No início desta semana, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou em seu site oficial o calendário do futebol nacional do próximo ano, onde apresenta algumas mudanças. O principal destaque do calendário divulgado no último dia 14 de novembro é a ausência da Copa da Primeira Liga, competição iniciada este ano que não conta com o apoio da CBF e teve o Fluminense como seu primeiro campeão. A grande mudança no calendário divulgado pela entidade máxima do futebol brasileiro é em relação à Copa Libertadores, que a partir de 2017 ocupará quase todo o ano futebolístico brasileiro, sendo iniciada no dia 1º de fevereiro e encerrada no dia 2 de novembro. Além disso, um dos destaques no calendário é sobre a Copa do Brasil, que a partir de 2017 terá suas duas primeiras fases sendo disputadas em partidas únicas, já que antes essas fases eram disputadas com partidas de ida e volta, com a possibilidade da equipe visitante na primeira partida classificar-se com uma vitória por 0x2. Confira abaixo a lista das competições disputadas pelos clubes brasileiros no próximo ano, com suas datas de início e encerramento:
– Campeonatos Estaduais: iniciará no dia 1º de fevereiro e serão encerrados no dia 7 de maio;
– Copa Sul-Americana: iniciará no dia 1º de fevereiro e será encerrada no dia 12 de dezembro;
– Copa do Brasil: iniciará no dia 8 de fevereiro e será encerrada no dia 23 de outubro;
– Campeonato Brasileiro: iniciará no dia 14 de maio e será encerrado no dia 03 de dezembro;
Primeira Liga de 2017
Ainda na metade deste ano, os organizadores da Primeira Liga, grande parte deles mandatários dos clubes participantes, realizaram uma reunião onde acertaram alguns detalhes para a edição de 2017 da competição. Na reunião realizada em julho, ficou definido que a Primeira Liga do próximo ano contará com a participação de mais três equipes, a Chapecoense, o Joinville e o Paraná, além do Brasil de Pelotas, que conseguiu seu lugar no fim de outubro. Com isso, o torneio de 2017 contará com a presença de 16 equipes, enquanto a edição de 2016 contou com 12. Com esses novos participantes e com as sete datas programadas para a disputa do torneio, os clubes da Primeira Liga agora serão divididos em quatro grupos com quatro equipes cada um, com o cruzamento das equipes entre as chaves. Os dois primeiros de cada grupo classificaram-se para as quartas de final, a qual será disputada com partidas únicas, assim como as semifinais e a grande final. Além dessas mudanças, no fim de outubro, foi anunciado que a Rede Globo estaria acertando um contrato de R$ 69 milhões para a transmissão da competição nacional.
Agora, a Copa da Primeira Liga, ou Copa Sul-Minas-Rio, contará com representantes da região sul e dos estados de Minas e Rio. Confira os participantes: Brasil de Pelotas, Internacional e Grêmio (Rio Grande do Sul); Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville (Santa Catarina); Atlético-PR, Coritiba e Paraná (Paraná); Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro (Minas Gerais); Flamengo e Fluminense (Rio de Janeiro);
Atléticos MG e PR podem deixar a competição
Recentemente, o Atlético Paranaense, vice-campeão da Primeira Liga, e o Coritiba, assim como outras equipes participantes, se mostraram contrários a divisão dos direitos de transmissão da Primeira Liga e ameaçaram deixar a competição. Enquanto o Coxa poucos dias depois cedeu e confirmou sua permanência na competição, o Furacão continua batendo o pé e defendendo a divisão no modelo inglês, onde 50% são divididos igualmente, com 25% por audiência e 25% em premiação. No fim de outubro, fez uma proposta de R$ 70 milhões por três temporadas para transmitir a Primeira Liga, sendo que 46% seriam divididos entre todas as equipes, 31,5% por audiência e 22,5% da premiação, e foi justamente esta proposta, aceita por 15 das 16 equipes que formam a Primeira Liga, que fez com que a equipe paranaense ameaçasse deixar a competição.
Não é só o Atlético Paranaense que vem ameaçando deixar a Copa da Primeira Liga, além da equipe paranaense, outro Atlético, o Mineiro, ameaçou recentemente deixar a competição. Poucos dias depois do anúncio do calendário da CBF, o atual presidente do Galo, Daniel Nepomuceno, afirmou que o clube mineiro não tem datas para disputar a Primeira Liga, dificultando a participação do clube na competição nacional. “Com o novo calendário, é impossível. Não temos datas”, afirmou o mandatário. “O novo calendário ficou bom. Dividiu as competições ao longo do ano e valorizou a participação dos clubes na Sul-Americana”, completou Nepomuceno.
Boas Apostas!