Bulgária – Espanha (Copa Mundo 2026)
Bulgária e Turquia são adversários na 1.ª ronda do grupo E, na fase de qualificação para o campeonato do mundo 2026. A formação búlgara não está entre os favoritos ao apuramento, e até será natural que dispute com a Geórgia o 3.º lugar. Isto, em teoria, mas é dentro das quatro linhas que se decidem os jogos, e a Bulgária conta com o apoio do seu público, que deverá aderir, em massa, ao Estádio Nacional Vasil Levski, na cidade de Sófia. A Espanha é a principal candidata ao primeiro lugar, e claramente a formação mais forte do grupo, seguida da Turquia. Os Espanhóis apontam ao primeiro lugar, e este é um jogo para vencer.
Análise Bulgária
A Bulgária continua muito longe do auge que atingiu em outros tempos, onde marcava presença, regular em campeonatos do mundo.
A seleção da Bulgária esteve em acção, na Liga das Nações, como a sua competição mais recente. Inserida no grupo 3, os búlgaros tinham a derradeira oportunidade de serem os líderes, tendo como adversários a Irlanda do Norte, a Bielorrússia e ainda o Luxemburgo. Mas, mais uma vez, a Búlgaria provou que ainda continua a “viver” muito da reputação conquistada no seu passado. Não foi além do 2.º lugar, ficando atrás da modesta seleção da Irlanda do Norte que, com mérito, conquistou o primeiro lugar. Antes, a Bulgária tinha disputado o apuramento para o campeonato da Europa, que falhou ao ficar na última posição, mesmo atrás de seleções como a Lituânia, ou Montenegro.
Os resultados da seleção búlgara não são bons, e dificilmente terá possibilidades para se intrometer na luta pelo apuramento. Face ao que a Geórgia tem feito, até é provável que a Bulgária não consiga o 3.º lugar. Começa com um jogo de exigência máxima, diante da Espanha, uma seleção que curiosamente nunca se cruzou no seu caminho. Ainda assim, importa referir que a Bulgária venceu, apenas, 1 dos últimos 5 jogos, em sua casa, registando ainda, 3 empates e 1 derrota.
Escalação provável: Mitov; Minkov, Dimitrov, Petkov, Nedyalkov, Nurnberger; Despodov, Shopov, Gruev, Milanov;
Análise Espanha
A seleção da Espanha continua a ser uma das mais fortes candidatas a vencer as grandes competições, incluindo campeonatos da Europa, e até do mundo.
La Roja, como é conhecido este conjunto liderado por De La Fuente, quer voltar a erguer o seu 2.º troféu como campeã do mundo. O título que conquistou, foi em 2010, mas mesmo quando não vence, a Espanha é sempre uma referência, e é a campeã da Europa, em título, no passado ano de 2024. Nesse campeonato da Europa voltou a ver-se La Roja muito perto do nível de quando tinha, no auge, jogadores como Iniesta, Xavi, Pedro, Bisquets, Puyol, David Villa, David Silva, entre muitos outros craques.
A última competição, em que a seleção de De La Fuente participou, foi a Liga das Nações. La Roja procurava o segundo título, consecutivo, algo que ainda não tinha sido possível, nessa competição. Mas, mesmo tendo chegado à final, encontrou Portugal, e acabou por perder na “lotaria” das grandes penalidades. Mas, esse é um capítulo encerrado, para a formação espanhola, que agora se concentra a 100% no apuramento para o próximo mundial, esta que é apenas uma das etapas que os espanhóis esperam que seja um capítulo de mais uma conquista do título de campeã mundial.
Escalação provável: U. Simon; Pedro Porro, Le Normand, Huijsen, Cucurella; Pedri, Zubimendi, David Olmo; Yamal, N. Williams, Oyarzabal
Dica de Prognóstico
A Espanha é a grande favorita a vencer esta partida, e assim entrar com o pé direito nesta fase de qualificação para o mundial de 2026. Além das diferenças, gritantes, de argumentos entre as duas equipas, dificilmente o fator casa será o suficiente para a Bulgária poder equilibrar este duelo. A Espanha tem 70% de vitórias, mesmo na condição de visitante, e em 60% marcou 2 ou mais golos. A vitória da Espanha, com mais de 2.5 golos é uma aposta interessante, mas se a Bulgária ficar a zeros, pode a Espanha “fechar” o jogo, com um (0-2). Assim, a melhor aposta passará por: Espanha HT/FT, uma vez que habitualmente, La Roja, entra forte, e é bem provável que já esteja em vantagem ao intervalo, gerindo depois o jogo, tentando aumentar a vantagem para (0-2), mas sem se expor muito, até porque é uma equipa exímia em manter a posse de bola.
As Melhores Casas de Apostas