Manny Pacquiao no início de carreira como boxeador.
O atleta Manny Pacquiao saiu da pobreza na região das Felipinas, para se tornar um dos atletas mais bem pagos do mundo. Pacquiao cresceu no quarto de uma cabana em uma pequena aldeia de Tango, em uma região conhecida pelas atrocidades cometidas pelos rebeldes extremistas muçulmanos. Nascido em 17 de dezembro de 1978, o lutador tem atualmente 37 anos. Canhoto de 1,70m tem um cartel impressionante de 65 lutas com 57 vitórias, 38 por nocaute, 6 derrotas e 2 empates. Pacquiao veio de uma família pobre com cinco irmãos. O caçula, Alberto, também chegou a fazer carreira e se sagrou campeão da Ásia e do Pacífico no peso ligeiro. Com 14 anos, deixou sua cidade e foi tentar a sorte na capital Manila. Passou dificuldades vendendo biscoitos na rua, até conseguir uma bolsa do governo ao integrar a seleção nacional de boxe amador.
Com 16 anos fez sua estreia como profissional foi no dia 22 de janeiro de 1995, com vitória sobre o compatriota Edmund Enting Ignacio. Em vinte anos de carreira, passou pelas categorias de meio mosca para os meio médios, sendo o primeiro campeão mundial em oito categorias de peso diferentes, é também detentor de cinco títulos mundiais. Foi nomeado o lutador da década de 2000 pela Associação de Escritores de Boxe da América (BWAA). Foi eleito três vezes lutador do ano pela The Ring e BWAA, em 2006, 2007 e 2009. Pacquiao, é um herói nacional, além de lutador de boxe, é deputado, pregador, jogador e técnico de basquete, cantor, e garoto propaganda de várias marcas.
Conversão
Pacquiao pregando em seu ministério “A Palavra para todos”.
Nascido em uma família católica, como 90% dos filipinos, Pacquiao virou evangélico em 2012. Pacquiao teve um ‘encontro com Deus’ durante um sonho: “ele estava numa floresta, uma forte luz penetrou no seu corpo e ele ouviu uma voz: ‘onde você está? por que você me abandonou?'”, relatou seu técnico Soriano. Desde então, o lutador sonha em virar pastor e já construiu um templo na sua cidade natal. O boxeador Manny Pacquiao testemunhou em entrevista que mudou de vida depois que se tornou cristão, deixando para trás o passado mulherengo marcado por festas e bebidas. Pacquiao, sempre que tem a oportunidade ele anuncia sua fé chegando a falar como se estivesse pregando, ensinando a todos que Jesus é o único caminho.
Pacquiao já dava indícios que pretendia abandonar o esporte devido a sua fé. O filipino é cristão, mas pediu para que seu treinador, Freddie Roach, dissesse em entrevista para a ESPN em 2012 que “Deus não quer que ele machuque outras pessoas”. Na época Pacquiao não tinha lutado contra Floyd Mayweather, luta que perdeu no dia 2 de maio de 2015.
O lutador tem um terreno próprio de cinco hectares, onde está construindo uma igreja com um prédio em anexo onde realizará escolas e cursos bíblicos. O projeto terá o custo aproximado de quase 7 Milhões de dólares ( R$ 28 Milhões) e será chamado de “A palavra para todos”. Sua expectativa é que o ensino da palavra de Deus possa mudar a realidade das Filipinas, país muito pobre e com grande miséria social.
Pacquiao tem feito ações sociais em seu país, o lutador esteve pessoalmente em Barangay Tango em Glan, em Sarangani, a aldeia onde ele cresceu, oferecendo moradia para as pessoas carentes daquela região. O boxeador pagou mais de 2 milhões de dólares no projeto de construção de casas populares que beneficiou quase 100 famílias.
Polêmica sobre homossexuais
Vídeo de pedido de desculpas postado no youtube.
Em 2010, o pugilista Manny Pacquiao tornou-se evangélico, isto tanto fez bem para sua vida quanto pode agora o ter prejudicado. Em entrevista à televisão filipina TV5, o pugilista, oito vezes campeão mundial, questionou: “Já viu animais a acasalar com animais do mesmo sexo? Os animais são melhores, porque eles sabem distinguir masculino do feminino. Se nós aprovamos masculino com masculino, feminino com feminino, então o homem é pior que os animais”.
A declaração originou um onda de indignação por parte da mídia, mas Pacquiao se defendeu dizendo: “obedecer aos desejos de Deus do que aos desejos da carne. Não estou a condenar ninguém, estou apenas a verdade que diz a Bíblia”. Mas as críticas e os ataques não pararam.
Manny teve mesmo que ceder e publicar um pedido de desculpas outra vez através das redes sociais: “Peço desculpa por ter magoado as pessoas, ao comparar homossexuais com animais. Vou manter a minha convicção de que sou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas não estou a condenar os LGBT. Amo-vos a todos com o amor do Senhor. Que Deus os abençoe a todos”.
A Nike, que patrocinava o pugilista desde 2006, já anunciou o fim do contrato. “Consideramos que os comentários de Manny Pacquiao são detestáveis. A Nike opõe-se fortemente à discriminação e tem uma longa história de apoio à comunidade LGBT. Não temos mais nenhuma relação com Manny Pacquiao”, referiu a empresa, em comunicado.
Aposentadoria, carreira na política e filme
Filipinos pedem Pacquiao para presidente.
O pugilista filipino Manny Pacquiao, já tinha declarado que se aposentaria. Com 37 anos, Pacquiao vêm de uma derrota em maio de 2015 para Floyd Mayweather. O combate entre eles era aguardado desde 2010 e foi chamado de “Luta do Século”, pois os dois são os atuais maiores nomes do boxe no mundo. Após a luta, Pacquiao teve que se submeter a uma cirurgia em seu braço direito e já era esperado que ficasse um tempo fora dos ringues. Após a luta Pacquiao disse em uma entrevista para a ABS-CBN: “Eu acho que estou pronto. Eu estive no boxe há mais de 20 anos”.
O filipino disse também que pretende lutar mais uma vez antes de se aposentar, mas muito provavelmente não será contra Mayweather, que venceu em setembro de 2015 o lutador Andre Berto e melhorou ainda mais seu recorde, que agora soma 49 vitórias e nenhuma derrota. “Nós não podemos dizer se haverá uma revanche ou não”, disse Pacquiao.
O técnico de Pacquiao, Bob Arum declarou que ele provavelmente fará sua próxima luta em 2016 contra o britânico Amir Khan ou o americano Terence Crawford. Pacquiao espera se dedicar mais à política após encerrar sua carreira no Boxe e já declarou que no próximo ano tentará uma vaga no Senado filipino.
A Universal lançou um documentário sobre a vida do boxeador, chama-se: “Manny”. Quem quiser conferir pode assistir ao trailer oficial no site: www.mannypacquiaomovie.com
Boas Apostas!