Estrela maior da “Copinha” do do Sudamericano sub 17, Vinicus Júnior despertou o interesse de alguns dos maiores times europeus. O Barcelona parece estar se chegando à frente para assegurar os serviços daquele que já é apontado pela mídia brasileira como o herdeiro de Neymar. A ideia passa por garantir prioridade na contratação, uma vez que a FIFA proíbe transferências internacionais antes dos 18 anos.

Foto: "Staff Images/ Flamengo"

Foto: “Staff Images/ Flamengo”

Vinicius Júnior é um dos jogadores mais promissores da sua geração, exibindo capacidades para marcar uma era no futebol brasileiro. Em uma fase precoce da carreira, as qualidades inatas que demonstrou ao serviço das seleções da base da “Canarinha” aumentaram o interesse de vários clubes em garantir sua contratação assim que possível. Com a camisa da seleção brasileira, ergueu os títulos de campeão sul-americano nas categorias de sub-15 e sub-17, estando à vista a estreia pelo time de sub-20.  Em 22 jogos com os sub-17, o jovem atacante fez nada mais nada menos que 19 gols.

O “menino” de São Gonçalo, nascido a 12 de julho de 2000, ainda nem cumpriu 17 anos mas já anda nas bocas do mundo. Mesmo sem ter estrado com o time principal do Flamengo, a verdade é que não deverá permanecer no “Mengão” para lá do que ditam as leis aplicadas a menores de idade. Esta sexta-feira, o jornal “Marca” avança que o Barcelona está fortemente interessado em assegurar os serviços do jogador. O valor da multa é elevado, mas nem esse fator poderá impedir que o time “Culé” garanta prioridade no acesso aos seus direitos desportivos.

Negociações em Barcelona

O portal “Goal.com” avança que as negociações já se iniciaram. A mesma fonte cita que representantes da “Traffic” e o pai do jogador chegaram à “cidade Condal” no decorrer desta semana, rumando ao Camp Nou para conhecer as condições propostas pelo histórico catalão. A palavra final cabe aos representantes do atleta, embora a negociação esteja a ser tratada com todo o cuidado, sem contato direto com o jogador, uma vez que tem apenas 16 anos e a menoridade impede que haja negociação a esse nível. Recentemente, o Liverpool foi proibido de contratar atletas para suas camadas de base por conta de um alegado aliciamento a um jovem atleta do Stoke City. Vale lembrar que o Flamengo detém 90 por cento dos direitos econômicos do passe, com os 10 restantes a estarem na posse do atleta.

Atualmente, Vinicius Junior atua pelo time de reservas (sub-20) do Flamengo, esperando que Zé Ricardo conceda uma oportunidade para estrear pelo time principal. A situação é tensa e o contexto de decisão poderão afastar o jogador de uma estreia a breve prazo. Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, procurou se demarcar da alegada negociação com o Barcelona, reiterando que “não existe absolutamente nada” e que tem a convicção de que essa conversa serve apenas para “tumultar o ambiente”.

Boas Apostas!