No dia 30 de maio o Barcelona apresentou seu novo uniforme, o que mais chamou a atenção foi o retorno ao original e tradicional modelo com as listras verticais. A parte dos ombros e mangas ficaram em um azul mais escuro, já as listras centrais ficam no estilo mais tradicional que lembra a camisa do time de 1992 “Dream Team” comandado pelo técnico Johan Cruyff. Dentro das listras centrais, temos detalhes em listras verticais mais finas, o que valoriza os detalhes deixando a camisa ainda mais bonita. Alguns outros detalhes estão em uma listra fina na lateral da camisa que continua como se fosse uma extensão para o calção. Outro detalhe bem interessante fica nas costas, há um pequeno acabamento vertical com as cores da bandeira da Catalunha. O meião é azul com detalhes em amarelo e a inscrição Barça.

Nova camisa, detalhe nas costas.

Nova camisa, detalhe nas costas.

Os preços das novas camisas na loja oficial do clube estão com um valor de 90 euros (R$ 360 na cotação atual). Existe também uma camisa edição especial, ela tem uma caixa personalizada, esta está com um custo de 155 euros (R$ 620). Como estas novas camisas estão sem o patrocínio máster, tem uma probabilidade ainda maior de vendas, pois os uniformes costumam vender muito mais nas primeiras semanas por serem novidade, a ausência do patrocínio deve estimular ainda mais as vendas. A ausência do patrocínio Máster é devido à negociação do Barcelona com o Qatar Airways que ainda está em negociação de renovação.

Time de 1992

A Nike, distribuidora de materiais esportivos do Barcelona, teve como inspiração, replicar a camisa do time que ganhou a primeira Liga dos Campeões para o Barcelona. O time de 1992 conquistou a Copa dos Campeões (antiga Liga dos Campeões) e no fim da temporada 2016/17 este feito completará 25 anos. Porém, na final daquele torneio, a equipe do Barcelona vestiu um uniforme laranja (Na imagem vemos que os jogadores estavam com o calção laranja, os jogadores vestiram a camisa tradicional depois do jogo), o jogo foi contra a Sampdoria, em Wembley. O Barcelona na ocasião conquistou uma vitória na prorrogação por 1 a 0, com um gol de falta do zagueiro holandês Ronald Koeman. O Barcelona na época era comandada pelo lendário técnico Johan Cruyff e contava com grandes jogadores como Stoichkov, Laudrup, Guardiola e Zubizarreta, aquela equipe entrou para a história do clube como o “Dream Team”.

O técnico Johan Cruyff foi considerado uma lenda dentro do Barcelona, pois além de ter sido um jogador revolucionário que foi um dos precursores dos chutes de trivela “três dedos”, se destacou pela velocidade, habilidade e inteligência. Depois quando atuou como técnico usou um sistema que é referência até os dias de hoje no Barcelona. Priorizando a troca de passes e movimentação dos jogadores seu estilo se tornou vencedor e o Barcelona é a maior prova disso, o time é o maior campeão da década. Como jogador, Johan Cruyff atuou no Barcelona de 1973 a 1978 e depois como técnico comandou a equipe de 1988 a 1996.

A camisa que dá lucro

Camisa da temporada passada (2015/16).

Camisa da temporada passada (2015/16).

As faixas verticais da nova camisa nos trazem lembranças históricas do time. Após um ano com as polêmicas faixas horizontais, tudo volta ao normal para os tradicionais. Porém o marketing sempre busca novidades, na temporada 2015/16, a inovação funcionou bem economicamente, pois a camisa do Barcelona foi a mais vendida do mundo, mesmo com listras horizontais.  Outros exemplos de inovação ocorreram com a camisa principal de 2012/13, que fez bastante sucesso com seu estilo degradê.

Segundo pesquisa feita pela agência de marketing esportivo Euromericas, a camisa do Barcelona foi a mais vendida da temporada 2015/16, cerca de 3,6 milhões de camisas. Tudo isso ajudou para que o contrato com a Nike fosse estendido por mais 10 anos. O novo contrato com a Nike garante um aumento de 35 milhões anuais para 80 milhões de euros fixos até 1 de julho de 2018. A partir desta data o valor irá aumentar para 105 milhões de euros anuais, ou seja, além de outros patrocínios, somente a venda de camisas e a distribuidora de materiais esportivos geram milhões para o clube, o que garante um recurso financeiro para o Barcelona manter sua milionária equipe de grandes craques e também pensar em se reforçar.

Boas Apostas!