O final de semana na Europa ficou marcada pelas confirmações dos títulos de PSG e Juventus, times que têm dominado em suas realidades domésticas. Na Grécia, as contas da Ethniki Kategoria ficaram seladas a uma rodada do fim e a cidade de Salónica viveu dois dias inesquecíveis… 34 anos depois, o PAOK se sagrou campeão pela terceira vez em sua história.

PAOKO empate a um gol no reduto do Larissa na rodada anterior tinha impedido o PAOK de “soltar os fogos”, adiando a celebração para o encontro disputado nesse domingo de Páscoa, frente ao Levadiakos, no Toumba. Um dia depois de ter comemorado 93 anos de existência, efeméride que levou a cidade até as ruas para celebrar com um grande espetáculo de pirotecnia, o time que veste de preto e branco confirmaria a conquista do título com o experiente brasileiro Léo Matos entre os titulares. Os gols de Shakhov (2), Biseswar, Fernando Varela e Swiderski permitiram selar a goleada que deu o título ao time orientado por Razvan Lucescu, técnico romeno que é filho do “mítico” treinador Mircea Lucescu. À entrada para a derradeira rodada da competição, importa sublinhar que o PAOK ainda não perdeu um único desafio na atual edição do campeonato helênico.

Um dos melhores momentos da tarde no Toumba correspondeu à entrada do capitão Vieirinha no desafio. O jogador que é já um símbolo para a torcida do PAOK se havia machucado no encontro anterior, frente ao Larissa, falhando o que resta da temporada. No entanto, de forma a premiar o jogador em um dia tão especial quanto esse, Razvan Lucescu lançou Vieirinha no encontro já nos acréscimos para que pudesse celebrar dentro das quatro linhas.

Um ano depois, Salónica celebrou

A última edição do campeonato grego já havia sido disputada “taco a taco” entre PAOK e AEK. Em março do ano passado, no encontro entre os dois times disputado no Toumba, a equipa de arbitragem anulou um gol ao PAOK já nos acréscimos e Ivan Savvidis, presidente do clube, viria a irromper pelo gramado com uma arma à cintura, imagem que correu todo o mundo do futebol e levou à suspensão do campeonato. No final das contas, o AEK se sagrou campeão helénico e interrompeu a hegemonia do Olympiakos, time que tinha vencido as sete edições anteriores do campeonato na Grécia. O time do Pireu voltou a falhar nesse ano, sendo que de momento segue no segundo posto da tabela com 69 pontos, menos oito que o líder PAOK. O AEK completa o pódio com 54 pontos e, a uma rodada do fim, o Atromitos completa o lote de times em lugar de acesso às competições europeias da próxima temporada.

As celebrações tomaram conta de toda a cidade e deixaram o estádio em um autêntico inferno. Na derradeira rodada, o PAOK vai viajar até o terreno do PAS Giannina, time que está seis pontos acima da linha de perigo e já tem a continuidade no escalão máximo assegurada.

O PAOK segue com a possibilidade de fazer a “dobradinha” na presente temporada. A equipe de Salónica bateu o Asteras Tripolis na partida de ida das semis e está a um passo da decisão. Na outra eliminatória, o AEK tem a mesma vantagem sobre o Lamia. A decisão das duas eliminatórias estão agendadas para o próximo dia 25 de abril.

Boas apostas!