Jogadores da seleção brasileira, campeã da Copa América em 1919.
No ano de 2016 será comemorada aos 100 anos da Copa América, o principal campeonato entre seleções realizado pela CONMEBOL. Geralmente, apenas as dez seleções que são filiadas a entidade participam da Copa América, são elas: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Mas desde 1993, são convidadas mais duas seleções, para que no total sejam doze seleções divididas em quatro grupos. Normalmente são chamadas seleções da América Central e do Norte, sendo a seleção mexicana a mais participativa, estando em todas as edições desde 1993.
Originalmente, a Copa América era chamada de Campeonato Sul-americano de Seleções e é o campeonato entre seleções mais antigo do futebol mundial disputado até hoje. Em 1910 foi realizada uma edição teste da competição, mas a primeira edição oficial foi realizada no dia 2 de julho de 1916, no ano em que foi comemorado os 100 anos da independência da Argentina. Nesta edição participaram as seleções da Argentina (anfitriã), Brasil, Chile, Uruguai e foi vencida pelo Uruguai.
Por causa do sucesso da Copa América realizada na Argentina em 1916, o na época dirigente uruguaio, Héctor Rivadavia Gómez, propôs que fosse criada uma entidade de futebol para as seleções sul-americanas, e no dia 9 de julho de 1916 foi fundada a CONMEBOL. No ano seguinte, foi realizada a segunda edição da competição, dessa vez no Uruguai, que foi vencida pelo país sede. A edição de 1918 seria realizada no Brasil, mas por causa de uma epidemia de gripe no Rio de Janeiro, a competição teve de ser adiada. No ano seguinte, a Copa finalmente foi realizada no Brasil pela primeira vez, e a seleção brasileira acabou sendo campeã daquele ano, superando o Uruguai.
Na edição de 1920 o Uruguai venceu mais uma vez a Copa América e em 1921 foi a vez da Argentina ganhar seu primeiro título da competição. E nos anos seguintes, o domínio uruguaio continuou, mas dessa vez, a seleção uruguaia era seguida de perto pelos argentinos, que também conquistavam alguns títulos. Nos anos de 1926 e 1927, respectivamente, as seleções da Bolívia e Peru fizeram sua estreia na Copa América, e mais algumas outras seleções foram estreando ao longo dos anos. O país com mais títulos é o Uruguai, que foi campeão quinze vezes da Copa América, seguido pela Argentina, com quatorze títulos, e em terceiro lugar, mas bem distante dos primeiro aparece o Brasil, com oito títulos da competição.
Edição de 2016
James Rodriguez, Luis Suárez, Messi e Neymar estarão na Copa América.
Na edição de 2016, será comemorado o aniversário de 100 anos da Copa América e da CONMEBOL. Pela primeira vez, a competição contará com dezesseis seleções participantes, seis da CONCACAF (EUA, México, Costa Rica, Jamaica, Haiti e Panamá) e as outras dez da CONMEBOL. Já em 2012, o na época presidente interino da CONCACAF, Alfredo Hawit, declarou que esperava que a Copa América acontecesse nos Estados Unidos em 2016 e o também na época, presidente da CONMEBOL, Nicolás Leoz, afirmou que gostaria de fazer um grande evento para a comemoração dos 100 anos da entidade.
Depois que a CONMBOL e a CONCACAF anunciaram que a Copa América será realizada nos Estados Unidos da América, foi a vez da FIFA anunciar que a Copa América faria parte do calendário da entidade, permitindo assim, que jogadores como Messi, Neymar e Luis Suárez participem. Entre as vinte e quatro cidades norte-americanas que se interessaram em sediar as partidas da Copa América de 2016, apenas dez delas serão as sedes oficiais da competição. São elas: Pasadena (Califórnia), Seattle (Washington), Santa Clara (Califórnia), East Rutherford (New Jersey), Orlando (Flórida), Chicago (Illinois), Houston (Texas), Foxborough (Massachusetts), Filadélfia (Pensilvânia) e Glendale (Arizona).
Divisão dos grupos
Na noite deste último domingo (21) em New York aconteceu o sorteio que dividiu as seleções em quatro grupos para a Copa América. Os países que ficaram como cabeça de chave foram pré-definidos pela CONMEBOL e CONCACAF. A seguir os grupos e os jogos entre seus respectivos participantes:
Grupo A: USA, Colômbia, Costa Rica, Paraguai
1ª Rodada: USA x Colômbia – 03/06 – Levi’s Stadium, Santa Clara
Costa Rica x Paraguai – 04/06 – Citrus Bowl, Orlando
2ª Rodada: USA x Costa Rica – 07/06 – Soldier Field, Chicago
Colômbia x Paraguai – 07/06 – Rose Bowl, Pasadena
3ª rodada: Colômbia x Costa Rica – 11/06 – NRG Stadium, Houston
USA x Paraguai – 11/06 – Lincoln Financial Field, Filadélfia
Grupo B: Brasil, Equador, Haiti, Peru
1ª Rodada: Brasil x Equador – 04/06 – Rose Bowl, Pasadena
Haiti x Peru – 04/06 – CenturyLink Field, Seattle
2ª Rodada: Equador x Peru – 08/06 – University of Phoenix Stadium, Glendale
Brasil x Haiti – 08/06 – Citrus Bowl, Orlando
3ª Rodada: Equador x Haiti – 12/06 – MetLife Stadium, East Rutherford
Brasil x Peru – 12/06 – Gillette Stadium – Foxborough
Grupo C: México, Uruguai, Jamaica, Venezuela
1ª Rodada: Jamaica x Venezuela – 05/06 – Soldier Field, Chicago
México x Uruguai – 05/06 – University of Phoenix Stadium, Glendale
2ª Rodada: México x Jamaica – 09/06 – Rose Bowl, Pasadena
Uruguai x Venezuela – 09/06 – Lincoln Financial Field, Filadélfia
3ª Rodada: México x Venezuela – 13/06 – NRG Stadium, Houston
Uruguai x Jamaica – 13/06 – Levi’s Stadium, Santa Clara
Grupo D: Argentina, Chile, Panamá, Bolívia
1ª Rodada: Panamá x Bolívia – 06/06 – Citrus Bowl, Orlando
Argentina x Chile – 06/06 – Levi’s Stadium, Santa Clara
2ª Rodada: Argentina x Panamá – 10/06 – Soldier Field, Chicago
Chile x Bolívia – 10/06 – Gillette Stadium, FoxBorough
3ª Rodada: Chile x Panamá – 14/06 – Lincoln Financial Field, Filadélfia
Argentina x Bolívia – 14/06 – CenturyLink Field, Seattle
Boas Apostas!