Treinador Edgardo Bauza na entrevista coletiva antes da partida entre The Strongest.

Treinador Edgardo Bauza na entrevista coletiva antes da partida entre The Strongest.

Como se já não bastasse a derrota para o Corinthians e a péssima estreia na Copa Libertadores, o São Paulo tem que lidar com conflitos entre a diretoria e os próprios jogadores. Durante essa semana, antes da partida contra o The Strongest pela primeira rodada do Grupo 1 da Copa Libertadores, a maioria dos jogadores são paulinos decidiram fazer uma “greve de silêncio” em que ninguém falava com a imprensa. Os motivos são os seguintes: Falta de pagamento dos salários, dos direitos de imagem, da premiação pela classificação para a Pré-Libertadores que foi conquistada na edição do Brasileirão 2015.  O que gerou um desconforto , é que mesmo o Clube estando devendo aos jogadores, acabou contratando reforços caros, como Kieza, que custou US$ 1 milhão (R$ 4 milhões).

A greve começou na véspera do jogo contra o The Strongest, antes de uma entrevista coletiva com a imprensa. Os jogadores são paulinos combinaram de não falar com ninguém da mídia, obrigando assim, o técnico Edgardo Bauza a falar com os jornalistas, algo que ele não faz no dia anterior a um jogo. Esse acordo se estendia até mesmo depois da partida em si, não importando o resultado final. Os jogadores esperavam vencer o The Strongest e mostrar para a torcida que mesmo com pagamentos atrasados, era capaz de jogar bem e vencer, porém isto não aconteceu, já que o time acabou perdendo em casa por 0x1.

Contrários ao acordo, os recém-contratados, Jonathan Calleri e Diego Lugano, conversaram com alguns jornalistas após o fim da partida e com o incentivo deles, outros dois atletas, Denis e Kardec, também decidiram falar com a imprensa, o que gerou um incomodo entre os outros colegas de time. Os mais nervosos com a conversa com os jornalistas teriam sido Paulo Henrique Ganso e Michel Bastos, que dividem entre si a faixa de capitão do time, o que poderá mudar com a entrada de Lugano na equipe já neste próximo domingo contra o Rio Claro, pela 5ª rodada do Campeonato Paulista.

Entrevista de Lugano e resposta do clube

Diego Lugano em entrevista, um dos poucos que deu entrevista.

Diego Lugano em entrevista, um dos poucos que deu entrevista.

Em uma entrevista coletiva na última sexta-feira (19), o zagueiro Lugano falou, entre outros assuntos, sobre o clima entre os companheiros dentro e fora de campo. Como resposta, Lugano falou apenas do desempenho dentro de campo.  “Eu vim aqui para assumir a responsabilidade. Mas ser real ou não, é diferente, só o campo dirá. Eu vim aqui justamente para ajudar, ser mais um. Não posso pensar que só minha presença vai modificar tanto. Mas se o torcedor quiser colocar essa responsabilidade, eu aceito.”

E depois da greve e de todo o mal estar dentro do clube, a assessoria de futebol do São Paulo declarou que já quitou um mês dos direitos de imagem atrasados na última quinta-feira (18) e que também já pagou a premiação pela classificação para a Pré-Libertadores. Através da assessoria, o clube ainda informou que agora os jogadores são informados quando o pagamento é feito, diferente de outros anos.

Comparação São Paulo 2015 e 2016

No inicio do ano passado, o São Paulo teve um desempenho melhor nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista. Na edição de 2015, o clube ficou invicto por sete rodadas, com cinco vitórias e dois empates, terminando o campeonato nas oitavas-de-final, quando perdeu para o Santos. Já nas três primeiras rodadas disputadas até agora na edição de 2016, o São Paulo venceu uma, empatou outra e perdeu outra, estando na terceira colocação do Grupo C.

O São Paulo segue agora no Campeonato Paulista A1 e provavelmente será uma questão de tempo para se recuperar na tabela de classificação. Já pela Libertadores está na lanterna do Grupo 1, ainda restando o confronto entre River Plate e Trujillanos para ser realizado, e jogará novamente apenas no dia 10 de março, contra o River Plate, fora de casa pela 2ª rodada do Grupo 1. Esperamos que na decorrência dos acontecimentos, com o pagamento dos jogadores e a sequência de jogos, muito provavelmente o São Paulo possa fazer um bom ano de 2016, pois trata-se de uma equipe tradicional do futebol brasileiro e que vem trazendo reforços  tem um projeto de conquistas para este ano.

Boas Apostas!