Bahia – Corinthians (Brasileirão)
A Arena Fonte Nova prepara-se para no próximo domingo receber o embate entre o Bahia e o Corinthians relativo à 18.ª rodada do campeonato Brasileirão Serie A. A equipa liderada por Rogério Ceni é uma das surpresas neste Brasileirão ocupando o 5.º lugar na tabela classificativa com 30 pontos. O Bahia consegue manter o 4.º lugar, mesmo depois de ter defrontado o São Paulo e o Palmeiras, em 2 dos últimos 5 jogos. Do outro lado, o Corinthians continua a fazer uma Serie A verdadeiramente sofrível, apesar de ter vencido os dois últimos jogos em casa. Mesmo assim, o Timão está em zona de despromoção no 17.º lugar com apenas 15 pontos conquistados.
Análise Bahia
O Bahia chega a este embate da 18.ª rodada como a equipa com mais pontos conquistados em casa, a par com o Cruzeiro. Ambas totalizam 21 pontos, mas o Bahia tem mais um jogo nessa condição, por comparação com o Cruzeiro. Ou seja, a equipa de Rogério Ceni tem estado a um nível muito alto, como mandante, com 7 vitórias e apenas 1 derrota. Com 14 golos marcados, o ataque do Bahia é o segundo melhor, apenas atrás do Cruzeiro que tem 17.
Na condição de visitante, o Bahia cai bastante e não vai além dos 9 pontos, em resultado de 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. O saldo de golos é totalmente diferente, e até negativo, com 13 golos apontados e 16 sofridos.
O nível do Bahia decresceu nas últimas 5 jornadas, registando mais derrotas que vitórias. No entanto há que ter em conta que duas dessas 3 derrotas foram no terreno do São Paulo (3-1) e Palmeiras (2-0). O único resultado que não era, de todo previsto, foi a derrota caseira diante do Cuiabá por (1-2). Importa também perceber como aconteceu essa derrota, e foi realmente um jogo menos conseguido por parte do Bahia que sentiu imensas dificuldades. Esteve sempre atrás do marcador, e desde o minuto 51 o adversário se colocou novamente em vantagem e Rogério Ceni e sua turma nada conseguiu fazer para alterar o resultado. Será preciso perceber que tipo de impacto terá esta derrota no seio da equipa.
Importa agora centrar na receção ao Corinthians, e este poderá ser um jogo “perigoso” para a formação anfitriã. O Timão tem muito mais qualidade do que aquilo que tem demonstrado. E é preciso ter em conta ao calendário recente da equipa do Corinthians que jogou contra o Palmeiras, Cruzeiro e Vasco da Gama, tudo equipas difíceis e que estão a fazer um bom campeonato. Por isso, este jogo está longe de ser fácil para o Bahia que tem a “pressão adicional” de dar uma resposta, depois do desaire com o Cuiabá.
Provável Escalação: Felipe; Cicinho, Rezende, Kanu, Iago; Lucas, Alexandre, Ribeiro, Spouza, Thaciano; Santos
Análise Corinthians
A equipa do Corinthians continua em apuros neste Brasileirão, algo que já dura desde a época passada quando terminou no 13.º lugar. É bom recordar que nos dois anos anteriores o Corinthians terminou dentro do Top 5, o que faz com que a “queda” seja muito forte, e algo não está bem e não é de agora. Por norma, o primeiro responsável é invariavelmente o treinador, e talvez por isso António Oliveira foi afastado do comando técnico, sando lugar Ramón Díaz. O experiente técnico argentino, de 64 anos, conseguiu entrar com o pé direito, quando em casa conseguiu comandar o Timão a uma vitória sobre o Criciúma. Um triunfo que poderá ter dado algo mais do que 3 pontos, uma vez que a equipa do Corinthians conseguiu vencer com “virada”, com golos de Romero e Cacá.
Além desse triunfo com o Criciúma, o Corinthians venceu também o Vitória por (3-2), aproveitando assim da melhor forma os 2 jogos que teve em casa nas últimas 5 jornadas. Recuperar o “prestígio” caseiro da formação do Corinthians deverá ser uma das primeiras preocupações do novo técnico. Recorde-se que até então o Corinthians tinha vencido apenas 1 dos 5 jogos realizados em casa. Com esses 3 triunfos, e os 4 empates, o Timão conseguiu somar 13 pontos, o que é muito por comparação com os 2 que regista na condição de visitante. E aqui sim poderá estar uma dificuldade acrescida para a turma de R. Díaz. Qualquer ponto que o Corinthians possa trazer da Arena Fonte Nova, será seguramente importante, atendendo ao contexto acima apresentado.
Provável Escalação: Nogueira; Matheuzinho, Henrique, Caca, Farias; Giovane, Santana, Garro; Wesley, Alberto, Romero
Dica de Prognóstico
O Bahia quer corrigir, o quanto antes, o jogo em que deixou uma imagem negativa com o Cuiabá. Além da derrota, pesou ainda mais ter sido na Arena Fonte Nova. Acredito que vai pressionar mais a equipa neste jogo, mas não terá ainda o impacto negativo suficiente, tendo em conta o excelente percurso que a equipa tem tido. Defronta um Corinthians que está a tentar escrever uma nova história com R. Díaz, mas o Timão ainda está frágil e defensivamente a cometer muitos erros. Por tudo isto, o Bahia volta a ser favorito à vitória. Com as odds a cotarem a vitória da equipa da casa em torno de 1.70, vale o risco.
Casas de Apostas com os melhores Bónus