O Bayern de Munique é o atual líder da Bundesliga, principal campeonato da Alemanha, país atual campeão mundial da Copa de 2014. A Bundesliga é com certeza um dos maiores campeonatos interclubes nacionais do mundo. Após estas considerações, vemos que a liderança deste campeonato não deixa de ser algo bem importante no cenário mundial do futebol. Tudo isso não seria possível sem a tradição de um clube centenário, fundado em 1900 na cidade de Munique na Baviera.
O Bayern já conquistou 25 títulos do Campeonato Alemão e 17 da Copa da Alemanha, 5 edições da Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões da UEFA, 1 da Taça UEFA, 1 da Recopa Europeia e 1 da Supercopa Europeia, ganhou as três principais competições da Europa (Liga dos Campeões, Liga Europa, e a Recopa Europeia). O Bayern também possui 2 Taças Intercontinentais e 1 Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA. Em 1970, o Bayern viveu seu auge, quando, sob a capitania de Franz Beckenbauer, três vezes seguidas campeão da Copa dos Campeões da UEFA (1974 à 1976) , reconhecido por muitos uma das maiores equipes da história do futebol mundial. Vemos que o Bayern é um time de história e tem muita tradição. Em 2013, o clube conquistou uma tríplice coroa (venceu a Liga dos Campeões da UEFA, a Bundesliga e a Copa da Alemanha), tornando-se o primeiro clube alemão a conquistar esse feito.
O clube é possuidor de 285 000 sócios e foi eleito pela FIFA o 3° maior clube de futebol do século XX e o maior da Alemanha. Segundo a empresa Brand Finance,o Bayern foi eleito em fevereiro de 2012, o quarto clube mais rico do mundo, com um valor estimado de € 367 milhões (R$ 1 Bilhão e 688 Milhões). A tradição deste time centenário é de surpreender, quando conseguimos entender melhor o peso desta camisa. Quase 300.000 sócios, um patrimônio bilionário e tantas histórias e títulos, fazem do Bayern de Munique um dos maiores do mundo do futebol.
Elenco poderoso
Dono de um elenco espetacular, o Bayern de Munique conta com grandes nomes do tubebol mundial. Dentre eles podemos destacar alguns jogadores como o goleiro Manuel Neuer, os zagueiros Rafinha, Jérôme Boateng, Philipp Lahm, David Alaba. No setor do meio campo o Bayern conta com Thiago Alcântara, Franck Ribéry, Javi Martínez, Arjen Robben, Douglas Costa, Xabi Alonso, Mario Götze, Sebastian Rode, Arturo Vidal. O ataque, assim como em outras posições, o Bayern trata-se de um time super poderoso. Robert Lewandowski, Thomas Müller, Kingsley Coman. Foram citados apenas alguns jogadores deste extraordinário elenco.
Dentre os destaques está o polonês Robert Lewandowski, que além de ter vindo de graça do maior adversário Borussia Dortmund em 2014. O Jogador fez um feito extraordinário em uma partida válida pela sexta rodada da Bundesliga 2015/2016, contra o Wolfsburg, quando o jogador marcou cinco gols em apenas nove minutos. O feito tornou-se o mais rápido da Bundesliga. O Livro Guinness dos Recordes o certificou por quatro marcas na Bundesliga: mais rápido marcador de três gols, mais rápido marcador de quatro gols, mais rápido marcador de cinco gols e maior marcador de gols vindo do banco de suplentes.
Outro jogador que merece destaque é Franck Ribery que veio do Olympique de Marseille, em 2007. O jogador acabou se destacando mesmo com a chegada de Robben em 2009/2010. Nascia ali a dupla ‘Robbery’, responsável por ajudar o clube na conquista de diversos títulos e conquistas importantes do Bayern. Em 2013, após a melhor temporada da sua carreira – justamente a temporada da Tríplice Coroa -, Ribery tinha terminado o ano como o melhor jogador do mundo. Ganhou o prêmio de melhor da Europa e pensava-se que também teria grandes chances de ganhar o prêmio da Bola de Ouro,nem em 2º ficou, uma injustiça. Desde então, Ribery vem sofrendo com lesões e tem tentado retomar sua vitoriosa carreira pelo Bayern.
Não se pode esquecer o jogador Arjen Robben, que veio do Real Madrid em 2009 junto com Louis van Gaal. Amado por uns e odiado por outros, ele é sem dúvida um jogador que sempre chamou a responsabilidade e, por isso mesmo, quando errou, acabou ficando marcado pela fama de “pipoqueiro” – futebol também é sorte.
Entre 2010 e 2012 houve muitas lesões e o jogador sofreu muito, tanto no clube quanto na seleção holandesa, até que em 2013 veio a glória: um ano após perder um pênalti na decisão da Champions de 2011/2012, marcou o gol do título na edição seguinte e assim garantiu ao Bayern seu tão esperado pentacampeonato. Robben é um grande exemplo de superação tanto em casos de lesões, quanto a erros cometidos e sempre dando a volta por cima. Durante a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o jogador atuou de forma excepcional, em minha opinião sendo o melhor jogador da Copa, no mínimo um dos melhores.
Sem dúvida nenhuma, um grande time começa com um grande goleiro. No caso do Bayern de Munique a história não é diferente. O time simplesmente tem o goleiro da seleção da Alemanha, Manuel Neuer, contratado junto ao Schalke 04, em 2011, e enfrentou muito preconceito dos que guardavam ressentimentos do rival que nos seus tempos de Schalke, sempre provocava o Bayern com discursos inflamados contra o clube. Certa vez o Schalke ganhou do Bayern na Allianz Arena e Neuer imitou Oliver Kahn na comemoração do gol, arrancando a bandeira do escanteio e sentando no chão. A torcida do Bayern ficou enfurecida. Seu papel de liderança dentro de campo e a confirmação como o melhor goleiro do mundo (inquestionável). Por sua regularidade e transformação de um garoto rebelde anti-Bayern a ídolo do clube.
O Bayern de Munique, além de ser um time de tradição centenário, tem grandes títulos e possuiu grandes times no decorrer das décadas. Um dos grandes ícones, Franz Bechenbauer encantou o mundo atuando pela seleção Alemã. Atuando pelo Bayern de Munique, conquistou inúmeros títulos na década de 70 com um time inesquecível, informações já mencionadas no primeiro tópico, mas importantes de serem repetidas, para que lembremos que o Bayern é e sempre foi um time importante. Sem dúvida nenhuma um dos maiores clubes de futebol do mundo, e com muita tradição.
Boas Apostas!