Chicago Bulls – Utah Jazz (NBA)
Chicago Bulls e Utah Jazz se enfrentam neste sábado às 21h00 no United Center, Chicago, em duelo válido pela temporada regular da NBA. As equipes se encontram em situações parecidas na competição e lutam pelas últimas vagas para os playoffs em suas conferências. O Chicago Bulls chega motivado para este jogo após derrotar o Brooklyn Nets em casa pelo placar de 118 a 102. Os destaques de Chicago nesta vitória foram o ala McDermott que colaborou com 25 pontos, tendo acertado 5 de 8 bolas bolas de três pontos que tentou e, também, o ala armador Jimmy Butler que contribuiu com 22 pontos e ainda distribuiu 7 assistências, mostrando que está recuperando da lesão que lhe tirou das últimas partidas dos Bulls.
Chicago é o oitavo colocado da Conferência Leste com 34 vitórias e 33 derrotas. Nas últimas 10 partidas, o time venceu 4 e perdeu 6 e nos últimos 5 jogos, derrota fora de casa para o San Antonio Spurs por 109 a 101, derrota em casa para o Miami Heat por 118 a 96, vitória fora de casa sobre o Toronto Raptors por 109 a 107, derrota fora de casa para o Washington Wizards por 117 a 96 e, por fim, a já comentada vitória em casa sobre Brooklyn. Jogando em casa, como no jogo que ocorrerá neste sábado, os Bulls tem desempenho de 22 vitórias e 12 derrotas e quando joga contra times da Conferência Oeste, caso de Utah, o retrospecto é de 13 triunfos e 12 fracassos.
Ofensivamente, o desempenho da equipe é apenas mediano, pois o time tem média de 101.8 pontos marcados por jogo, décimo oitava melhor marca da liga. Defensivamente, o desempenho também não é dos melhores e Chicago é apenas a décima oitava equipe que menos permite pontos aos adversários com média de 103.1 pontos tomados a cada vez que entra em quadra. Para o confronto com Utah, o técnico Fred Hoiberg tem o importante desfalque do pivô Pau Gasol que se recupera de pequena lesão no joelho e só deve voltar às quadras na semana que vem.
Quinteto Provável: Derrick Rose, Jimmy Butler, Mike Dunleavy, Nikola Mirotic e Taj Gibson
O Utah Jazz chega para esta partida com a moral elevada após atropela a equipe do Phoenix Suns em casa pelo placar de 103 a 69. A equipe não teve dificuldades nessa partida e dominou o jogo desde o início e se aproveitou da fraqueza do adversário para vencer com folga no placar. O destaque de Utah ficou por conta do experiente armador Shelvin Mack que colaboru com 15 pontos e ainda distribuiu 10 assistências e 8 rebotes, ficando bastante próximo do triplo-duplo.
Utah é o nono colocado da Conferência Oeste com 33 vitórias e 35 derrotadas e briga com Dallas, Houston e Portland pelas últimas vagas para os playoffs. Nas últimas 10 partidas, o time venceu 5 e perdeu 5 e nos últimos 5 jogos, derrota para Golden State Warriors fora de casa pelo palcar de 115 a 95, vitória em casa sobre o Washington Wizards por 114 a 93, vitória fora de casa sobre o Sacramento Kings por 108 a 99, vitória em casa sobre o Cleveland Cavaliers por 94 a 85 e, por fim, a já comentada vitória com grande margem de pontos sobre os Suns em casa. Jogando fora de seus domínios, como no jogo que ocorrerá neste sábado, a equipe tem desempenho de 11 vitórias e 22 derrotas e quando joga contra times da Conferência Leste, caso dos Bulls, o retrospecto é de 15 triunfos e 13 fracassos.
Defensivamente, o Utah Jazz tem um dos melhores desempenhos da liga e é a segunda equipe que menos permite pontos aos seus adversários com média de 96.7 pontos tomados por partida, marca pior apenas que o San Antonio Spurs. Ofensivamente, por outro lado, o desempenho é péssimo e a equipe é a terceira que menos marca pontos na NBA com média de apenas 98 pontos feitos por partida. Para o jogo deste sábado, o técnico Quin Snyder não poderá contar com o ala Gordon Hayward com lesão no pé, com o ala armador Alec Burks com lesão no tornozelo, além do armador Dante Exum que passou por procedimento cirúrgico no joelho e está fora da temporada.
Quinteto Provável: Shelvin Mack, Rodney Hood, Joe Ingles, Derrick Favors e Rudy Gobert
As equipes já se enfrentaram em 95 oportunidades pela temporada regular e Chicago tem pequena vantagem de 49 vitórias contra 46 de Utah. Nas últimas 5 partidas, 3 vitórias do Jazz e 2 triunfos dos Bulls.
Utah Jazz | 105-96 | Chicago Bulls | NBA 2015-16 |
Chicago Bulls | 97-77 | Utah Jazz | NBA 2014-15 |
Utah Jazz | 95-97 | Chicago Bulls | NBA 2014-15 |
Utah Jazz | 89-83 | Chicago Bulls | NBA 2013-14 |
Chicago Bulls | 97-73 | Utah Jazz | NBA 2013-14 |
Este deve ser um jogo bastante disputado tendo em vista que ambas as equipes precisam de vitórias nesta reta final da temporada regular para garantir uma vaga nos playoffs. Chicago joga em casa onde tem desempenhando boa campanha enquanto Utah vem tendo um desempenho ruim quando joga longe de seu ginásio. Chicago tem um importante desfalque, o do pivô Pau Gasol, mas mesmo assim tem um elenco melhor qualificado e a dupla Derrick Rose e Jimmy Butler é uma das melhores da liga. Tendo em vista estes fatos, acreditamos que Chicago seja o vencedor com uma boa margem de diferença no placar.