Jogadores da seleção brasileira, campeã da Copa América em 1919.

Jogadores da seleção brasileira, campeã da Copa América em 1919.

No ano de 2016 será comemorada aos 100 anos da Copa América, o principal campeonato entre seleções realizado pela CONMEBOL. Geralmente, apenas as dez seleções que são filiadas a entidade participam da Copa América, são elas: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Mas desde 1993, são convidadas mais duas seleções, para que no total sejam doze seleções divididas em quatro grupos. Normalmente são chamadas seleções da América Central e do Norte, sendo a seleção mexicana a mais participativa, estando em todas as edições desde 1993.

Originalmente, a Copa América era chamada de Campeonato Sul-americano de Seleções e é o campeonato entre seleções mais antigo do futebol mundial disputado até hoje. Em 1910 foi realizada uma edição teste da competição, mas a primeira edição oficial foi realizada no dia 2 de julho de 1916, no ano em que foi comemorado os 100 anos da independência da Argentina. Nesta edição participaram as seleções da Argentina (anfitriã), Brasil, Chile, Uruguai e foi vencida pelo Uruguai.

Por causa do sucesso da Copa América realizada na Argentina em 1916, o na época dirigente uruguaio, Héctor Rivadavia Gómez, propôs que fosse criada uma entidade de futebol para as seleções sul-americanas, e no dia 9 de julho de 1916 foi fundada a CONMEBOL. No ano seguinte, foi realizada a segunda edição da competição, dessa vez no Uruguai, que foi vencida pelo país sede. A edição de 1918 seria realizada no Brasil, mas por causa de uma epidemia de gripe no Rio de Janeiro, a competição teve de ser adiada. No ano seguinte, a Copa finalmente foi realizada no Brasil pela primeira vez, e a seleção brasileira acabou sendo campeã daquele ano, superando o Uruguai.

Na edição de 1920 o Uruguai venceu mais uma vez a Copa América e em 1921 foi a vez da Argentina ganhar seu primeiro título da competição. E nos anos seguintes, o domínio uruguaio continuou, mas dessa vez, a seleção uruguaia era seguida de perto pelos argentinos, que também conquistavam alguns títulos. Nos anos de 1926 e 1927, respectivamente, as seleções da Bolívia e Peru fizeram sua estreia na Copa América, e mais algumas outras seleções foram estreando ao longo dos anos. O país com mais títulos é o Uruguai, que foi campeão quinze vezes da Copa América, seguido pela Argentina, com quatorze títulos, e em terceiro lugar, mas bem distante dos primeiro aparece o Brasil, com oito títulos da competição.

Edição de 2016

James Rodriguez, Luis Suárez, Messi e Neymar estarão na Copa América.

James Rodriguez, Luis Suárez, Messi e Neymar estarão na Copa América.

Na edição de 2016, será comemorado o aniversário de 100 anos da Copa América e da CONMEBOL. Pela primeira vez, a competição contará com dezesseis seleções participantes, seis da CONCACAF (EUA, México, Costa Rica, Jamaica, Haiti e Panamá) e as outras dez da CONMEBOL. Já em 2012, o na época presidente interino da CONCACAF, Alfredo Hawit, declarou que esperava que a Copa América acontecesse nos Estados Unidos em 2016 e o também na época, presidente da CONMEBOL, Nicolás Leoz, afirmou que gostaria de fazer um grande evento para a comemoração dos 100 anos da entidade.

Depois que a CONMBOL e a CONCACAF anunciaram que a Copa América será realizada nos Estados Unidos da América, foi a vez da FIFA anunciar que a Copa América faria parte do calendário da entidade, permitindo assim, que jogadores como Messi, Neymar e Luis Suárez participem. Entre as vinte e quatro cidades norte-americanas que se interessaram em sediar as partidas da Copa América de 2016, apenas dez delas serão as sedes oficiais da competição. São elas: Pasadena (Califórnia), Seattle (Washington), Santa Clara (Califórnia), East Rutherford (New Jersey), Orlando (Flórida), Chicago (Illinois), Houston (Texas), Foxborough (Massachusetts), Filadélfia (Pensilvânia) e Glendale (Arizona).

Divisão dos grupos

Na noite deste último domingo (21) em New York aconteceu o sorteio que dividiu as seleções em quatro grupos para a Copa América. Os países que ficaram como cabeça de chave foram pré-definidos pela CONMEBOL e CONCACAF. A seguir os grupos e os jogos entre seus respectivos participantes:

 Grupo A: USA, Colômbia, Costa Rica, Paraguai

1ª Rodada: USA x Colômbia – 03/06 – Levi’s Stadium, Santa Clara

Costa Rica x Paraguai – 04/06 – Citrus Bowl, Orlando

2ª Rodada: USA x Costa Rica – 07/06 – Soldier Field, Chicago

Colômbia x Paraguai – 07/06 – Rose Bowl, Pasadena

3ª rodada: Colômbia x Costa Rica – 11/06 – NRG Stadium, Houston

USA x Paraguai – 11/06 – Lincoln Financial Field, Filadélfia

 

Grupo B: Brasil, Equador, Haiti, Peru

1ª Rodada: Brasil x Equador – 04/06 – Rose Bowl, Pasadena

Haiti x Peru – 04/06 – CenturyLink Field, Seattle

2ª Rodada: Equador x Peru – 08/06 – University of Phoenix Stadium, Glendale

Brasil x Haiti – 08/06 – Citrus Bowl, Orlando

3ª Rodada: Equador x Haiti – 12/06 – MetLife Stadium, East Rutherford

Brasil x Peru – 12/06 – Gillette Stadium – Foxborough

 

Grupo C: México, Uruguai, Jamaica, Venezuela

1ª Rodada: Jamaica x Venezuela – 05/06 – Soldier Field, Chicago

México x Uruguai – 05/06 – University of Phoenix Stadium, Glendale

2ª Rodada: México x Jamaica – 09/06 – Rose Bowl, Pasadena

Uruguai x Venezuela – 09/06 – Lincoln Financial Field, Filadélfia

3ª Rodada: México x Venezuela – 13/06 – NRG Stadium, Houston

Uruguai x Jamaica – 13/06 – Levi’s Stadium, Santa Clara

 

Grupo D: Argentina, Chile, Panamá, Bolívia

1ª Rodada: Panamá x Bolívia – 06/06 – Citrus Bowl, Orlando

Argentina x Chile – 06/06 – Levi’s Stadium, Santa Clara

2ª Rodada: Argentina x Panamá – 10/06 – Soldier Field, Chicago

Chile x Bolívia – 10/06 – Gillette Stadium, FoxBorough

3ª Rodada: Chile x Panamá – 14/06 – Lincoln Financial Field, Filadélfia

Argentina x Bolívia – 14/06 – CenturyLink Field, Seattle

Boas Apostas!