Aves – Belenenses (Campeonato Português)
Aves e Belenenses se enfrentam na próxima sexta-feira, dia 05 de Junho às 17h15, no Estádio do Clube Desportivo das Aves (Vila das Aves – Portugal). Este jogo é referente à 25ª Rodada do Campeonato Português, Temporada 2019/20. Será a 4ª vez em que os dois times estarão entrando em campo para confronto direto e, das outras três vezes, o Belenenses venceu em duas partidas e o Aves em uma; mesmo quanto ao número de gols, não têm tanta diferença.
Análise do Aves
O Aves, é um dos pequenos times do futebol português, mesmo estando em competição no maior campeonato do país; porém, não é dos times que normalmente estão fazendo parte das grandes disputas internacionais, tendo em vista que nunca antes conquistou nenhum título por lá e pelo que tudo indica, raramente se faz presente. O que se sabe é que nos últimos anos teve uma aparição relevante no cenário local, sendo o atual Vice-campeão da Super Copa e na Temporada de 2017/2018 venceu a Taça de Portugal.
Quanto ao campeonato em competição e análise, não consta do seu histórico de alguma vez ter competido as finais, o que é uma sinalização de um time não muito forte e piora ainda a sua posição pelo fato de que está apenas passeando nos gramados, pois, ocupa exatamente a última posição da Tabela Classificatória, isto é, já na zona do rebaixamento, demonstrando que será difícil sair de tal posição.
Tal posicionamento é resultado do fato de ter vencido apenas quatro partidas nos vinte e quatro que já foram disputadas, empatando em uma e sendo drasticamente derrotado por dezenove vezes. Jogando na condição de mandante, até agora não fez muita diferença na sua articulação, pois, apesar de que três das suas vitórias aconteceram nesta condição, ainda assim foi derrotado por nove vezes e os seus atacantes nem conseguem, pelo menos, balançar as redes em todas as partidas, tendo uma média de apenas 0.92 por jogo. Ou seja, não é difícil notar a grande fragilidade do time em questão.
Provável Escalação: Beunardeau; Buatu, Milos, Figueiredo, Diakhité, Mangas, Oliveira, Estrela, Banjaqui, Júnior e Tshibola.
Análise do Belenenses
Quanto ao Belenenses, apesar de estar numa condição um pouco melhor em relação ao seu próximo adversário, nunca antes conseguiu brilhar grandemente nos gramados internacionais, pois, nunca nem competiu as finais em algum campeonato de tal calibre. Mas, é um dos times que no cenário português que já brilhou consideravelmente, tendo acumulado títulos em alguns campeonatos importantes, mas, os seus últimos títulos ocorreram na Temporada de 2006/2007 como Vice-campeão da Taça de Portugal e, finalmente na Temporada de 2012/2013 da Liga Vitalis.
Quanto ao campeonato Português, há mais de quarenta anos chegou as finais, tendo sido inclusive campeão, mas de lá para nunca mais tal aconteceu; mas, nesta Temporada, está mais uma vez na disputa, porém, novamente, não está com uma boa localização na Tabela Classificatória, tendo em vista que está ocupando o 13º lugar, pois, não está conseguindo se articular bem diante dos grandes, tendo vencido apenas sete partidas das vinte e quatro competidas, empatando em cinco e no restante dos doze jogos foi derrotado.
Na condição de visitante, não houve tanta diferença na sua atuação, aliás, foi derrotado na mesma proporção, tanto nesta condição como na outra. Num dos jogos foi drasticamente derrotado por 0x5 e os seus atacantes terminaram alguns jogos sem fazer nenhum gol; por isto a sua média é de apenas 0.83 por jogo, mas sofreram 1.58. Ou seja, são times que estão apenas passeando no campeonato.
Provável Escalação: Moreira; Akas, Nilton Varela, Coelho, Santos, Esgaio, Chow, Henriques, Licá, Silvestre Varela e Cassierra.
Dica de Prognóstico
Abaixo o quadro demonstrativo dos últimos 5 jogos em que ambas as equipes disputaram:
Belenenses | 3-2 | Aves | Campeonato Português |
Aves | 3-0 | Belenenses | Campeonato Português |
Belenenses | 5-2 | Aves | Campeonato Português |
Pelo quadro, geralmente os dois times vencem quando jogam na condição de mandante, mas são times que não estão muito distantes um do outro, o que nos fornece condições para conjecturar uma possibilidade de que ambas as equipes podem fazer gol.