O Atlético de Madrid é uma equipe muito popular na Espanha, conquistando o título do Campeonato Espanhol por dez vezes, além do título de outras competições, como a Copa do Rei, Liga Europa, Recopa Européia, Super Copa da Espanha e outros. Porém apesar destes títulos a equipe sonha com a Liga dos Campeões, mas já chegou a final duas vezes e perdeu o título de forma traumatizante.

Liga dos Campeões 1973/74 – O último minuto

Bayern de Munique comemorando o título contra o Atlético de Madrid

Bayern de Munique comemorando o título contra o Atlético de Madrid

O Atlético de Madrid jogava a sua primeira decisão desta competição. O caminho até a final chegou depois de vitórias sobre o Dínamo de Bucareste, Estrela Vermelha e Celtic, para então enfrentar no último jogo o Bayern de Munique, equipe que também não possuía este título. O duelo foi extremamente disputado, com uma forte marcação de ambos os lados, deixando o placar em 0X0 até o final dos 90 minutos. Então a decisão foi para a prorrogação, e aos 114 minutos o atacante Luis Aragonés (o qual mais tarde foi técnico do Atlético de Madrid, Real Madrid e Seleção Espanhola) abriu o placar, deixando o Atlético a apenas poucos minutos do título inédito. Porém no último minuto da prorrogação, mais especificamente aos 119 minutos, o zagueiro Schwarzenbeck conseguiu empatar, deixando o placar final em 1X1. Naquela época não havia decisões nos pênaltis para a Liga dos Campeões, e então aconteceu um novo jogo, onde o Atlético de Madrid foi derrotado por 4X0, dando adeus ao título.

Liga dos Campeões 2013/14 – O último minuto

Sergio Ramos cabeceando para marcar o gol de empate

Sergio Ramos cabeceando para marcar o gol de empate

Novamente o Atlético de Madrid chegou a final da Liga dos Campeões,superando grandes adversários, eliminando o Milan, Barcelona, Chelsea e então enfrentando o Real Madrid na partida final. A equipe novamente saiu na frente no placar, com um gol de Godín aos 36 minutos. Neste momento a torcida acreditava que enfim iria comemorar este título, e assim o Atlético manteve uma forte marcação, resistindo até o último minuto, onde novamente a história se repetiu. O Real Madrid conseguiu um escanteio, o qual terminou com um gol de cabeça de Sergio Ramos aos 93 minutos,, ou seja, nos acréscimos. Assim a equipe avançou para a prorrogação e viu o adversário dominar, tendo maiores opções no banco de reservas e possuindo jogadores mais velozes, que então deixaram o placar final em 4X1, com gols de Bale, Cristiano Ronaldo e Marcelo. Assim mais uma vez o Atlético de Madrid deixava de conquistar o título por causa de um gol sofrido no último minuto de jogo.

Liga dos Campeões 2015/16 – O último jogo

A imagem mostra claramente que Gabi estava dentro da área

A imagem mostra claramente que Gabi estava dentro da área

O técnico Diego Simeone não desiste, e mais uma vez consegue levar o Atlético de Madrid a final da competição. O clube realmente é merecedor desta final, já que liderou na fase de grupos, e depois eliminou o PSV, Barcelona e Bayern de Munique, chegando agora ao último jogo. É fato que no futebol a competência esta em primeiro lugar, mas sempre existirão os fatores como bola na trave, jogador lesionado, gol mal anulado, e até mesmo um gol no último minuto. Nesta temporada o Atlético de Madrid parece estar com tudo a seu favor, já que primeiramente o seu futebol é excelente e chegou a esta final devido a sua qualidade, mas também vale destacar alguns pontos em suas classificações. Nas oitavas de final superou o PSV nos pênaltis, ganhando a decisão em 8X7 se beneficiando de um pênalti onde o PSV acertou a trave. Em seguida eliminou o Barcelona sendo que este jogo foi muito polêmico, já que o Barcelona teria um pênalti a seu favor no último minuto, exatamente aos 44 minutos do segundo tempo, o qual não foi marcado. A bola bateu na mão de Gabi e com certeza a jogada aconteceu dentro da área, porém o juiz não marcou pênalti, mas sim uma falta fora da área. Assim o duelo terminou com o placar de 2X0 dando a classificação ao Atlético de Madrid. Na semifinal existiu outro grande fator, sendo que Thomas Muller perdeu um pênalti que deixaria o placar em 2X0 a favor do clube alemão. Então o duelo continuou em 1X0 e o Atlético de Madrid continuou jogando com qualidade e conquistou a classificação. De maneira alguma pode-se dizer que o Atlético de Madrid não é merecedor de estar nesta final, pois possui um sistema tático de muita qualidade e conta com jogadores de bastante talento, como é o caso de Griezmann, além de um setor defensivo altamente treinado, entrosado e competente. A equipe é uma prova de que quando se tem competência, com certeza é possível alcançar os resultados, mesmo que existam fracassos no caminho, como por exemplo um gol sofrido no último minuto. Agora a equipe esta diante de seu último jogo, possuindo uma oportunidade excelente para vingar a derrota que aconteceu em sua última decisão de Liga dos Campões, onde perdeu para o Real Madrid. Ficaremos na torcida para que o resultado final seja justo coroando o clube merecedor, e se este merecimento estiver ao lado do Atlético de Madrid, que então o “último minuto” não tire novamente este sonho de conquistar a Liga dos Campões.

Boas Apostas!