Chelsea – Legia (Liga Conferência)
Nessa próxima quinta-feira, a equipe do Chelsea irá fazer as honras da receção ao Legia Varsóvia, por conta do jogo da volta das quartas de final da Liga Conferência UEFA, em Stamford Bridge, na cidade de Londres, depois da vitória por 3-0 em solo polaco na última semana.
Com alguma dificuldade ao se aproximar da fase decisiva do campeonato inglês, na briga pelo acesso à Liga dos Campeões, a equipe liderada pelo técnico Enzo Maresca pretende utilizar essa terceira maior competição da UEFA para aumentar o sucesso em 2024/25 e ir ganhando ânimo e moral para o que falta disputar na temporada. Os “blues” devem fazer uma gestão tranquila da vantagem de três gols que têm na eliminatória, perante o coletivo liderado por Gonçalo Feio, que apostará em limpar a fraca imagem deixada no jogo de ida, reconhecendo que a virada a seu favor e o acesso às semifinais parecem um objetivo hercúleo, por agora.
Análise Chelsea
A equipe do Chelsea entrou na atual temporada com a firme missão de tentar voltar a garantir a qualificação para a Liga dos Campeões, depois de duas épocas completamente falhadas apesar do forte investimento feito na contratação de jogadores. Nesta altura, o coletivo a cargo de Enzo Maresca segue no 6.º lugar do quadro classificativo da Premier Legaue, com os mesmos 54 pontos do Aston Villa, um abaixo do Manchester City e a dois do Newcastle, com seis de vantagem para o Bournemouth, Fulham e Brighton. Em 32 partidas, o registro completo é de 15 vitórias, nove empates e oito derrotas, com 56 gols marcados e 39 gols sofridos.
Contabilizando apenas duas vitórias nas últimas cinco partidas oficiais realizadas, a equipe do Chelsea atravessa uma fase de rendimento recente menos positiva, com dois empates consecutivos no campeonato inglês, onde só venceu um dos últimos quatro encontros. Depois de empatar na visita ao Brentford, a 0-0, na penúltima rodada da Premier, a turma de Maresca não foi de modas e goleou fora o Legia, por 3-0, no jogo de ida das quartas de final da Liga Conferência, ficando com pé e meio nas semifinais da competição da UEFA. No regresso a Stamford Bridge e ao campeonato inglês, no passado domingo, o Chelsea cedeu empate altamente inesperado contra o Ipswich Town, que segue praticamente condenado ao rebaixamento, a 2-2.
Provável Escalação: Jorgensen; Acheampong, Tosin, Badiashile, Rak-Sakyi; James, Dewsbury-Hall, Amougou; George, Nkunku, Mheuka
Análise Legia
A equipe do Legia tem falhado redondamente os seus principais objetivos na presente temporada, figurando por essa altura na 5.ª posição da tabela classificativa do campeonato polaco, onde soma 44 pontos no total da sua prestação, dois acima do Cracovia e a três de distância do Pogon Szczecin. O atraso em relação à liderança do Rakow é de 15 pontos. Em 28 rodadas, o saldo completo da equipe liderada pelo treinador português Gonçalo Feio é de 12 vitórias, oito empates e oito derrotas, com 50 gols marcados e 37 gols sofridos.
Com apenas duas vitórias nos últimos seis jogos realizados em todas as competições, vinda inclusive de duas derrotas consecutivas, a equipe do Legia está longe de atravessar uma fase positiva em termos anímicos recentemente. A última vez que teve verdadeiro sucesso foi na penúltima rodada da Ekstraklasa, a principal divisão polaca, ao vencer fora o Gornik Zabrze, por 2-1. Há cerca de uma semana atrás, o Legia não mostrou argumentos suficientes para resistir face à clara superioridade do Chelsea, com quem perdeu por 0-3 com todos os gols sofridos no segundo tempo. No regresso ao campeonato polaco, no último domingo, a turma de Feio contou com o apoio da sua torcida, ao atuar em casa, mas perdeu contra o Jagiellonia, por 0-1, agudizando o mau momento de forma.
Provável Escalação: Tobiasz; Wszolek, Ziolkowski, Jedrzejczyk, Ruben Vinagre; Goncalves, Augustyniak, Bichakhchyan; Chodyna, Pekhart, Urbanski
Dica de Prognóstico
Com a eliminatória praticamente decidida depois da goleada perfeitamente ajustada que o Chelsea conseguiu no jogo de ida da última quinta-feira frente ao Legia, se espera um duelo onde Maresca aproveite para rodar os seus habituais titulares e tente dar algum ritmo competitivo às peças menos utilizadas. Um fator que, só por si, deve comprometer a belíssima dinâmica ofensiva que os “blues” exibiram no primeiro jogo. Da parte do Legia, é esperada uma postura mais atenta no processo defensivo, até porque deverá haver a consciência de que muito risco em sua abordagem pode fazer o desnível da eliminatória aumentar ainda mais e os polacos saírem humilhados da visita a Londres. Como tal, se prevê um jogo disputado num ritmo mais baixo do que seria de esperar com outra conjuntura, pelo que haverá valor acrescentado na cotação fornecida pela Bet365 de 1.80 para o evento no sentido da aposta em Menos de 3,5 gols.
As Melhores Casas de Apostas