Colômbia – Costa Rica (Copa América)
Colômbia e Costa Rica enfrentam-se no NRG Stadium (Houston, Texas), às 22:00 do dia 11/06/16. Esta partida é válida pela terceira rodada do grupo A da Copa América Centenário. A seleção da Colômbia chega para esta terceira partida ocupando a primeira posição do seu grupo. A seleção disputou duas partidas até o momento, tendo vencido as duas. Em seu primeiro jogo a Colômbia venceu o anfitrião Estados Unidos por 0-2. Já em sua segunda partida a seleção voltou a vencer, desta vez por 2-1 diante do Paraguai.
É importante observarmos que além destas partidas pela Copa América, a Colômbia realizou em sua maioria jogos pelas eliminatórias da Copa do Mundo (América do Sul), tendo no total realizado seis jogos, onde venceu três, empatou um e perdeu dois, ou seja, alternou principalmente entre vitórias e derrotas, tendo em sua maioria conquistado vitórias. Jogando nestas condições a seleção Colombiana apresentou uma média de 1.50 gols marcados e uma média de 1.33 gols sofridos, demonstrando que o seu setor ofensivo vem funcionando, porém, o defensivo vem deixando a desejar. Diante destes números a seleção se encontra na quinta posição, ou seja, uma posição acima da seleção Brasileira.
Para esta terceira e última rodada decisiva, a Colômbia chega com a sua vaga já assegurada, sendo possível que o técnico opte por descansar alguns de seus principais jogadores, ou seja, James Rodríguez e Carlos Bacca, porém, este fato não está confirmado, onde o técnico deverá apresentar a sua escalação somente muito próximo do horário da partida.
Provável Escalação: D. Ospina, C. Zapata, F. Díaz, S. Arias, J. Murillo, J. Cuadrado, C. Sánchez, E. Cardona, D. Torres, S. Pérez, D. Moreno.
A seleção da Costa Rica chega para esta partida na última posição do seu grupo. A seleção realizou dois jogos, tendo em sua primeira partida empatado em 0-0 frente ao Paraguai. Já em seu segundo jogo, a seleção da Costa Rica acabou sendo goleada por 4-0 ao enfrentar os anfitriões, ou seja, os Estados Unidos.
É importante observarmos que no único amistoso disputado este ano fora, a seleção acabou sofrendo derrota. A seleção em sua maioria disputou fora de casa partidas pelas eliminatórias da Copa do Mundo (CONCACAF), onde em dois jogos, alternou seus resultados, ou seja, venceu uma partida e perdeu uma. Jogando nestas condições a seleção da Costa Rica apresentou uma média de 1.50 gols marcados e uma média de 1 gol sofrido, ou seja, seu setor ofensivo funcionou, já o defensivo deixou à desejar. Observando que apesar de ter marcado seus gols, suas partidas foram diante das seleções do Panamá, onde venceu por 1-2 e diante da Jamaica, onde não passou de um empate em 1-1. Diante destes números a seleção se encontra na primeira posição, onde neste grupo estão as seleções do Panamá, Jamaica e Haiti.
Nesta terceira e decisiva rodada, a seleção da Costa Rica vive um momento completamente diferente do seu adversário, pois além de precisar da vitória e com alguns gols no placar, terá que torcer para o Paraguai vencer os Estados Unidos. Assim, sua tarefa será bem complicada, pois atua de uma forma onde utiliza uma linha de cinco zagueiros. Já quanto ao seu ataque utiliza somente um jogador, ou seja, será difícil nesta última rodada conseguir mudar de tal forma que consiga uma consistente vitória e com goleada frente ao primeiro colocado do grupo.
Provável Escalação: P. Pemberton, Ó. Duarte, C. Gamboa, J. Acosta, R. Matarrita, F. Calvo, C. Borges, C. Bolaños, B. Ruiz, M. Ureña, J. Campbell.
Nestas últimas cinco partidas realizadas entre as seleções, podemos observar que a Colômbia leva total vantagem no que diz respeito ao confronto direto, pois venceu todos os cinco jogos. Podemos observar que em três partidas ambas não marcaram. Outro fato é que nos três mais recentes jogos realizados, ocorreram no máximo dois gols por partida disputada.
Colômbia | 1-0 | Costa Rica | Amistoso 2015 |
Colômbia | 1-0 | Costa Rica | Copa América 2011 |
Colômbia | 2-0 | Costa Rica | Copa América 2004 |
Colômbia | 4-1 | Costa Rica | Copa América 1997 |
Colômbia | 4-1 | Costa Rica | CAC Games 1946 |
Para esta terceira e decisiva partida, a Colômbia apesar de chegar já com sua vaga garantida, enfrentará uma Costa Rica que precisa se desdobrar e contar com outros resultados para sonhar com uma improvável conquista de vaga. Assim, provavelmente teremos alguns momentos mais abertos e com probabilidade de gols, devendo ser aproveitados principalmente por parte da Colômbia. Desta forma, provavelmente o líder do grupo deverá ser capaz de cumprir o handicap asiático.