Dia histórico para o futebol do Burundi. A principal seleção daquela nação do leste de África se apurou pela primeira vez em toda a sua história para a fase final da Copa das Nações Africanas. Já o Gabão de Pierre-Emerick Aubameyang não vai marcar presença na competição que vai decorrer no Egito – inicialmente estava previsto que a prova decorresse nos Camarões.

Foto: "Akeza.net"

Foto: “Akeza.net”

À entrada para a derradeira rodada do grupo C de apuramento para a Copa das Nações Africanas 2019, o Mali, adversário do “lanterna” Sudão do Sul, já se encontrava apurado. Todas as expetativas se voltavam para o encontro entre Burundi e Gabão, separados por apenas dois pontos à entrada para o último encontro. Ao Burundi, de olhos postos na estreia em uma fase final, chegava uma igualdade, ao passo que o Gabão precisava de vencer o desafio para chegar no segundo lugar.

No estádio Prince Louis Rwagasore, em Bujumbura (maior cidade do país), o nulo entre Burundi e Gabão persistiu até à entrada para o último quarto de hora, altura em que Cédric Amissi abriu o ativo a favor dos donos da casa e os deixou em ótima posição para garantir o acesso à fase final da Copa. Omar Ngandu, volvidos seis minutos, ainda traiu o próprio guardião ao apontar um gol contra, mas Aubameyang (cumpriu os 90 minutos) e companhia não seriam capazes de conseguir mais que um ponto, insuficiente para assegurar o apuramento para a competição.

A derradeira rodada de apuramento para a Copa das Nações Africanas 2019 se disputará até esse domingo, dia em que vão decorrer mais sete jogos. Para lá do Burundi, há outras duas seleções estreantes que já se encontram apuradas para a fase final: Mauritânia e Madagáscar.

Apurados

Para lá das 11 seleções que entraram nessa data FIFA com o apuramento já assegurado, pelo menos outras quatro nações asseguraram as respetivas vagas na fase final da prova até o início da tarde desse sábado (23). Para lá do Burundi, a seleção do Marrocos se apurou após um empate sem gols diante do Malawi e a seleção dos Camarões, atual campeã em título, seguiu para a fase final depois de bater as Ilhas Comoros por três a zero. Quem também viu seu apuramento confirmado foi a seleção da Angola. A precisar de vencer em Francistown, no Botswana, para não depender de “terceiros”, levou a melhor com um gol de Wilson Eduardo ainda no primeiro tempo. O Burkina Faso que ainda estava na briga pelo acesso levou a melhor no confronto com a já apurada Mauritânia por uma bola a zero, resultado que no entanto não permitiu o acesso à fase final em virtude do triunfo angolano.

No grupo K também houve emoção até os últimos instantes. Dias após uma forte tempestade ter devastado parte do país, a seleção de Moçambique subiu ao gramado do Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, para enfrentar a Guiné-Bissau. A precisar de vencer, Moçambique entrou a ganhar com um gol de Zainadine, permitiu que a Guiné-Bissau empatasse no início do segundo tempo e fez o dois a um nos acréscimos, por intermédio de Maninho. No entanto, quando já se esperava o apito final do juiz Ahmad Heeralall, a Guiné-Bissau marcou por intermédio de Frédéric Mendy e pôs fim ao sonho moçambicano, permitindo à Namíbia se apurar para a fase final da competição.

Seleções já apuradas: Egito, Costa do Marfim, Nigéria, Gana, Argélia, Senegal, Marrocos, Quénia, Guiné-Bissau, Angola, Uganda, Mali, Madagáscar, Mauritânia, Burundi, Tunísia, Camarões e Namíbia.

Jogos agendados para domingo (24/03) –

Zimbabwé – Congo
República Democrática do Congo – Libéria
República Centro-Africana – Guiné Conacri
Cabo Verde – Lesoto
Tanzânia – Uganda
Benim – Togo
Líbia – África do Sul

Boas apostas!