC, depois da derrota por 0-3 no Equador, no jogo de ida. A partida realizar-se-á no gramado da Neo Quimica Arena, na cidade de São Paulo.
O conjunto orientado pelo treinador argentino Ramon Díaz chegará a essa partida debaixo de enorme pressão, depois da derrota por três gols na visita ao Equador da última semana, ainda que esteja a realizar um bom início de temporada a nível interno, em especial depois de ter confirmado a qualificação para a grande final do Campeonato Paulista no último fim-de-semana. Pela frente, o “Timão” terá a equipe às ordens do técnico Segundo Castillo, que até poderá perder por dois gols de diferença sem comprometer o objetivo da classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores. Apesar disso, os equatorianos perderam com estrondo para o seu campeonato no fim-de-semana e existe curiosidade para perceber como retornarão à competição.
Análise Corinthians
A equipe do Corinthians tem vindo a realizar um bom início de temporada em termos gerais, exceção feita, claro está, à situação comprometedora que o time vive na tentativa de se classificar para a fase de grupos da Copa Libertadores. Na fase regular do Campeonato Paulista, o conjunto tecnicamente dirigido por Ramon Díaz terminou como a melhor das 16 equipes na classificação geral, tendo terminado o Grupo A na 1.ª posição da tabela classificativa, com 27 pontos de registro, 11 acima do Mirassol. Em 12 partidas, o registro completo do “Timão” foi de oito vitórias, três empates e uma derrota, com 20 gols marcados e 13 gols sofridos.
Ao cabo de 17 jogos oficiais disputados em 2025, o time do Corinthians soma maioritariamente vitórias e só foi derrotado em duas ocasiões. Ainda assim, um dos desaires, o último no caso, aconteceu numa das partidas mais importantes disputadas até ao momento, na última semana, na visita ao Barcelona SC, por 0-3, referente ao jogo de ida da 3.ª pré-eliminatória de acesso à Copa Libertadores.
Na eliminatória anterior, o coletivo de Díaz já tinha apresentado mais problemas do que o suposto para eliminar a Universidad Central, com vitória no agregado por 4-3 (1-1, fora; 3-2, em casa). Apesar da quebra de moral que o Corinthians terá trazido, inevitavelmente, da visita ao Equador, no passado domingo a equipe deu resposta positiva contra o rival Santos, ao vencer por 2-1, nas semifinais do Campeonato Paulista, onde afastou anteriormente a equipe do Mirassol (2-0).
Provável Escalação: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez, André Carrillo, Breno Bidon e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto
Análise Barcelona SC
O time do Barcelona SC tem dado motivos suficientes de satisfação à sua torcida devido ao bom início de temporada realizado até ao momento, estando à beira de conseguir fechar a classificação na Copa Libertadores, além da boa campanha feita nas quatro primeiras rodadas da nova edição da Liga Pro equatoriana. No 1.º lugar da tabela classificativa, o conjunto de Segundo Castillo se apresenta com nove pontos de registro, um acima da LDU Quito e do Macara, dois acima do Mushuc Runa e do Libertad. Em quatro partidas, o registro total é de três vitórias, zero empates e uma derrota, com oito gols marcados e sete gols sofridos.
Com sete jogos oficiais realizados na temporada, a equipe do Barcelona SC tem estado em conformidade com os objetivos traçados no início da mesma até ao momento. A nível interno, a intenção será discutir a conquista do título de campeão equatoriano e o percurso até ao momento tem sido interessante, apesar da goleada sofrida no passado sábado frente ao rival Independiente del Valle (0-4), num jogo onde a equipe de Castillo ficou reduzida a 10 unidades bem cedo (por expulsão de Quinonez, aos 10 minutos de jogo). Para trás, fica a série de três vitórias com que arrancou o campeonato, conseguidas frente ao Libertad (4-1, fora), ao Mushuc Runa (1-0, em casa) e ao Manta (3-2, fora).
Na última semana, excelente replica dada pelo Barcelona SC frente ao Corinthians, com vitória categórica, por 3-0, no jogo de ida da 3.ª e última pré-eliminatória da Copa Libertadores, que deixa os equatorianos com um pé e meio na fase de grupos. O objetivo será impedir uma nova goleada sofrida nessa visita a São Paulo.
Provável Escalação: Contreras; Vargas, Álex Rangel, Vallecilla, Carabalí; Arroyo, Leonai, Cortez; Valiente, Corozo e Rivero
Dica de Prognóstico
Pela situação presente na eliminatória, onde os equatorianos do Barcelona SC surgem amplamente confortáveis, se prevê um jogo onde o time do Corinthians procure dominar de forma clara e evidente desde cedo, na gestão da posse de bola e na iniciativa ofensiva. A precisar de ganhar por três gols de diferença para forçar a decisão para além do tempo regulamentar, o coletivo de Ramón Díaz deverá procurar uma entrada pressionante e intensa, perante um adversário que promete baixar linhas, cerrar fileiras em direção ao seu gol e tentar retardar ao máximo o ritmo da partida.
Ainda assim, os brasileiros sabem da importância de marcar cedo e antes do intervalo, devendo empurrar os equatorianos para trás, de forma a terem volume de jogo ofensivo acentuado e várias situações de bolas paradas. Como tal, a melhor solução de investimento estará na Vitória do Corinthians na 1.ª Parte, com cotação de 1.93 na Bet365.
As Melhores Casas de Apostas