Botafogo – Seattle Sounders (Mundial de Clubes)
Atual campeão continental e do Brasil, o Botafogo é um dos quatro representantes nacionais nesse Mundial de Clubes 2025. O “Fogão” partilha o Grupo B com PSG, Atlético de Madrid e Seattle Sounders e seu primeiro enfrentamento vai ser precisamente com o time norte-americano no Rose Bowl, em Pasadena, na Califórnia.
Análise Botafogo
O Botafogo vai para esse Mundial de Clubes FIFA 2025 com responsabilidade acrescida, ou não ostentasse o título de campeão da América do Sul.
De fato, a sorte foi madrasta com o emblema carioca: sorteado no Grupo B, precisará se enfrentar ao campeão da Europa PSG e também ao Atlético de Madrid.
Boa parte daquilo que o “Fogão” possa vir a fazer nesse Mundial de Clubes dependerá do resultado desse primeiro enfrentamento. Se quiser aspirar a brigar pelo acesso, precisa vencer esse primeiro desafio com o Seattle Sounders, adversário que está uns furos abaixo no plano teórico.
A estreia do Botafogo está agendada para as 23 horas de 15 de junho (horário de Brasília), exatamente dez dias depois de seu último enfrentamento. Na receção ao Ceará, o Botafogo venceu de três a dois, somando assim aquela que foi sua terceira vitória consecutiva após os sucessos diante de Universidad de Chile (1-0) e Santos (0-1). De resto, em seus últimos oito jogos oficiais, só perdeu para o Capital com uma equipe composta por jogadores com menor utilização, resultado que em nada mexeu com a continuidade na Copa do Brasil.
Ainda que não se perspetivem facilidades, esse duelo com o Sounders corresponde ao único em que o Botafogo terá a responsabilidade de seu lado nesse Grupo B.
Escalação provável: John, Telles, Vitinho, David, Ricardo, Cunha, Freitas, Gregore, Rodriguez, Artur, Jesus, Mastriani
Análise Seattle Sounders
O Seattle Sounders se classificou para esse Mundial de Clubes FIFA 2025 por ter vencido uma das últimas quatro edições da Liga dos Campeões da CONCACAF, nomeadamente em 2022.
A maior figura dos Sounders está fora das quatro linhas: após uma carreira de jogador praticamente dedicada na íntegra ao clube (tanto no futsal quanto no futebol), Brian Schmetzer assumiu funções de técnico em 2002, chegou a passar pelo cargo de adjunto e é, desde 2017, o técnico principal da equipe.
Em um elenco com forte contingente norte-americano (17 jogadores), há lugar para 11 nacionalidades distintas – João Paulo, meia de 34 anos, é o representante brasileiro e se prepara para reencontrar o Botafogo. Por outro lado, a figura mais mediática do elenco atual talvez seja Ryan Kent, produto da base do Liverpool que passou por Rangers, Fenerbahçe e chegou nos Estados Unidos nesse ano de 2025.
Ao nível classificativo, os Sounders são sextos colocados da Conferência Oeste da Major League Soccer com 26 pontos conquistados em 18 jogos, 25 gols marcados e igual número de gols sofridos, se encontrando por isso em zona de acesso ao “play-off”. No último jogo antes desse Mundial de Cçubes, os Sounders perderam para os Vancouver Whitecaps por três a zero. Nota para o fato de, em seus últimos cinco encontros oficiais antes do Mundial de Clubes, só por uma vez terem apontado mais que um gol em um só desafio.
Escalação provável: Frei, Tolo, Roldán, Bell, Ragen, Roldán, Vargas, Rusnák, Kent, De La Vega, Ferreira
Dica de Prognóstico
As odds sugerem o favoritismo do Botafogo em um encontro difícil de prever dado o confronto de estilos. Ainda assim, a maior quota de responsabilidade está do lado do time brasileiro que precisa vencer a partida se quiser aspirar a seguir em competição.
As Melhores Casas de Apostas